Autores

Garcia, F. (IFAP) ; Correa, W. (IFAP) ; Gama, D. (IFAP) ; Rodrigues Taty, S. (IFAP)

Resumo

O artigo apresenta o resultado da pesquisa de abordagem quantitativa e qualitativa que trata sobre a percepção dos alunos de química em relação a análise e identificação de cátions. Esta pesquisa teve como objetivo investigar a parte subjetiva do aluno de química, ou seja, a percepção que ele teve durante a disciplina Química Analítica Qualitativa Experimental. Foi uma pesquisa, desenvolvida no(IFAP) e (UEAP), que se enquadra no estudo de caso. Teve como sujeitos, vinte e quatro acadêmicos do curso de licenciatura em química,todos do 5° semestre, sendo que há alunos do IFAP e UEAP no total de sujeitos participantes. Utilizou-se como ferramenta de pesquisa questionário. A análise dos dados apontou para a aceitação da disciplina Química Analítica Qualitativa Experimental com resultado posito

Palavras chaves

Percepção; identificação de cátions; Química analítica Exp.

Introdução

Tanto alunos quanto professores têm seus conceitos sobre o estudar e o aprender. Não existe uma só interpretação de fatos e situações. Cada pessoa tem sua própria percepção,sua própria maneira de vivenciar experiências,do lugar em que se encontram. E é essa variedade de opiniões e sentimentos interagindo com opiniões e sentimentos de outros indivíduos que enriquece o mundo das ideias, impulsionando-nos para novas percepções e “dessa forma, o modo como o aluno percebe o estudar vai determinar uma série de outras ações quanto à busca e ao tratamento de informações” (Barnes, 1995). De modo geral, a QAQEX mesmo com a suas particularidades em termos de ilustrar o método de análise qualitativa para separar e identificar íons de uma amostra desconhecida, esta disciplina cumpre sua função. O procedimento experimental é relativamente simples,funcional e de caráter informativo bastante satisfatório e proporciona ao aluno concretizar o conhecimento teórico a partir da experimentação e observação da análise de identificação. O número de conceitos possíveis de se aplicar em Química Analítica Qualitativa Experimental é muito vasto,uma vez que o conhecimento que está atrelado às aulas práticas envolve aspectos de algumas áreas de química. No laboratório,esta disciplina se concentra nos métodos de identificação e separação de íons,utilizando para tal as marchas analíticas. Esta pesquisa teve como objetivo verificar a compreensão dos alunos sobre a análise de identificação de cátions mais especificamente do grupo I e alguns tópico que levem em consideração o ponto de vista dos alunos em relação QAQEX,pois a importância da química analítica qualitativa experimental e função pedagógica oferecida por essa disciplina têm como objetivo estimular o aluno a pensar e raciocinar de foma criativa

Material e métodos

A pesquisa de caráter qualitativo e ao mesmo tempo quantitativo, em relação à tabulação, utilizou um questionário contendo sete perguntas abertas e de múltipla escolha (QME) que pudessem dar respaldo na nossa pesquisa. No contexto do ensino-aprendizagem, o processo de elaboração de cada QME deve ser baseado nos objetivos de aprendizagem do tipo cognitivo estabelecidos para determinado programa educacional. A lista de objetivos de aprendizagem delimita o conteúdo a ser avaliado o que é fundamental para aumentar o grau da validade do teste. (HALADYNA, 1994) Aplicamos o questionário em duas turmas de licenciatura em química, sendo cada turma de instituições diferentes, uma do instituto federal do Amapá (IFAP-AP) e a outra da universidade estadual do Amapá (UEAP-AP) totalizando 24 alunos, 14 da UEAP-AP e 10 do IFAP-AP, este número relativamente pequeno de discentes ocorre porque a maioria das disciplinas experimentais tem requisitos para cursa-la e com a qualitativa experimental não é diferente, tendo como pré-requisito o aluno ter sido aprovado em outra disciplina, à química qualitativa teórica. Como os questionários foram aplicados em instituições de ensino distintas, fizemos uma análise dos questionários e comparamos as respostas dos alunos das duas instituições, para verificarmos se possuem pontos de vista iguais ou diferentes em relação à disciplina, já que ela é trabalhada praticamente da mesma forma tanto na UEAP quanto no IFAP. Utilizando variáveis que levaram em consideração se o aluno se identificou com a disciplina, se teve dificuldade em compreendê-la e se foi possível assimilar conhecimentos acerca dos grupos de cátions.

Resultado e discussão

Nos questionamentos levou-se em consideração se os alunos se identificaram com a química analítica qualitativa experimental e essa questão o discente podia dar sua opinião em relação a sua resposta, caso respondesse que sim. Na UEAP seis dos quatorzes alunos entrevistados disseram que sim e a maioria teceu comentários que valorizavam a componente pelo fato que ela proporcionou uma compreensão significativa em relação à identificação de cátions, como pode ser observado no comentário de um aluno que disse o seguinte: “as análises químicas qualitativas foram bastante acrescentadoras quanto ao conhecimento dos cátions e ânions”. Já no IFAP dos dez que responderam, um não estudou a componente curricular, cinco responderam sim e quatro responderam não, os comentários foram para um contexto geral, pois a qualitativa experimental traz assuntos que fortalecem o conhecimento do licenciado em química, foi o que um aluno escreveu: “é uma componente curricular importante para o conhecimento químico”, portanto o que percebemos é que os alunos da UEAP se manifestaram sobre um assunto que faz parte da disciplina, identificação de cátions e ânions, os do IFAP não se manifestaram sobre um assunto especifico e preferiram aborda-la de forma genérica. E em relação as perguntas em loco sobre grupos, classificação, íons pertencentes de qual grupo, propriedades e identificação, tiverem algumas divergências entre alunos do IFAP e UEAP, sendo os mesmo justificados pela ênfase e metodologias diferentes de instituições.

Conclusões

Portanto, a química analítica qualitativa é uma componente curricular de suma importância nos currículos do licenciado em química, pois, com ela a capacidade de observação e espirito critico são aguçada através da análise de identificação de cátions e em outros assuntos dentro da disciplina e o aluno desenvolve uma atitude de pesquisador, ao trabalhar com amostras desconhecidas por que o processo requerido para descobrir a composição de uma amostra é o mesmo que se utiliza em uma pesquisa.

Agradecimentos

Os meus agradecimentos: aos colegas de pesquisa, Daniele, Wellington; ao professor Salvador pela colaboração de experiencia e conhecimento; a UEAP; ao ifap; e princi

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