Autores
Lima, I.B. (UECE- CAMPUS TAUÁ) ; Sousa, M.M. (IFPI- CAMPUS PICOS)
Resumo
Esse trabalho se baseia na análise bibliográfica da obra freireana e de artigos científicos que tratam da contextualização no ensino de Química, o que nos permite classificá-lo como uma pesquisa exploratória de cunho bibliográfico em ensino de Química. Nosso objetivo é identificar as contribuições de Paulo Freire para um ensino de Química contextualizado e buscar uma interface existente entre o ensino de Química contextualizado e a concepções freireana de educação. O estudo nos permitiu identificar a interfase existente entre o ensino de Química contextualizado na perspectiva da transformação da realidade social e dos princípios da pedagógica dialógica e problematizadora de Paulo Freire.
Palavras chaves
Contextualização; Paulo Freire; Ensino de Química
Introdução
É crescente o número de trabalhos que têm como proposta romper com o ensino distanciado do contexto da vida dos estudantes. A crítica ao ensino de química tem se pautado na denúncia de seu caráter memorizador, numa transmissão mecânica e acrítica do conhecimento, não formando um educando crítico, nem contribuindo para o exercício da cidadania (COELHO; MARQUES, 2007). Ignorar a participação do aluno, inviabilizando espaço para que o mesmo compartilhe seus conhecimentos prévios e suas experiências de mundo e dificulta a construção de um ensino de Química que se proponha a preparar o educando para o exercício da cidadania. Para Lima et al. (2000), aulas de química descontextualizadas podem ser responsáveis pelo elevado nível de rejeição dos alunos para com essa ciência, dificultando, assim, o processo ensino e aprendizagem. Com isso, faz-se necessário buscar opções metodológicas que abordem o conteúdo de Química, focalizando a formação cidadã, envolvendo a participação do aluno e as situações do cotidiano. Neste contexto, os objetivos deste trabalho são identificar as contribuições de Paulo Freire para um ensino de Química contextualizado e buscar uma interface existente entre o ensino de Química contextualizado e a concepções Freireana de educação.
Material e métodos
Essa pesquisa se baseia na análise bibliográfica da obra freireana e de artigos científicos que tratam da contextualização no ensino de Química. A mesma procura responder a seguinte indagação: Quais as contribuições de Paulo Freire para contextualização no ensino de Química? Ao tentar responder a essa indagação, como fundamentação, elementos que compõem a base do pensamento freireano sobre educação, que darão sustentação as nossas reflexões posteriores, buscando relacionar a contextualização no ensino de Química e às ideias pedagógicas de Freire. Isso nos permite classificá-lo como uma pesquisa exploratória de cunho bibliográfico em ensino de Química.
Resultado e discussão
Pesquisas sobre o ensino de Química contextualizado revelam que existem vários entendimentos sobre contextualização. No entanto, podem ser sintetizadas em dois grupos. O primeiro considera a contextualização como estratégia metodológica de ensino de conceitos que despertam o interesse do aluno, possibilitando uma melhor aceitação da Química. Esse entendimento apresenta o cotidiano como mote para o desenvolvimento de conhecimentos das ciências. No segundo, a contextualização é vista como um princípio que contribui com a formação do aprendiz e aponta o cotidiano do aluno não como mote, mas como fonte para construir e reconstruir conhecimentos químicos que viabilizam uma leitura do mundo e possibilitam tomadas de decisão fundamentadas cientificamente, favorecendo o exercício da cidadania, ou seja, uma contextualização na perspectiva da transformação da realidade social.
A concepção exposta no segundo grupo é que possui uma interface com os princípios metodológicos defendidos pela concepção dialógica freireana. Princípios estes, que considerem o conhecimento prévio do aluno e os problemas existentes na sua realidade, ou seja, o ensino é voltado para a formação de um educando crítico, capaz de exercer com propriedade seu papel de cidadão.
É importante ressaltar que Paulo Frei não menciona, em nenhum momento, o termo contextualização. No entanto, a esta em uma visão freireana seria ancorada em um ensino amparado na “problematização” de situações existenciais, pois, para ele, o que precisa ser feito “[...] é propor ao povo, através de certas situações básicas, sua situação existencial, concreta, presente, como problema que, por sua vez, o desafia e, assim lhe exige resposta, não só no nível intelectual, mas no nível de ação” (FREIRE, 2013, p. 120).
Conclusões
Após o estudo sobre o tema, podemos concluir que a contextualização no ensino de Química que se aproxima de uma proposta de contextualização na concepção freireana seria um ensino voltado para a formação cidadã. Ensino este que teria, como ponto de partida, situações existenciais como tema para a contextualização do conteúdo, ou seja, ensino de Química contextualizado, na perspectiva da transformação da realidade social.
Agradecimentos
Referências
COELHO, J. C.; MARQUES, C. A. Contribuições freireana para a contextualização no ensino de Química. Ensino: Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v.9, n.1,p. 49- 62, 2007.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 55. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.
LIMA, Jozária de Fátima Lopes de. et al. Velocidade de Reação: A Contextualização Catalisadores no Ensino de Cinética Química. Química Nova na Escola. N.11, p. 26-29, maio, 2000.