Autores

Souza, R.M. (UFMA) ; Silva, F.S. (UFMA) ; Sousa, A.L. (UFMA) ; Marques, C.V.V.C.O. (UFMA)

Resumo

O presente apresenta resultados parciais de pesquisa sobre formação de professores realizados no grupo de pesquisa em ensino de ciências naturais – GPECN/UFMA, desenvolvido em uma amostragem de escolas públicas de Ensino Fundamental da zona urbana da cidade de Codó - Maranhão que teve por objetivo descrever diagnosticamente o perfil das metodologias comumente utilizadas por professores que atuam na disciplina de ciências, pontualmente em relação às suas didáticas básicas de ensino. Os dados obtidos revelaram que na cidade de Codó as principais metodologias de ensino utilizadas segundo o discurso dos professores nas aulas de ciências são aulas interativas, seguidas de aulas expositivas e que o instrumento utilizado mais recorrente é o livro didático.

Palavras chaves

Ensino de Ciências; professores; metodologia

Introdução

A sociedade contemporânea tem demandado novas competências e habilidades que possibilitem o cidadão a exercer de forma bem sucedida o exercício de seus ofícios (BRASIL, 1996). Diante deste contexto, exige-se da escola e do professor posturas diferenciadas e metodologias diversificadas que alcancem um ensino efetivo e bem sucedido na formação das competências necessárias a esta nova sociedade (MIZUKAMI, 2005). O presente trabalho apresenta resultados parciais de pesquisa sobre formação de professores de ciências realizados no grupo de pesquisa em ensino de ciências naturais – GPECN/UFMA, desenvolvido em uma amostragem de escolas públicas de Ensino Fundamental da zona urbana da cidade de Codó - Maranhão, durante o segundo semestre de 2014 e primeiro semestre letivo do ano de 2015, sendo como sujeitos desta pesquisa somente professores de ciências efetivos atuantes na segunda etapa do Ensino Fundamental e teve por objetivo descrever diagnosticamente o perfil das metodologias comumente utilizadas por professores que atuam na disciplina de ciências da natureza, pontualmente em relação às suas didáticas básicas de ensino, buscando entender o conjunto de estratégias para mediar a apropriação do conhecimento e verificar os elementos relacionadas aos vários aspectos que envolvem o processo pedagógico do ensino de ciências.

Material e métodos

A proposta metodológica deste trabalho baseou-se na perspectiva de pesquisa qualitativa, utilizando como instrumento de coleta de dados, questionários semiestruturados e entrevistas abertas para obtenção de informações para revelar o perfil metodológico do conjunto de professores efetivos atuantes na disciplina de ciências da natureza do Ensino Fundamental. Os questionários e entrevistas utilizados foram adaptados de Marques (2010) e os dados foram organizados e trabalhados para a construção das redes sistêmicas (BLISS e OGBORN, 1983). Desta forma, as atividades seguiram as etapas listadas a seguir: Autorização da Secretária Municipal de Educação para a realização das coletas de dados em escolas da rede pública do município, atendendo as normas do comitê de ética da instituição, posteriormente apresentação da carta convite para realização das entrevistas aos sujeitos desta pesquisa, os professores efetivos de ciências da natureza, como indicação de horário e/ou disponibilidade dos mesmos para efetivação da coleta de informações e logo após análise dos dados para construção das redes sistêmicas.

Resultado e discussão

Os dados obtidos revelaram que a cidade de Codó apresenta um conjunto de 34 professores de ciências naturais, sendo que 24 destes são sujeitos nesta pesquisa. A partir do questionamento sobre quais principais metodologias de ensino utilizadas por estes nas aulas de ciências, observou-se como unidade de significado mais recorrente no discurso dos professores, a aula interativa (68,75%), seguida de aula expositiva (43,75%), aula dinâmica (43,75%), aula experimental (31,25%) e a menos citada foi a problematização (12,5%). Em relação ao instrumento de apoio a construção do planejamento de aula destes professores preponderou-se: o livro didático (87,5%), data show (43,75%), filmes (37,5%), cartazes (12,5%), dentre outras. Também foi citada pelos professores a falta de espaço adequado para inovações didáticas como, por exemplo, laboratório de ciências para desenvolvimentos de atividades experimentais. O processo de avaliação para a verificação do aprendizado centra-se em provas e lista de exercício (100%), utilizadas para verificação de aprendizagem do aluno. De modo geral, pode-se caracterizar os professores como docentes que buscam estratégias diferenciadas no intuito de possibilitar uma aprendizagem significativa em suas aulas, porém uma parte considerável de professores ainda persistem num modelo tradicional de ensino, aqui representado pelas aulas expositivas, além de usar o livro didático como principal norteador da prática educativa.

Conclusões

Pode-se concluir que o processo metodológico ainda centra-se no ensino tradicional, visto que a grande parte dos professores fazem uso de aulas expositivas e do livro didático como principal instrumento de trabalho e em relação à forma de verificação da aprendizagem, a mesma baseia-se predominantemente em provas escritas e lista de exercícios. Sabendo que a construção do conhecimento dentro de sala de aula é contínua e várias são as metodologias que devem ser utilizadas é necessária uma pluralidade de estratégias para alcançar a significação do aprendizado.

Agradecimentos

Universidade Federal do Maranhão (UFMA) Codó SEMED (Secretaria Municipal de Educação) Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências Naturais (GPECN)

Referências

BLISS, J. M., M.; OGBORN, J. Qualitative data analysis for educational research: a guide of systemic network. London: Croom Helm, 1983.
BRASIL, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Lei 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 23 dez. 1996.
MARQUES, Clara V. V. C. O. Perfil dos cursos de formação de professores dos programas de licenciatura em química das instituições públicas de ensino superior da região nordeste do país. São Carlos: UFSCar, 2010. 291 f.
MIZUKAMI, M. G. N.; et al. Processos formativos da docência: conteúdos e práticas. 1. ed. São Carlos: EDUFSCar, 2005. 330 p.