Autores

Lima, D. (IFMA/CODÓ) ; Rojas, M. (IFMA/CODÓ)

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo apresentar um estudo sobre o reaproveitamento de óleos residuais de frituras via fabrico de bioprodutos (sabão e velas), com vista às percepções sobre os efeitos destes para a questão ambiental e para o ensino de Química junto aos estudantes do Colégio Batista de Codó-MA. A metodologia de trabalho deu-se por intermédio de aplicação de questionário, buscando verificar o comportamento doméstico quanto aos óleos residuais e também o grau de sensibilização ambiental, além de seminários e questões dirigidas aos alunos participantes da pesquisa.

Palavras chaves

Óleos residuais; Reaproveitamento; Bioprodutos

Introdução

Quimicamente os óleos e as gorduras são glicerídeos. A diferença refere-se à classificação dos óleos como glicerídeos que se encontram em estado líquido na temperatura ambiente de 25ºC, em decorrência do seu baixo ponto de fusão, por serem insaturados. Já as gorduras são glicerídeos que se encontram em estado sólido na temperatura ambiente, por terem ponto de fusão mais elevado que os óleos, pois são mais saturados (TORRES, 2007). Os óleos comestíveis representam uma das principais fontes de energia utilizadas pelo homem na preparação de sua alimentação diária. No alimento preparado os óleos comestíveis podem ser adicionados como ingrediente ou usado no processo de fritura, onde podem desenvolver características de odor, sabor, cor e textura que tornam os alimentos mais atraentes para o consumo. Considerando-se ainda que uma parte do óleo utilizado como meio de transferência de calor é absorvida pelo alimento, tornando-se um ingrediente do produto de consumo humano (LIMA, 1994). No Brasil estima-se que a população produz cerca de 44 milhões de toneladas de lixo, sendo que 60% dos resíduos urbanos coletados não recebem a destinação correta. Entre esses resíduos está o óleo, este é o que mais polui o meio ambiente, devido ao seu difícil descarte. Pesquisas apontam que os brasileiros consomem aproximadamente três bilhões de litros de óleo de cozinha por ano. Depois de usado, parte desse óleo é jogada na rede de drenagem pluvial e rede de esgoto. Isso acarreta aumento do custo no tratamento dessas redes em até 45%, muitas vezes esse descarte segue o caminho dos mananciais aquáticos ou até mesmo o solo. Por ser menos denso que a água, o óleo de cozinha forma uma película sobre a mesma, o que provoca a retenção de sólidos, entupimentos e problemas de drenagem quando colocados nas redes coletoras de esgoto. Nos arroios e rios, a película formada pelo óleo de cozinha dificulta a troca de gases entre a água e a atmosfera, causando a morte de peixes e outros seres vivos que necessitam de oxigênio (AZEVEDO et al., 2009; HUMBERTO 2007; CALHAU, 2009; TEIXEIRA, 2004). A solução para este problema é a reciclagem do óleo vegetal. Essa reciclagem possui aspectos importantes, principalmente, educacionais, culturais, sanitários, ambientais, econômicos, sociais, políticos e institucionais, é um meio de gerenciamento muito atrativo para o “lixo”. Embora tenha diversas vantagens, dentre as quais a preservação do meio ambiente, esta prática é muito pouco utilizada no nosso país, embora possa possibilitar a redução do volume de resíduos, conserva recursos naturais (LOPES e BALDIN 2009; MANO, 2005; VALLE, 2004). A Educação Ambiental é um instrumento que busca disseminar um novo estilo de vida, por meio de uma nova postura em relação ao meio ambiente, com a criação de novos valores, além da mudança de comportamento. Ela é realizada, a partir da concepção que se tem de meio ambiente, não obstante o fato de todos concordarem que algo precisa ser feito em relação à crise ambiental, ainda existem divergências entre diferentes pontos de vista, sobre o que fazer e como gerir as questões ambientais. Essas divergências envolvem diversos grupos sociais, seus projetos e visões de mundo (VASCONCELLOS, 2008).

Material e métodos

A pesquisa teve como lócus o Colégio Batista Pr. Genésio Guimarães Lima, localizado no Bairro São Pedro, na cidade de Codó/MA. Os sujeitos participantes da pesquisa foram os alunos da 1a. série do o Ensino Médio, numa amostra de 75 alunos distribuídos em três turmas, dos quais foram selecionados 20 (vinte) alunos de forma aleatória para fazerem parte da pesquisa. Os instrumentos utilizados no desenvolvimento desse trabalho foram: a pesquisa bibliográfica, a pesquisa de campo, a realização de seminários e questões dirigidas; ações estas executadas em sala de aula junto com os estudantes. A pesquisa bibliográfica ocorreu junto a livros, sites e artigos científicos, de onde foram extraídos os conceitos básicos e fundamentação teórica acerca do tema. A pesquisa de campo teve como objetivo observar, questionar, analisar os problemas relacionados ao risco ambiental promovido pelo descarte inadequado de óleos residuais de frituras, e registrá-los apropriadamente para posterior análise, apoiando-se no referencial teórico relacionado ao assunto. Com base no levantamento bibliográfico e nas discussões baseadas nesse levantamento foi efetuada, em seguida, a elaboração de um questionário contendo 6 (seis) questões. Este questionário foi a seguir aplicado aos 20 estudantes envolvidos na pesquisa,contendo questões abertas e fechadas. A aplicação dos questionários teve como objetivo verificar o comportamento doméstico, quanto ao uso dos óleos vegetais, na residência dos estudantes. Posteriormente, foram abordados junto aos alunos diferentes temas como: educação ambiental: conceitos e importância; principais problemas decorrentes do descarte inadequado de óleos residuais de frituras e a produção de sabão e velas a partir do reaproveitamento de óleos residuais de frituras, na forma de seminários.

Resultado e discussão

A realização deste estudo proporcionou amplas discussões sobre o tema óleos residuais, os problemas e incômodos que o descarte inadequado destes pode trazer ao meio ambiente e à população, bem como alternativas de reaproveitamento desses resíduos na confecção de bioprodutos. Conforme descrito na metodologia os resultados alcançados na sistematização permitiram: a) explorar os principais conceitos e a importância da educação ambiental, tendo como resultado a participação total dos alunos envolvidos na pesquisa. b) discutir sobre os problemas causados por estes resíduos oleosos inclusive utilizando informações citadas na literatura e observadas no próprio ambiente doméstico. A partir dessas discussões foi efetuado o delineamento para a coleta destes óleos em cada uma das residências dos alunos participantes da pesquisa e aplicado o questionário destinado aos seus familiares. c) a coleta do resíduo dos óleos de fritura, tendo sido possível coletar em um único dia 3,5 litros de óleo residual, e a partir deste volume foi efetuado o reaproveitamento dos óleos residuais de frituras oriundos das residências dos estudantes. Para a produção de velas foi usada metade do óleo tendo sido produzido 7 unidades de 5 cm de diâmetro por 10 de altura e 1,5 Kg de sabão com o restante do óleo de fritura. d) 100% dos entrevistados utilizam entre 1 a 5 litros de óleos em suas residências; e)45% dos entrevistados responderam que descartam o óleo residual de fritura diretamente na pia comprovando, assim, a presença dessa prática no meio da sociedade como esse e outros trabalhos apontam. f) 5% dos entrevistados disseram que colocam o óleo usado junto com o lixo produzido em casa, onde o destino do mesmo será o lixão da cidade, que por sua vez funciona como um grande agente contaminador dos lençóis freáticos. g) 10% dos entrevistados relataram que acondicionam o óleo em garrafas, geralmente garrafas PET para só depois colocarem no lixo. h) 40% dos entrevistados responderam que dão outros fins para o óleo residual de fritura. Desses 40%, surge uma nova porcentagem, onde 50% disseram que costumam armazenar em frascos e depois doarem para pessoas que usam para fazer sabão, e os outros 50% disseram que jogam diretamente no solo dos quintais de suas residências. i) 45% dos entrevistados responderam que várias vezes já descartaram o óleo residual de fritura diretamente pelo ralo da pia. 40% relataram que já fizeram essa prática, mas que não era com tanta frequência e 15% apenas responderam que nunca descartaram óleo residual de fritura pelo ralo da pia. j) 30% dos entrevistados relataram que conhecem algum impacto ambiental provocado pelo descarte inadequado de óleo de fritura, enquanto que a maioria (70% dos entrevistados) relatou que não conhecem os impactos ambientais provocado por essa atitude. k) 70% dos entrevistados relatou que conhecem a importância da reciclagem principalmente, no que se refere à produção de sabão, enquanto que 30% disseram que nunca ouviram falar ou que não sabiam que existia a possibilidade de reciclar esse resíduo. l)Em se tratando do reaproveitamento de óleos residuais de frituras, os alunos trouxeram como prova o sabão produzido e também a vela, mostrando para os demais alunos a viabilidade ambiental dessa prática simples, mas que tem grande impacto positivo para o meio ambiente. m) No que ser refere às aulas de Química, os estudantes deixaram claro que essa prática é viável, visto que é possível se trabalhar uma gama de conteúdos (citados por eles nas questões dirigidas) da disciplina supracitada. n)É possível perceber a variedade de conteúdos estudados em Química que de certa forma podem ser trabalhados fazendo uso do reaproveitamento de óleo de fritura. Esses conceitos, na maioria das vezes, são vistos apenas de forma teórica, o que acaba tendo um nível de abstração elevado por parte dos estudantes. Na produção de sabão e velas é possível fazer uma ponte de ligação entre essa teoria e a prática, fazendo com que o nível de abstração dos conceitos e definições químicos, seja diminuído e consequentemente facilitando a significação desses conceitos e definições para o estudante. o)É possível se fazer uso de alguns conceitos químicos que muitas vezes são trabalhados apenas teoricamente. Os estudantes ao se deparar com aulas desse tipo acabam compreendendo que os conteúdos estão diretamente ligados à sua realidade e que os mesmos têm um significado para suas vidas. E o professor, por sua vez, pode fazer uma ponte de ligação entre os conceitos trabalhados em sala de aula com a importância dessa prática na sociedade, que além de permitir a produção de bioprodutos que podem ser utilizados em nosso benefício acaba contribuindo para o meio ambiente.

Conclusões

O principal objetivo deste trabalho foi trabalhar reaproveitamento de óleos residuais de frituras para a confecção de bioprodutos pelos estudantes do Colégio Batista de Codó/MA, mostrando os efeitos dessa prática para o meio ambiente e também para o ensino de Química. Ficou evidenciado a importância dos óleos comestíveis para diferentes áreas, principalmente na indústria alimentícia, sendo possível constatar que esses óleos apresentam uma grande produção e consumo no nosso país, e esse consumo considerável faz com que haja uma geração de resíduos de forma significativa nas residências, que por sua vez acabam sendo descartados de forma incorreta por grande parte das pessoas. Por outro lado, esse descarte traz como consequências vários pontos negativos, tanto para o ser humano de forma direta, como para o meio ambiente. A exemplo disso podemos citar como consequencias: o entupimento da rede esgoto nas residências, a poluição de rios e mares, a contaminação do solo, tornando-o infértil, o agravamento do efeito estufa, uma vez que a decomposição desses resíduos gera uma grande quantidade de gás metano. As análises das respostas nos mostrou que foi possível verificar que a maioria descarta o óleo residual de fritura diretamente na pia, ou então jogam esses resíduos no solo, embora muitos deles tenham relatado conhecer alguns dos impactos desses resíduos para o meio ambiente. No tocante à reciclagem de óleos residuais de frituras foi possível perceber que a maioria dos familiares dos estudantes já ouviu falar dessa prática e sua importância para o meio ambiente, mas que de forma antagônica eles acabam não tendo essa prática, por uma razão simples, a falta de conscientização ambiental. No tocante às aulas de Química ficou evidenciado que é possível trabalhar diferentes conceitos químicos de modo prático, quebrando com o velho paradigma de ensino marcado por conteúdos desconexos à vida social dos alunos.

Agradecimentos

Ao Colégio Batista de Codó/MA. Ao IFMA/Campus Codó/MA. Ao IFMA/Campus Viana/MA.

Referências

AZEVEDO, O. A. et al. Fabricação de sabão a partir do óleo comestível residual: conscientização e educação ambiental. 2009. XVIII Simpósio Nacional de Ensino de Física. Vitória, Espírito Santo. Disponível em: < Reciclagem de óleo comestível usado através da fabricação de sabão>. Acesso em: agosto/2014.
CALHAU, J. S.. Reciclagem de óleo de fritura, ECÓLEO, 2009. Disponível em <http://www.ecoleo.org.br/reciclagem_joel_calhau.html>. Acesso em: julho/2014.
HUMBERTO 2007. Projeto transforma resíduos em oportunidades de negócios. Portal fator Brasil. Disponível em: <http://www.revistafator.com.br>. Acesso em: agosto/2014.
LIMA, P.C.R., O biodiesel e a inclusão social. Consultoria Legislativa. Brasília: Câmara dos Deputados. 2004.
LOPES, R. C.; BALDIN, N. Educação ambiental para a reutilização do óleo de cozinha na produção de sabão – projeto “ecolimpo”, 2009.
MANO, E. B. Meio Ambiente, Poluição e Reciclagem. São Paulo: Edgard Blücher, 2005.
VASCONCELLOS, Erlete S. de. Abordagem de questões socioambientais por meio de tema CTS : análise de prática pedagógica no ensino médio de química e proposição de atividades. 2008.