Autores
Araújo Nascimento, G. (IFAL - CAMPUS MACEIÓ) ; José dos Santos Júnior, C. (IFAL - CAMPUS MACEIÓ) ; Oliveira Verçosa de Ataide, K. (IFAL - CAMPUS MACEIÓ) ; Nascimento Tenório Silva, V. (IFAL - CAMPUS MACEIÓ) ; Pinto Silva, J. (IFAL - CAMPUS MACEIÓ)
Resumo
Frente ao grande descuido com o meio ambiente por parte da população mundial, devido principalmente pela falta de conhecimento, a educação ambiental acompanhada de uma consciência sustentável é muito importante para a vida acadêmica, biológica e econômica em sociedade. Para desenvolver a educação ambiental e abordar os conceitos da química quanto ciência, o presente projeto de extensão teve por objetivo oferecer o Curso Básico de Educação Ambiental com ênfase em Química para os alunos do 9º ano da Escola Municipal Padre Pinho em Maceió-AL. Através de aulas semanais durante três meses, foram abordados temas como impactos ambientais, modelo de desenvolvimento sustentável, objetivo da educação ambiental, sustentabilidade, entre outros, desenvolvendo os alunos intelectualmente e humanamente.
Palavras chaves
Educação Ambiental; Química contextualizada; Ensino de Química
Introdução
Nas últimas duas décadas o Brasil tem sido marcado por uma forte conscientização dos cidadãos e das indústrias a cerca dos danos causados ao meio ambiente e do devido cuidado para com o planeta. Tem se elucidado cada vez mais que as atividades humanas mais simples, as quais constituem o cotidiano da população mundial, até os processos industriais geram resíduos e efluentes cujo destino final é a atmosfera, o solo e os corpos d’água. Desse modo, destaca-se que a educação ambiental tem que ser apontada como uma parte crucial no modo da organização e da educação perene dos indivíduos, tendo um tratamento indicado para a resolução de problemas e colaborando para a presença ativa da comunidade. É nesse contexto que, de acordo com a Lei Federal nº. 6938 de 1981, a Educação Ambiental é uma necessidade em todos os níveis de ensino. Assim, o principal motivo pelo qual nos levou a trabalhar com o tema meio ambiente dotado de grande multidisciplinaridade, foi contribuir para a formação de cidadãos conscientes e aproximá-los da química, utilizando os conhecimentos dessa ciência contextualizados.
Material e métodos
O curso básico de Educação Ambiental constitui-se um Projeto de Extensão Universitária, fomentado pelo Instituo Federal de Alagoas, e foi desenvolvido na Escola Municipal Padre Pinho, situada na região periférica do bairro de Cruz da Almas, cidade de Maceió-AL. O curso teve duração de três meses e foi realizado encontros com a duração de 2 (duas) horas semanalmente para os alunos do 9º(nono) ano do ensino fundamental. O desenvolvimento do curso se deu basicamente através da exposição didática dos conteúdos tendo como apoio a utilização de materiais impressos, apostilas e vídeos. Nas capacitações foram abordados diversos temas inerentes aos impactos ambientais, modelo de desenvolvimento sustentável, objetivo da educação ambiental, sustentabilidade, poluição da água, o tratamento e economia de água, efeito estufa, os maiores poluidores do ar e como evitar essa poluição, as fontes de energia renováveis e não renováveis, economia de energia, coleta seletiva, cenário ambiental, lei contra crimes ambientais, alimentos orgânicos, agrotóxicos, alimentos transgênicos, entre outros. Assuntos esses relacionados aos conceitos químicos que são cruciais para os estudantes, tanto no aspecto acadêmico quanto para a sua formação enquanto cidadãos. Com o objetivo de analisar o conhecimento dos alunos e estruturar um panorama do conhecimento pré-curso e pós-curso, foi aplicado uma pergunta referente à importância da educação ambiental - "O que você entende por educação ambiental?". Ao final da capacitação, o participante que apresentou frequência mínima de 75% recebeu certificação.
Resultado e discussão
O presente projeto beneficiou 50 estudantes, com idade entre 8 e 16 anos.
Abaixo, na Figura 1, segue algumas das respostas obtidas por parte dos
estudantes entrevistados antes dos mesmos participarem do Curso Básico de
Educação Ambiental. Após terem participado do curso e cientes dos principais
conteúdos inerentes ao tema “Meio Ambiente” foi feita a mesma pergunta para
estruturação de um panorama quanto ao aprendizado a partir do curso
aplicado. Segue, abaixo, na Figura 2, as respostas dos estudantes que haviam
sido entrevistados anteriormente, após a conclusão do curso. Através da
evolução nas respostas dos alunos, percebe-se que a realização do curso
possibilitou a capacitação d os participantes envolvidos sobre os diversos
temas abordados. Convém ressaltar a consciência ambiental adquirida pelos
participantes, que puderam compreender a importância de práticas
sustentáveis para a preservação dos recursos ecológicos do planeta e o
feedback positivo em relação a química, pela qual os alunos se
interessaram bastante, principalmente, por conseguirem desmistificar muitos
prejulgamentos referentes a essa ciência. Assim, destaca-se que os
participantes demonstraram interesse pelos assuntos abordados, reafirmando
que a contextualização dos conteúdos é importante e facilita a aprendizagem
e absorção.
Respostas dos alunos antes do curso.
Respostas dos alunos pós curso.
Conclusões
A partir dos resultados pode-se constatar a evolução do conhecimento dos alunos demonstrando que o objetivo do projeto foi alcançado. Oferecer a oportunidade de suprir o déficit do ensino de química em escolas públicas para os alunos do 9º ano é de suma importância, haja vista que nas escolas particulares os alunos têm a disciplina de química bem definida e ensinada, facilitado o contato e aprendizado do aluno quando chegar no ensino médio. O curso proporcionou esse conhecimento prévio de química para os alunos da escola Padre Pinho, além de desenvolver a conscientização ambiental.
Agradecimentos
A todos os alunos que participaram do curso por todo respeito e comprometimento, ao IFAL - Campus Maceió e a DEPP por todo apoio, além da direção da Escola Municipal
Referências
BRASIL. Nº 6938, de 1981. Política Nacional do Meio Ambiente. Disponível no site: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l6938.htm ; acesso em 10/03/2014.
MOZETO, A. A.; JARDIM, W. F. A Química Ambiental no Brasil. Revista Química Nova, v. 25, n. 5, p. 7-11, 2002.
SILVA, Edila. Desafios e Possibilidades da Educação Ambiental no Contexto da Urbanização: O Caso da Escola Ruy Paranatinga Barata - Paraíso dos Pássaros, Belém/Pará.