Autores

Nascimento, R.C. (INSTITUTO FEDERAL GOIANO CAMPUS RIO VERDE-GOIÁS) ; Campos, F.A. (INSTITUTO FEDERAL GOIANO CAMPUS RIO VERDE-GOIÁS) ; Silva, F.C.B. (INSTITUTO FEDERAL GOIANO CAMPUS RIO VERDE-GOIÁS) ; Branquinho, A.C. (INSTITUTO FEDERAL GOIANO CAMPUS RIO VERDE-GOIÁS) ; Aguiar, A.C.R. (INSTITUTO FEDERAL GOIANO CAMPUS RIO VERDE-GOIÁS)

Resumo

A feira de ciências é uma atividade que compõe o mais completo processo de divulgação científica. Inicialmente, a feira de ciências tinha apenas o caráter demonstrativo, mas passou a ser investigativa, sendo usada para desenvolver a habilidade de trabalhar em grupo e para responder diversas questões. Além disso, ela pode ser utilizada como recurso didático para facilitar a aprendizagem. Dessa forma, o objetivo deste projeto foi utilizar a feira de ciências para estimular o pensamento científico e uso da criatividade e avaliar sua utilização na melhora da aprendizagem. Foi possível constatar, após a realização da feira, que a correlação entre teoria e prática promoveu melhor a fixação e o entendimento dos conceitos relacionados e estimulou a participação dos alunos em trabalhos em grupo.

Palavras chaves

Feira de Ciências; Aprendizagem; Experimentação

Introdução

A feira de ciências é uma atividade que compõe o mais completo processo de divulgação científica, além de transmitir cultura científica. No Brasil, as primeiras feiras de ciências surgiram na década de 60 em São Paulo pelo Instituto Brasileiro de Educação, Ciência e Cultura (IBECC) (NETTO, 2010). A princípio a feira de Ciências tinha apenas o caráter demonstrativo, mas passou a ser investigativa, como afirmou Mancuso (2000). Tais feiras eram uma inovação para a época e serviam para familiarizar o aluno e a comunidade escolar com os materiais de laboratório, com a utilização desses materiais repetindo experimentos encontrados em livros-textos ou atividades feitas pelo professor em sala de aula. Aos poucos as feiras de ciências foram se tornando trabalhos com caráter investigativo, em grupo, sob a orientação de um professor, na busca por respostas de questões do cotidiano ou das diversas disciplinas mediante o método científico (MANCUSO, 2000). A feira de ciências pode ser usada como um recurso para desenvolver certas habilidades como a habilidade de trabalhar em grupos e aguçar a curiosidade, a criatividade e o interesse dos alunos para a área de ciências. Além disso, ela pode ser utilizada como recurso didático para facilitar a aprendizagem. Dessa forma, o objetivo deste trabalho foi a utilização da feira de ciências na tentativa de estimular os alunos para essa área do conhecimento, desenvolver o pensamento científico e uso da criatividade dos alunos em sua aprendizagem, assim como desenvolver a iniciativa experimental tanto de discentes como de docentes e a habilidade para o trabalho em equipe. Este trabalho visou ainda avaliar se a utilização da feira de ciências proporciona uma melhora com relação ao aprendizado do estudante.

Material e métodos

Os temas propostos para a elaboração dos experimentos foram baseados no currículo da disciplina de ciências do ensino fundamental da escola Ismael Martins Vieira. A participação na feira foi aberta a todos os alunos da escola e incluiu a abordagem de temas como: reações químicas, osmose, química de produtos naturais, pilhas, entre outros. Os experimentos utilizados eram simples e de fácil execução e foram montados nas salas de aula e no pátio da escola, sendo as salas separadas por áreas afins. A execução dos procedimentos foi realizada sob a supervisão dos estagiários e orientação do professor regente que auxiliaram tanto no desenvolvimento quanto no acompanhamento durante a feira. A visitação da feira por alunos e comunidade local foi aberta nos três períodos letivos. A avaliação da utilização da feira de ciências para a melhora do aprendizado foi feita através de questionário subjetivo com intuito de avaliar a visão dos alunos com relação aos conceitos apresentados antes e após a realização da feira e incluíram as seguintes perguntas: 1)Você já participou de uma feira de ciências antes? 2)Qual foi sua visão sobre os experimentos. Responda sim ou não:(a) Você conseguiria desenvolver os experimentos sem as explicações teóricas?(b)Você já tentou fazer algum experimento deste tipo em casa? 3)Você conseguiu entender o conteúdo proposto pelo professor em sala de aula antes da feira? E depois da feira de ciências seu entendimento foi melhor? 4)Quais foram os pontos positivos e negativos da feira de ciências? O que você acha que deveria mudar? Os conceitos utilizados nos experimentos da feira de ciências foram trabalhados anteriormente com as diferentes turmas e os questionários de avaliação do uso da feira de ciências foram aplicados na semana seguinte a sua realização.

Resultado e discussão

Foi possível verificar que ao frequentar a feira de ciências e observar a execução dos diferentes experimentos, tanto os alunos quanto os visitantes demonstraram grande interesse pelos temas abordados. A feira de ciências despertou a curiosidade e fez com que os alunos tivessem um grande envolvimento na preparação e na apresentação dos projetos. Os alunos demonstraram grande interesse buscando apresentar temas novos e também, alguns temas já conhecidos por eles. Após a realização da feira os alunos responderam os questionários e observou-se que cerca de 80% dos alunos conseguiu correlacionar a prática com a teoria vista anteriormente, o que promoveu melhor a fixação e o entendimento dos conceitos e que a maior parte dos alunos apresentou dificuldade em entender os conceitos apresentados antes da realização da feira de ciências. Além disso, o desenvolvimento da feira de ciências estimulou a participação dos alunos em trabalhos em grupo. Pelos questionários analisados se observou que os alunos demonstraram interesse em realizar atividades que não contemplasse apenas o tradicional ensino “lousa e giz” e que muitos deles, mesmo sem orientação, já haviam tentado realizar algum tipo de “experimentação” fora do ambiente escolar, o que mostra que este tipo de prática aguça a curiosidade do aluno e faz com que o processo de aprendizagem seja facilitado, além, de mais prazeroso. Dessa forma foi possível constatar que a Feira de Ciências conseguiu resgatar o interesse pela experimentação e pesquisa, já esquecida por alguns discentes e docentes, pois constituiu um completo processo de aprendizagem e divulgação científica, além de resgatar o interesse dos alunos pela área de ciências e incentivar a interação dos alunos com seus colegas no desenvolvimento de trabalhos em grupo.

Conclusões

O intuito foi desenvolver o conhecimento dos alunos e ouvintes em temas relacionados à área de ciências, através da experimentação e correlação com os conceitos envolvidos. Os alunos entenderam e correlacionaram temas cotidianos com os conteúdos abordados na escola,o que proporcionou uma visão de como a ciência está presente na vida considerando as explicações científicas. Além disso, a utilização da feira de ciências se mostrou muito eficaz, pois proporcionou a melhor fixação e o entendimento dos conceitos relacionados e estimulou a participação dos alunos em trabalhos em grupo e de pesquisa.

Agradecimentos

Ao IFGoiano – Campus Rio Verde e à Capes

Referências

MANCUSO, R. Feira de Ciências: produção estudantil, avaliação, conseqüências. Contexto Educativo Revista Digital de Educación y Nuevas Tecnologías, Buenos Aires, v. 6, n. 1, p. 1-5, 2000.
NETTO, Luíz F. Feira de Ciências. Disponível em: < http://www.feiradeciencias.com.br/ >. Acesso em 30 de Maio de 2015.