Autores
Melo, J.D. (UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO) ; Araújo, P.L.S. (UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO) ; Silva, A.P.F. (UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO)
Resumo
As problemáticas ambientais estão cada vez mais presentes no nosso cotidiano, sendo necessário intervenções imediatas e sem dúvidas a educação se faz um dos principais caminhos para isso. Diante disso o exposto trabalho apresenta uma análise dos livros de química do ensino médio e fundamental, trabalhados nas escolas públicas do município de Caruaru/PE. visando identificar os temas da educação ambiental que são trabalhados nesta disciplina, buscando identificar conteúdos relacionados com a Educação Ambiental. Após as análises elaboradas no trabalho, conclui-se a necessidade de uma revisão e adaptação dos livros de Química perante a problemática apresentada.
Palavras chaves
EDUCAÇÃO AMBIENTAL; QUÍMICA; LIVROS DIDÁTICOS
Introdução
Os danos causados ao meio ambiente pela ação antropogênica tem sido cada mais presente em nosso cotidiano, o que vem causando danos permanentes e irreparáveis ao nosso ecossistema. Diante deste contexto, fica claro a necessidade de intervenções que provoquem alterações no comportamento da população frente à ação poluidora que vem sendo causada pelo homem. Sendo assim, torna-se preeminente que ações educacionais. A Educação Ambiental surge como uma solução a esta realidade, sendo descrita na Lei no 9.795, de 27 de abril de 1999, que prevê a mesma como um direito de todos, sendo esta promovida em todos os níveis de ensino. Diante desta realidade, a Educação Ambiental deveria estar incorporada em todos os instrumentos de ensino, sendo o livro didático, a principal ferramenta a ser utilizada pelo professor e pelos alunos no processo de ensino-aprendizagem. Segundo Carvalho (2006, p. 71), a Educação Ambiental é considerada inicialmente como uma preocupação dos movimentos ecológicos com a prática de conscientização, que seja capaz de chamar a atenção para a má distribuição do acesso aos recursos Naturais, assim como ao seu esgotamento. Na visão de Chalita (2002, p. 34), a educação constitui-se na mais poderosa de todas as ferramentas de intervenção no mundo para a construção de novos conceitos e consequente mudança de hábitos.
Material e métodos
Foram selecionados 15 livros didáticos do ensino médio e fundamental de modo aleatório, publicados no período de 2004 á 2014 e trabalhados nas escolas públicas do município de Caruaru/PE. Os livros foram lidos, tendo como descritores os temas previstos na Lei nº 9.795 de 27 de abril de 1999.
Resultado e discussão
Após a análise dos livros selecionados, verificou-se que 90% destes não
apresentam quantidade satisfatória de conteúdos relacionados ou
contextualizados com a educação ambiental ou sequer abordam problemas de
ordem ambiental. O problema torna-se mais grave, quando se observa que
algumas das escolas que trabalham com os livros analisados não possuem outro
recurso didático, a não ser o livro. Diante deste contexto, fica claro o
não cumprimento da Lei nº 9.795 de 27 de abril de 1999, que prevê segundo o
Artigo 2° “que a educação ambiental é um componente essencial e permanente
da educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos
os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não-
formal”.
Este resultado sugere a necessidade da reformulação dos livros
didáticos, ou uma capacitação junto aos docentes para que estes possam
trabalhar de modo eficiente e transversalmente os conteúdos da Educação
Ambiental.
Conclusões
Conclui-se que apesar de algumas coleções de livros didáticos tentarem abordar a Química no cotidiano, através de conteúdos voltados para o dia-a- dia, pouco ou muito pouco tem sido abordado sobre as questões ambientais. A falta de informação formal nos livros didáticos tem deixado de instruir gerações de alunos que poderiam atuar como agentes ambientais de modo a minimizar as ações negativas que vem sendo executadas pelo homem. Esse contexto indica ainda a necessidade de uma revisão e adaptação dos livros de Química perante a problemática apresentada.
Agradecimentos
Referências
Brasil. Lei Nº 9.795 de 27 de abril de 1999 Publicadas no Diário Oficial da União em 27 de abril de 1999.
CARVALHO, I. C. M. Educação ambiental: a formação do sujeito ecológico. 2.ed. São Paulo: Cortez, 2006.
CHALITA, Gabriel. Educação: a solução está no afeto. São Paulo: Gente, 2002.