Autores

Almeida, M.I.B. (IF SERTÃO PE) ; Silva, M.C.C. (IF SERTÃO PE) ; Sousa, C.A.S. (IF SERTÃO PE) ; Diniz, P.P.L. (IF SERTÃO PE) ; Guedes, A.M.A. (IF SERTÃO PE)

Resumo

O presente trabalho apresenta a compostagem de resíduos orgânicos como uma forma de aproveitar os alimentos descartáveis na produção de adubo orgânico. Os participantes deste projeto foram as profissionais que trabalham na cozinha do Instituto Federal do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina-PE, que foram instruídas para iniciar o processo de reaproveitamento a partir da realização da compostagem desses resíduos orgânicos onde os mesmos foram aplicados no jardim do próprio Campus. Este trabalho tem a proposta de estabelecer uma solução de aproveitamento de compostos orgânicos, além de evitar o descarte de resíduos orgânicos sem controle, o que pode causar doenças e impactos ambientais, aumentar a possibilidade de reciclagem, produzir um excelente adubo orgânico.

Palavras chaves

compostagem; resíduos; alimentos

Introdução

A compostagem é um processo de transformação de matéria orgânica, encontrada no lixo, em adubo orgânico. É considerada uma espécie de reciclagem do lixo orgânico, pois o adubo gerado pode ser usado na agricultura ou em jardins e plantas. A compostagem, além de se evitar impactos ambientais faz com que a matéria orgânica volte a ser usada de forma útil.Esse trabalho foi de grande importância social e ambiental,visto que, resíduos orgânicos, que muitas vezes é acumulado a céu aberto favorece o desenvolvimento de bactérias, vermes e fungos que causam doenças nos seres humanos, além disso favorece o desenvolvimento de outros animais que podem transmitir doenças aos homens.A compostagem de restos de alimentos, que consiste na estabilização biológica da matéria orgânica pela ação controlada de microorganismos, para transformá-la em compostos ou húmus (MANO;PACHEC e BONELLI,2005,p.108) é algo relativamente simples de fazer e exequível se adotado por uma comunidade, família ou até mesmo uma unidade escolar. Este trabalho tem o objetivo de estabelecer uma solução de aproveitamento de compostos orgânicos que eram descartados sem nenhum aproveitamento, além de evitar o descarte de resíduos orgânicos sem controle, o que pode causar doenças e impactos ambientais, aumentar a possibilidade de reciclagem, produzir um excelente adubo orgânico, diminuir a quantidade de fertilizantes químicos usados nas plantas, ativar a vida do solo, favorecer a reprodução de microrganismos benéficos às culturas agrícolas, trazendo melhorias para a população e para o meio ambiente. Nascimento e Mothé (2007,p.3) afirmam que a aplicação de tecnologias apropriadas e ecológicas, com a redução da utilização de recursos naturais,desperdício de resíduos e poluição, é uma ação de prioridade mundial.

Material e métodos

Este trabalho está embasado em uma abordagem qualitativa do tipo exploratória e descritiva. O trabalho foi realizado em cinco etapas. Na primeira aconteceu uma visita na cozinha industrial do IF Sertão Pernambucano, Campus Petrolina-PE, onde foi aplicado um pré-teste com as profissionais que trabalham na cozinha. Esse pré-teste teve o objetivo de analisar o conhecimento prévio destes profissionais a respeito da importância de desenvolver um trabalho de compostagem, elaboração de criação do composto orgânico que foi aplicado no Jardim da Instituição.A segunda etapa foi a separação dos resíduos de alimentos para a produção do adubo orgânico. A terceira etapa foi a fabricação dos adubos, é a etapa mais demorada, visto que os compostos passaram por quatro fases de decomposição até chegar ao ponto de ser tornar adubo,sendo elas: Mesofílica,termofílica,resfriamento e maturação.O processo para que os resíduos de alimentos transformem-se em adubos dura em média cerca de 30 a 40 dias.A quarta etapa foi a aplicação do adubo produzido a partir do composto orgânico no jardim da Instituição. Por fim,foi realizada a quinta e última etapa da pesquisa, a aplicação do pós-teste com as profissionais da cozinha.O acompanhamento do processo de decomposição e formação do composto orgânico estimulará os funcionais da cozinha perante a importância da compostagem na reposição nutricional ao solo, estimulado a sua prática, aliada ao desenvolvimento de uma consciência ecológica, ética e crítica, necessária para a conservação do meio ambiente e sua convivência correta com a sociedade.

Resultado e discussão

Durante a primeira etapa do projeto que foi feita a aplicação do pré-teste para as profissionais da cozinha, a fim analisar os conhecimentos que estas teriam à respeito da compostagem e do lixo orgânico, conclui-se com os resultados obtidos que elas não tinham conhecimento sobre o que seria esses processos, e todas as cascas de verduras e frutas eram jogados fora, porque pra elas não haviam utilidades, a partir daí, foi feita a abordagem do assunto, explicando o que seria este projeto e quais as suas contribuições para a sociedade. Após isso foi feito a coletagem de todos os dejetos tais como: cascas de frutas e verduras e restos de comidas, que foram triturados e deixados em repouso para que pudessem começar a entrar no processo de decomposição, que por sua vez é constituído por quatro fases: mesofílica, termofílica, resfriamento e maturação, durante essas essas fases era sempre necessário estar mexendo o material para misturar os dejetos e adicionar terra e minhocas que por sua vez são responsáveis para agilizar o processo de decomposição, e por fim adicionou-se também uma quantidade de borra de café para neutralizar o mau cheiro que é causado naturalmente durante o processamento. Depois de todas essas etapas, o adubo orgânico foi formado e adicionado às plantas do próprio jardim da instituição. A compostagem tem se apresentado como uma forma eficiente de se reciclar os resíduos de animais e vegetais, sendo um processo de transformação de resíduos orgânicos em adubo humificado(Vespa,2000). Por fim, foi realizado um pós-teste e como resultado, conclui-se que as profissionais da cozinha aprenderam a importância do reaproveitamento das sobras dos alimentos, cascas de frutas e verduras para a produção do adubo orgânico através do processo da compostagem.

Preparação dos compostos orgânicos

Preparação dos compostos orgânicos para a produção do adubo.

Compostor orgânico pronto

Adubo pronto e despejado do jardim do Instituto Federal, Campus Petrolina-PE.

Conclusões

O trabalho realizado com o processo da compostagem foi considerado satisfatório e de grande importância, principalmente para as profissionais da cozinha do IF Sertão Pernambucano, que antes não tinham ideia do que fazer com os resíduos de alimentos, sendo que estes possuem nutrientes que se conservam no adubo orgânico, que por sua vez faz muito bem ao solo, trazendo melhorias para o desenvolvimento das plantas e consequentemente diminuindo a quantidade de resíduos que são jogados no lixo, sendo que podem ser reaproveitados, para trazer melhorias químicas, físicas e biológicas.

Agradecimentos

IF SERTÃO PERNAMBUCANO

Referências

MANO, E B; PACHECO, E B A V; BONELLI, C M C. Meio Ambiente, Poluição e Reciclagem. 1 ed. São Paulo: Edgard Blücher, 2005.

NASCIMENTO, T C F; MOTHÉ, C G. Gerenciamento de Resíduos Sólidos Industriais. Revista Analytica, Fevereiro/Março, n. 27, 2007.

VESPA, I.C.G. Escola limpa: Reciclagem de lixo.1° Simpósio da Unesp sobre
o Lixo e suas Múltiplas Destinações.Águas de São Pedro, 2000.