Autores

Lima Filho, L.O. (UFC) ; Siqueira, W.A. (UFC) ; Fernandes, M.F.L. (UFC) ; Magalhães, A.C. (UFC) ; Almeida, M.M.B. (UFC)

Resumo

O objetivo principal deste trabalho é despertar o interesse dos alunos no estudo de Química, promover interação entre os mesmos e a participação nas aulas através de atividades prazerosas e educativas, levando a uma melhoria no aprendizado. Como instrumento de motivação para os alunos, foi desenvolvido um Bingo Educativo, uma dinâmica que visa incentivar o aluno a estudar e a pesquisar o conteúdo abordado em uma disciplina, para que este possa participar da atividade e como consequência melhorar o seu nível de conhecimento sobre um tema abordado. Com base na comparação das notas dos alunos submetidos ao bingo e aqueles em que se usou metodologia tradicional, conclui-se que o Bingo Educativo se mostrou eficiente quanto ao aumento no nível de aprendizagem do aluno.

Palavras chaves

Bingo Educativo; Dinâmica em Grupo; Ensino em Química

Introdução

Atividade lúdica é todo e qualquer movimento que tem como objetivo produzir prazer quando de sua execução, ou seja, divertir o praticante. Se há regras, essa atividade lúdica pode ser considerada um jogo (SOARES, 2008). Quando as situações lúdicas são criadas pelo professor visando estimular a aprendizagem, revela-se então à dimensão educativa (SZUNDY, 2005). Conforme estudos de Gazola (2010) constata-se a necessidade e a importância da aplicação de atividades lúdicas na disciplina de química. Segundo Kurt Lewin, conhecido como o pai das dinâmicas de grupo, “o ato de aprender é mais eficaz quando é tratado como um ativo e não como um processo passivo”. Assim, a aplicação de dinâmicas educativas serve para estimular os estudantes a despertar seu interesse pelo conteúdo abordado e pelo estudo antecipado e, consequentemente, auxiliar no processo de aprendizagem. Dinâmicas educativas também são instrumentos de interação entre os alunos (1996 apud SANTANA, 2006). Quando um grupo se reúne para participar de uma dinâmica, passa a gerar uma interação maior entre seus integrantes, aumentando o estímulo de querer participar da atividade. A dinâmica estimula o aluno de duas formas: primeiro há o incentivo de estudo prévio por parte deste para que ele possa estar preparado para a atividade em sala, e, segundo, estimula o aluno a pesquisar o conteúdo no momento em que a dinâmica está sendo realizada. Assim, o objetivo principal deste trabalho foi despertar o interesse dos alunos no estudo de Química, promover interação entre os mesmos e a participação nas aulas através de atividades prazerosas e educativas, levando a uma melhoria no aprendizado.

Material e métodos

Esse estudo foi realizado com alunos ingressantes do Curso de Agronomia da UFC, na disciplina Química Geral e Analítica. Na realização do trabalho foram utilizados materiais comuns, como folhas onde as cartelas coloridas do Bingo Educativo foram impressas. O principal recurso usado foi o humano, no qual a interação entre alunos é o que torna o método dinâmico e efetivo. Foram elaboradas vinte perguntas que envolviam o conteúdo da disciplina pesquisada, neste caso, relacionado a volumetria de neutralização e precipitação. Antes da aplicação do jogo foram ministradas aulas teóricas os assuntos em questão. Para realização do bingo os alunos foram divididos em grupos de cinco, sendo que cada representante do grupo escolheu uma cartela de modo casual. As cartelas possuíam nove respostas aleatórias e diferentes entre si, relativas as perguntas que foram feitas. Coube aos membros de cada equipe saber se a resposta correta à pergunta feita estava em sua cartela, e assim a equipe vencedora foi aquela que conseguiu preencher a cartela toda. Foram comparadas a notas dos alunos que participaram da dinâmica com o bingo e alunos de outros semestres com o mesmo nível de conhecimento, que utilizaram a metodologia tradicional de ensino, para se verificar se realmente o uso da referida ferramenta fez com que houvesse a esperada melhora nos níveis de interação e conhecimento dos alunos. Considerando ainda a necessidade de avaliar o nível de satisfação dos alunos no uso dessa ferramenta interativa, também foi aplicado um questionário onde os alunos respondiam como foi a experiência, abordando a interação entre alunos e outras questões tais como a utilidade dos jogos para o conhecimento do conteúdo da disciplina.

Resultado e discussão

Inicialmente, devemos esclarecer que para as turmas submetidas à avaliação e aquelas a comparações dos resultados, a docente foi a mesma, com larga experiência em ensino e por semestres seguidos ministrando aulas para alunos do mesmo curso e da mesma disciplina. Vale salientar, que como todos os alunos envolvidos no estudo são recém-ingressos, isso faz com que o grau de dificuldade no aprendizado aumente. No gráfico 1, são apresentadas as faixas de notas obtidas na primeira avaliação dos alunos semestres de 2015.1 (turma avaliada) e do semestre 2014.2 (alvo de comparação). Considerando-se as notas obtidas em cada semestre e por faixas, devemos ressaltar que houve uma queda de quase 50% no número de alunos que tinham desempenho péssimo na disciplina, quando comparada com a turma de 2014.2. Na turma de 2014.2, não haviam alunos na faixa de ótimo, já na turma de 2015.1, verificou-se que quase 30% tirou notas entre 8,1 e 10, ou seja, houve uma significativa melhora no nível de conhecimento desses alunos. No gráfico 2, são apresentados os resultados do questionário aplicado junto aos alunos da turma de 2015.1, buscando avaliar a ferramenta educativa utilizada. Podemos perceber que 61% da turma se considerou satisfeita com a ferramenta utilizada para facilitar o aprendizado de conteúdos preestabelecidos. Embora o nível de indiferentes ainda seja significativo, demonstrando a necessidade de ser melhor trabalhada a motivação do aluno na participação da dinâmica utilizada, apenas 6% se declarou insatisfeito.

Gráfico 1

GRÁFICO 1 – Relação entre as faixas de notas dos alunos submetidos (2015.1) e não submetidos (2014.2) ao Bingo Educativo

Gráfico 2

GRÁFICO 2 – Nível de satisfação dos alunos, relativo a aplicação do Bingo Educativo

Conclusões

Com base na comparação das notas obtidas entre alunos, com e sem aplicação da metodologia diferenciada, e o questionário aplicado, concluímos que o Bingo Educativo se mostrou eficiente quanto ao aumento no nível de aprendizagem do aluno. Pudemos também constatar que este é um bom método de inserir o discente nos estudos do conteúdo da disciplina, pois esta é uma atividade interessante que os alunos se satisfazem ao realizar. De modo geral, podemos concluir que o método alcançou o objetivo esperado, mostrando um potencial para ser utilizado em semestres subsequentes.

Agradecimentos

Referências

1. SANTANA, E. M. Bingo químico: uma atividade lúdica envolvendo símbolos e nomes dos elementos. Documento eletrônico disponível na URL: <http://www.senept.cefetmg.br/galerias/Arquivos_senept/anais/terca_tema1/TerxaTema1Poster2.pdf>. Acesso em 08 jun 2015.

2. SOARES, M.H.F.B. Jogos para o ensino de química: teoria, métodos e aplicações. Guarapari: Ex Libris, 2008.

3. SZUNDY, P. T. C. A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DO JOGO E SOBRE O JOGO: ENSINO E APRENDIZAGEM DE LE E FORMAÇÃO REFLEXIVA. Tese de doutorado em linguística aplicada e estudos da linguagem, PUC – São Paulo, 2005.