Autores
Rodrigues, D.G. (IFAP) ; Garcia, F.M. (IFAP) ; Santos, J.B. (IFAP) ; Sales, A.L. (IFAP) ; Almeida, K.C. (IFAP) ; Miranda, E.M. (IFAP)
Resumo
O presente artigo descreve o projeto desenvolvido com alunos de 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública, sobre a questão ambiental e os problemas que envolvem o descarte de resíduos sólidos, em especial o de pilhas e baterias de celulares, e as possíveis formas de reaproveitamento desses materiais. Objetivando, através de atividades práticas como a experimentação, despertar o interesse dos alunos para as ciências naturais, demonstrando uma forma de como trabalhar conteúdos da disciplina de Química e os temas transversais de forma contextualizada. Observou-se que os alunos desconheciam o modo correto de descarte de pilhas e baterias e os problemas que a contaminação por substâncias químicas tóxicas nelas presente pode causar à saúde humana.
Palavras chaves
Meio ambiente; química; descarte
Introdução
Vivenciamos no nosso cotidiano a presença incansável do processo de industrialização, este que permeia há séculos na sociedade mundial, corrompendo toda e qualquer forma natural de se viver, visando satisfazer uma necessidade material. Assim, tudo em nosso meio é industrializado, a pilha do controle remoto ou até a bateria do celular são materiais que foram criados para satisfazer essa necessidade. E são exatamente esses materiais que serão abordados neste artigo sob a ótica ambiental, educacional, social e humana. Durante muito tempo, devido ao pouco uso de aparelhos eletrônicos, não havia preocupação com a reciclagem de pilhas e baterias. Com o aumento do consumo e o avanço da tecnologia, esses materiais tornaram-se artigos relevantes no dia a dia e de fácil acesso, e seu descarte começou a preocupar pesquisadores, ambientalistas e autoridades. Isto porque, a forma como as pilhas e baterias são eliminadas e os consequentes vazamentos de seus componentes tóxicos contaminam o solo, os cursos d’água e o lençol freático, atingindo a flora e a fauna das regiões circunvizinhas dos lixões á céu aberto onde comumente são descartadas junto com o lixo doméstico. Através da cadeia alimentar, essas substâncias chegam, de forma acumulada, aos seres humanos. Dessa forma a proposta da pesquisa foi de desenvolver o conhecimento do descarte de resíduos sólidos e a importância da conservação do meio ambiente com o propósito de demonstrar como produzir pilhas a partir de materiais alternativos, utilizados em nosso dia-a-dia, e reagentes pouco poluentes. Buscando tornar claro o conhecimento de eletroquímica e sua aplicação com o meio ambiente numa perspectiva concreta tendo como público alvo alunos do ensino médio arraigado pela compreensão da concientização ambiente.
Material e métodos
O método abordado traduz de forma clara o uso de experimentação e palestra para adequar a proposta do projeto. De acordo com Giordan (1999) “é de consenso de professores e pesquisadores de química que atividades experimentais auxiliam na consolidação do conhecimento, além de ajudar no desenvolvimento cognitivo do aluno”. O projeto Educação e Meio Ambiente: Reciclagem e Descarte de Pilhas e Baterias foi desenvolvido na escola Maria Neusa com uma turma de 36 alunos do 2º ano de ensino médio em 2 aulas de 50 minutos. Na primeira etapa do referido projeto foi apresentada palestra aos alunos, sobre meio ambiente, com o intuito de esclarecer o papel da sociedade na preservação da natureza e a importância na preservação da vida humana. O conteúdo da palestra foi elaborado pelos pesquisadores e a apresentação foi ministrada por um dos acadêmicos da pesquisa de forma clara e concisa de modo a deixar vivo sobre o tema educação e meio ambiente: descarte de pilhas e baterias. Os pontos abordados durante a palestra foram: introdução à educação e conservação ambiental; conceitos de pilhas e baterias; descarte adequado e descarte real de pilhas e baterias; problemas de saúde referente ao descarte inadequado de pilhas e baterias e por fim apresentação de imagem referente ao tema da palestra. Para a apresentação da palestra utilizou-se de equipamentos eletrônicos como: Notebook e projetor multimídia. No segundo momento ocorreu a apresentação do conteúdo teórico: Eletroquímica, para a compreensão Química e física do assunto. No terceiro momento aplicou-se o experimento que consistia na produção de uma pilha alternativa,feita de latas de refrigerante,fios de cobre, água e sal, adptandoao ao mesmo tempo ao conteúdo teórico ao passo a passo da produção do experimento.
Resultado e discussão
Foi constado nos questionamentos dos alunos que raramente estes descartam pilhas e baterias, e quando o fazem, usam o lixo comum para esse fim. Segundo Afonso (2003), “Assim, por falta de uma conscientização coletiva ambiental e ignorando os riscos inerentes, as pilhas foram, ao longo de décadas, descartadas no meio ambiente como um lixo qualquer”. Observou-se também que os alunos mostraram um maior interesse pelo fato das pilhas serem produzidas com materiais do cotidiano, que os mesmos não conheciam a utilidade e a capacidade de reaproveitamento para relacionar ao conteúdo em destaque. Quanto ao questionário, foram feitas 5 perguntas fechadas com respostas "sim ou não". Na pergunta 1 foi feito o seguinte questionamento: A palestra com experimento contribuiu para o melhor entendimento sobre o descarte de pilhas e baterias?, todos responderam sim. na segunda pergunta: Você é de acordo que o assunto abordado na palestra deve ser frisado constantemente nas escolas para que os alunos disseminem a ideia e façam a diferença?, todos responderam sim. Na pergunta 3: Você é a favor das atividades experimentais para ajudar a compreender conteúdos de química?, todos responderam sim. quanto a pergunta 4:A sua participação na palestra e na experimentação mudou seu ponto de vista sobre a maneira em que se deve ter em relação ao descarte de pilhas e baterias? todos os alunos responderam sim. A quinta pergunta abordava o seguinte questionamento: Antes da realização deste projeto você tinha entendimento dos ricos causados à saúde humana pelo descarte inadequado de pilhas e baterias? todos responderam que não. A figura 1 aponta a porcentagem dos alunos que respoderam sim ou não.
Gráfico que aponta as respostas do questionário feito aos alunos acerca do projeto desenvolvido
Conclusões
Com base nos resultados da pesquisa realizada, observou-se a necessidade da realização de mais projetos com o objetivo de conscientizar a comunidade estudantil sobre à educação ambiental, mais precisamente ao uso consciente e ao descarte adequado das pilhas e baterias.Também, é clara a eficácia do uso do método na compreessão do tema para o aluno. As informações sobre os danos à saúde humana e ao meio ambiente devem ser claras e mais divulgadas, assim como a legislação que rege o descarte de pilhas e baterias.
Agradecimentos
Agradecemos a orientadora, que de forma pragmática nos conduziu na aplicação do projeto. Agradecemos ao familiares e amigos, que de certa forma fazem parte de todo esforç
Referências
AFONSO, J. C.; BARANDAS, A. P. M. G; SILVA, G. A. P; FONSECA, S. G. Processamento da pasta eletrolítica de pilhas usadas. Quím. Nova vol.26 nº. 4 São Paulo July/Aug. 2003.
GIORDAN, M. O Papel da Experimentação no Ensino de Ciências. Química Nova na Escola, no.10, p. 43-49, 1999.