Autores
Mossi, C.S. (IFMS) ; Moraes, M. (IFMS) ; Santos, T.C.B. (IFMS)
Resumo
A presente pesquisa consistiu na catalogação de softwares, simulações e animações para a disponibilização no site Click Química que foi elaborado com o intuito de facilitar o acesso dessas ferramentas por professores, a fim de serem utilizadas em suas aulas de química. Para verificar as percepções de professores de química acerca do uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação – TDICs no ambiente escolar foi realizado um questionário eletrônico, no qual visava também receber sugestões sobre o desenvolvimento do Click Química. Os resultados encontrados mostraram que a criação de um site com esse objetivo, auxiliaria os professores no planejamento e execução de suas aulas. O site Click Química está disponível no endereço eletrônico: www.clickquimica.com.br
Palavras chaves
TDICs ; Ensino de Química; Click Química
Introdução
As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) estão cada vez mais presentes e difundidas em diversos setores da sociedade. Baladeli, Barros e Altoé, (2012) enfatizam o potencial da Internet, como tecnologia que oferece a oportunidade de buscar, processar e armazenar um grande volume de informações e arquivos, como também na condição de meio de comunicação dissemina interesses, culturas e ideologias e pode transitar em todas as esferas de atividade humana. A partir dessa abordagem podemos enfatizar a influência que as TDICs têm exercido no dia a dia das pessoas e também na educação. Com isso o uso dessas ferramentas tecnológicas no ensino de química pode contribuir para aprendizagem dos estudantes, uma vez, que os mesmos apresentam dificuldades de compreensão dos distintos níveis de representação da química que são denominados como macroscópico, submicroscópico e simbólico (GIBIN; FERREIRA, 2010). Neste sentido para explicar e analisar fenômenos, processos e ideias abstratas, e com o objetivo de propiciar aos estudantes o desenvolvimento da capacidade de representação em seus diferentes níveis, tem se sugerido diversas abordagens pedagógicas, nas quais se pode ressaltar o uso de simulações computacionais e de ferramentas de modelização (RIBEIRO; GRECA, 2003). Aliando os recursos computacionais, utilizados em sistemas de Informação com a ampla capacidade de divulgação que a Internet possui, esse trabalho propôs a catalogação e a disponibilização de diversos softwares, simulações e animações em um site intitulado como Click Química que foi desenvolvido com o objetivo de auxiliar no planejamento de aulas pelos professores com a inserção das TDICs, além de facilitar o acesso a essas ferramentas que podem ser usadas no ensino de química.
Material e métodos
O estudo se baseou em um levantamento feito por meio de pesquisas sobre o que existe na literatura em relação a sistemas de informação, tais como softwares, simulações e animações para o auxílio no ensino de Química. Posteriormente foi realizada a catalogação e a disponibilização do estudo desses sistemas de informação em um site de Internet, tal processo ocorreu da seguinte forma: A catalogação dos sistemas de informação procedeu de acordo com uma divisão feita em categorias, conforme cada área especifica da química, sendo Química Geral, Química Orgânica, Química Inorgânica, Físico-Química e Química Ambiental, assim elaboraram-se subcategorias que relacionavam a cada categoria mencionada e que envolviam os conteúdos da disciplina de química. Foi também realizado um questionário eletrônico com 225 professores, tendo como intuito receber sugestões e relatos de experiência com o uso das TDICs. A coleta de dados foi feita por meio do envio do questionário para o e-mail dos entrevistados. As perguntas do questionário referiram-se a dados sobre a formação acadêmica, especialidade e quanto ao uso de tecnologias em sala de aula. A escolha pelo questionário de forma eletrônica decorreu, com objetivo de contemplar uma maior quantidade de professores que lecionam a disciplina de química.
Resultado e discussão
Foram catalogados cerca de 300 itens entre softwares, simulações e
animações, sendo todos gratuitos e coletados por meio de sites da Internet,
pesquisas á trabalhos científicos e sugestões dos professores que
responderam o questionário eletrônico. Várias dessas ferramentas já se
encontram disponíveis no Click Química, mas a catalogação e disponibilização
continuam, além disso, professores, instituições e desenvolvedores podem
contribuir enviando softwares para o site.
Em relação ao questionário enviado aos professores, o índice de retorno
consistiu em apenas 10,2%, que pode ser considerado um número abaixo do
esperado, pois de acordo com Marconi e Lakatos (2010) em média os
questionários enviados pelo pesquisador alcançam somente 25% de devolução.
Com base nas respostas dos professores, foi possível constatar que cerca de
81,8% são licenciados em química e 18,2% são bacharéis em química, sendo que
77,3% possuem mestrado; 18,2% doutorado e 4,5% não possui nenhuma
especialidade ou pós-graduação.
O foco principal desse questionário se trata da utilização das TDICs por
professores de química, com o objetivo de auxiliar na aprendizagem dos
estudantes. Sendo assim, foi possível verificar que grande parte dos
respondentes afirmou que utilizam essas ferramentas tecnológicas em sala de
aula, e a partir do uso das TDICs, os professores relatam que percebem a
motivação dos estudantes com o conteúdo, e que os mesmos também assimilam
com maior facilidade os conceitos químicos que são considerados difíceis de
compreensão. Sobre a criação do site Click Química para a disponibilização
de sistemas de informação que auxiliam no ensino de química, o Quadro 1,
apresenta a síntese de algumas das opiniões expressadas pelos professores.
Quadro 1-Síntese das respostas: Qual a sua opinião sobre a criação de um site para a disponibilização de softwares que auxiliam no ensino de química?
Conclusões
Com a pesquisa realizada, foi possível catalogar diversas ferramentas tecnológicas disponíveis gratuitamente na Internet, e organiza-las de forma a facilitar seu acesso aos professores. Constatou-se, por meio do questionário eletrônico que a elaboração de um site com essa finalidade, auxiliaria os professores na preparação das aulas, assim enriquecendo o ensino. Para contribuir com o trabalho, os interessados podem acessar o site (www.clickquimica.com.br), e enviar softwares, como também postar comentários a respeito da utilização do Click Química, para que possamos melhorá-lo cada vez mais.
Agradecimentos
Ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) e ao Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS).
Referências
BALADELI, Ana Paula Domingos; BARROS, Marta Silene Ferreira; ALTOÉ, Anair. Desafios para o professor na sociedade da informação. Educar em Revista, Curitiba, n. 45, p.155-165, set. 2012.
GIBIN, Gustavo Bizarria; FERREIRA, Luiz Henrique. A formação inicial em química baseada em conceitos representados por meio de modelos mentais. Quimica Nova, v. 33, n. 8, p.1-7, abr. 2010.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de Metodologia Científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
RIBEIRO, Angela A.; GRECA, Ileana M.. Simulações computacionais e ferramentas de modelização em educação química: uma revisão de literatura publicada. Quimica Nova, v. 26, n. 4, p.1-8, ago. 2003.