Autores

Mulato da Silva, J.H. (IFCE - IGUATU) ; Mathias de Paula, N.L. (IFCE - IGUATU) ; Alves do Carmo Araujo, M.P. (IFCE - IGUATU)

Resumo

Reconhecendo a importância de atividades lúdicas e a dificuldade dos alunos do 9° ano do ensino fundamental com o ensino da química nas aulas de ciências, o presente trabalho propõe a elaboração e aplicação do jogo intitulado Advinha dos elementos Químicos. Logo após as aulas teóricas realizadas em sala de aula foi aplicado o jogo e em seguida o questionário. O público alvo foi duas turmas do 9° ano de duas escolas da rede municipal do ensino fundamental num total de 30 (trinta) alunos. Para a construção deste jogo foram usados materiais de fácil manuseio. Os resultados obtidos foram muito satisfatórios, mostrando dessa forma que o jogo Advinha dos elementos Químicos é um ótimo recurso lúdico para o processo do ensino aprendizagem dos alunos.

Palavras chaves

jogo; dificuldade; aprendizagem

Introdução

O presente artigo evidencia a criação e aplicação do jogo didático intitulado “Advinha dos elementos Químicos”. O trabalho visa transmitir conhecimento químico na área de ciências da natureza, voltado para os alunos do 9° ano Ensino Fundamental 2, através do jogo lúdico, de caráter pedagógico, composto de afirmações que possibilitam a identificação dos elementos químicos e suas propriedades periódicas relacionadas aos conceitos da tabela periódica. O jogo pedagógico ou didático é aquele fabricado com o objetivo de proporcionar determinadas aprendizagens, diferenciando-se do material pedagógico, por conter o aspecto lúdico (CAMPOS1 p. 2, apud Cunha, 1988). A maioria dos educadores não procuram fazer com que os alunos discutam as causas dos fenômenos, estabeleçam relações da ciência com o cotidiano, enfim, que entendam os mecanismos dos processos que estão estudando (ZANON2, 2008, apud Moreira et al 2012, p. 1). O jogo tem por objetivo fazer com que o aluno reconheça algumas propriedades tanto físicas como químicas dos elementos químicos, sua localização e suas aplicações no cotidiano.

Material e métodos

O jogo denominado Advinha dos Elementos Químicos foram confeccionadas 24 cartões de 7cm x 6cm os quais continham o símbolo do elemento e algumas de suas aplicações e propriedades definidas em quatro tópicos. Foram feitos também 30 targetas de 4cm x 3cm de material E.V.A, sendo 10 na cor amarela, 10 na cor azul e 10 na cor verde, ficando a critério de cada professor a escolha das cores. O jogo consiste na divisão de equipes e entrega das targetas para os membros. Em seguida foram escolhidos três participantes para se aproximarem da mesa onde estava uma tabela periódica e os 24 cartões voltados com a face para baixo. Um dos participantes retira uma carta escolhe um numero de 1-4 e entrega ao professor para o mesmo fazer a leitura da dica que se encontra no cartão, tendo uma segunda oportunidade de escolher outro número diferente do primeiro caso deseje a segunda dica. Caso o participante acerte ele colocará sobre o elemento a targeta colorida. Caso contrário o professor indicará a resposta correta e prossegue com o próximo participante. Vence o jogo a equipe que terminar primeiro com suas fichas.

Resultado e discussão

Após aplicação do questionário obteve-se o seguinte resultado: Ao responderem a questão 1, dos 30 alunos 76,7% afirmaram que o jogo adivinha dos elementos químicos foi bom. Quanto à questão 2, sobre o uso de jogos na sala de aula, 56,7% segundo dos entrevistados disseram que a aula torna-se interessante, pois são diferentes das aulas normais, contribuindo para a melhor compreensão dos assuntos. Ao responderem a Questão 3 , 70% dos alunos concluíram que sim a aprendizagem é influenciada positivamente com a utilização de jogos nas aulas de Ciências, e que 73,3% tem a preferência que o jogo seja realizado em grupo (questão 4), pois o jogo pode proporcionar o debate dos alunos com os seus colegas, facilitando dessa forma uma melhor aprendizagem dos mesmos. E dessa forma possibilita o estímulo à participação e o interesse nas aulas e assuntos de Ciências, contribuindo para uma aprendizagem prazerosa desvinculada da situação formal de aprendizagem. Com relação se é mais fácil aprender o conteúdo de Ciências com o auxilio d um jogo, 70% afirmaram que sim, que o jogo auxilia de forma mais dinâmica e prazerosa a assimilação do conteúdo em sala de aula.




Conclusões

A partir dos dados obtidos pode-se afirmar que a prática de jogos no ambiente escolar é de extrema importância, devido à influência que os mesmos exercem nos alunos, preenchendo as lacunas abstratas de conteúdos abordados em sala de aula, pois quando eles estão interagindo de forma prática com o lúdico, a aula fica mais proveitosa e observa-se uma melhor eficácia no processo de ensino e aprendizagem.

Agradecimentos

IFCE – Campus Iguatu

Referências

1CAMPOS, L. M. L.; BORTOLOTO, T. M.; FELICIO, A. K. C. A produção de jogos didáticos para o ensino de Ciências e Biologia: uma proposta para favorecer a aprendizagem. Caderno dos Núcleos de Ensino, p.35-48, 2003.
2ZANON, D. A. V.; GUERREIRO, M. A. S.; OLIVEIRA, R. C. Jogo didático Ludo Químico para o ensino de nomenclatura dos compostos orgânicos: projeto, produção, aplicação e avaliação.