Autores
Campos, F.A. (INSTITUTO FEDERAL GOIANO CAMPUS RIO VERDE-GOIÁS) ; Martins, T.F. (INSTITUTO FEDERAL GOIANO CAMPUS RIO VERDE-GOIÁS) ; Silva, F.C.B. (INSTITUTO FEDERAL GOIANO CAMPUS RIO VERDE-GOIÁS) ; Branquinho, A.C. (INSTITUTO FEDERAL GOIANO CAMPUS RIO VERDE-GOIÁS) ; Nascimento, R.C. (INSTITUTO FEDERAL GOIANO CAMPUS RIO VERDE-GOIÁS) ; Aguiar, A.C.R. (INSTITUTO FEDERAL GOIANO CAMPUS RIO VERDE-GOIÁS)
Resumo
O presente trabalho apresentou como objetivos principais facilitar a compreensão por parte dos alunos no que se refere aos conteúdos de química abordados no 2º ano do Ensino Médio e contextualizá-los com a aplicação dos mesmos no cotidiano, através de atividade prática em um colégio da rede pública de ensino do munícipio de Rio Verde, Goiás. Para isso, foi realizada uma oficina de fabricação de sabão, afim de buscar a conscientização dos discentes com relação aos problemas ambientais causados pelo descarte inadequado no meio ambiente de óleo de cozinha e também relacionar a outros conteúdos do currículo escolar.
Palavras chaves
Ensino; oficina; sabão
Introdução
A acelerada contaminação do meio ambiente por óleos residuais tem trazido diversos problemas ambientais. Recentemente, uma tecnologia bastante utilizada para reciclagem de óleo vegetal usado em frituras é a saponificação (FERNANDES, 2007). Na reação de saponificação é formado sal, o mesmo apresenta características básicas, devido ser derivado de uma reação entre uma base forte e um ácido fraco (AMORIM; BRANCO, 2011). Nesse contexto, este trabalho teve como objetivo facilitar a compreensão dos alunos quanto aos conteúdos de química de forma interativa e buscar a conscientização destes e da comunidade escolar dando foco ao lado ambiental, social e econômico na produção de sabão a partir de óleo de cozinha.
Material e métodos
O presente trabalho foi desenvolvido com alunos do 2º ano do Ensino Médio no laboratório de Ciências de um colégio localizado no município de Rio Verde, estado de Goiás. Devido à relevância do tema em questão e a possibilidade de se abordar vários conteúdos de química seguindo esse tema, o primeiro momento do trabalho foi caracterizado por uma palestra para evidenciar aos alunos quais seriam os danos causados pelo descarte inadequado de óleos de fritura no meio ambiente. Em seguida, iniciou-se a coleta do óleo de fritura pelos alunos e na terceira fase do projeto, foram feitas amostras de sabão ecológico utilizando como reagentes hidróxido de sódio (NaOH), água destilada e óleo de cozinha reciclado, após o preparo do sabão foi verificado o pH do mesmo e feitas as devidas correções. No decorrer da realização das tarefas foram levantados questionamentos sobre os conteúdos abordados e a importância da reciclagem do óleo de cozinha na preservação ambiental.
Resultado e discussão
A oficina prática atendeu as expectativas e houve um intenso interesse e
participação dos discentes envolvidos. Comprovou-se com isso que a
associação de conteúdos químicos com a abordagem cotidiana torna o
ensino/aprendizagem mais atrativo e prazeroso (VALADARES, 2001). Durante a
prática, além de levar em consideração a problemática ambiental, foi
relacionado à confecção de sabão os conteúdos de reações químicas, misturas,
soluções, conceito de ácido e base, pH, cálculos estequiométricos e
substâncias orgânicas. Foi observado que houve uma sensibilização por parte
dos alunos quanto aos assuntos explanados, principalmente no que condiz aos
aspectos sustentáveis e ambientais. Muitos discentes relataram que as
oficinas auxiliam na compreensão dos conteúdos e sua aplicação no cotidiano,
já que proporcionam uma relação entre teoria e prática. Segundo os mesmos
poderia sempre haver aulas assim, porque os temas ficam mais exemplificados
e mais atrativos. Ao término da prática os estudantes utilizaram o sabão
preparado na limpeza de vidrarias e levaram para suas casas para presentear
os pais.
Conclusões
Pode-se concluir com o desenvolvimento deste trabalho, que é preciso explorar de forma mais abrangente os diversos recursos alternativos disponíveis para tornar as aulas mais atraentes e desenvolver assim, novas tecnologias da Química verde para obtenção de produtos usados no cotidiano. O sabão ecológico apresentou uma metodologia eficiente para abordar os temas propostos.
Agradecimentos
Ao Instituto Federal Goiano e a Capes
Referências
AMORIM, F. V. A.; BRANCO, F. F. C. Produtos de limpeza. 1ª Edição. Edições Demócrito Rocha, Fortaleza, 2011.
FERNANDES, J. A. Urbanismo sustentável: redução, reciclagem e reutilização da cidade. Revista da Faculdade de Letras – Geografia –, Porto: Revista da Faculdade de Letras – Geografia. Universidade do Porto, p.163-178, 2007.
VALADARES, E. C. Propostas de Experimentos de Baixo Custo Centradas no Aluno e na Comunidade. Química Nova na Escola, n. 13, p. 38- 40, 2001.