Autores

Santos, G.P. (IFMT) ; Arruda, E.H.P. (IFMT) ; Leão, M.F. (UFRGS E IFMT)

Resumo

Este estudo relata uma ação realizada em 2014 no Estágio Supervisionado I do Curso de Licenciatura em Química do IFMT. Esta ação envolveu estudantes do 9º Ano de uma escola pública de Barra do Bugres-MT, cujo objetivo foi estudar um modo sustentável de usar produtos de limpeza e de água nos lava a jato. Foram discutidos os impactos causados pela utilização demasiada de produtos químicos, além das questões socioeconômicas envolvidas. A pesquisa permitiu levantar alternativas que foram levadas até as empresas da cidade na busca por consumo equilibrado e pela reutilização dos recursos naturais. Espera-se que os proprietários adotem algumas destas medidas, o que irá contribuir na preservação do meio ambiente. Do ponto de vista educativo a ação foi positiva evidenciou o papel social da química.

Palavras chaves

reutilização; recursos naturais; preservação ambiental

Introdução

O fato que difere o ser humano dos demais seres vivos é que o homem faz sua própria história, modificando constantemente as condições naturais de vida e propiciando situações mais favoráveis à sua (CORDEIRO, 2003). No passado buscava-se, exclusivamente, garantir a sustentação econômica das linhas de produção. Quando um determinado recurso aproximava-se da exaustão, o avanço tecnológico garantia a sua substituição por novos materiais. No entanto, esta medida não bastou para minimizar os problemas causados pela finitude dos recursos (THEODORO, 2000). No Brasil, se tem a prática de lavar veículos em lavanderias a jato que utilizam produtos de limpeza sem compromisso de não agredir o meio ambiente. De fato a ação do homem sobre a natureza trouxe muitas consequências para a humanidade, exigindo que a sociedade em geral repensasse suas atitudes. Esse repensar levou à escola a desenvolver educação ambiental, ainda que não tão efetiva como devia. Nesse aspecto é imprescindível que a escola oportunize ao aprendiz o desenvolvimento da consciência ecológica, através de ações pedagógicas individuais e coletivas (DIAS, 2004). É preciso transformar o processo educativo em um momento dinâmico e reflexivo, motivador de aprendizagens de cuidados com o meio ambiente e com as pessoas. Segundo Leff (2001), o saber ambiental deve estar atribuído a uma visão estratégica de desenvolvimento em longo prazo, que lhe confere um sentido para além do uso de recursos cotidianos, constitui objetivos associados ao desenvolvimento da conservação da natureza ou para a preservação da qualidade ambiental. Diante do exposto, este texto teve como objetivo relatar uma ação, de cunho ambiental, desenvolvida durante a realização do Estágio Supervisionado I, do Curso de Licenciatura em Química do IFMT.

Material e métodos

O Estágio Supervisionado I foi desenvolvido em uma escola pública da rede estadual de educação de Barra do Bugres-MT. Sua realização ocorreu em 2014 e envolveu estudantes de uma turma de 9º Ano do Ensino Fundamental desta escola. Inicialmente foi realizado o embasamento teórico sobre o assunto, seguido de debates e discussões, buscando um melhor aprofundamento no tema por meio de pesquisas. Foram utilizadas fontes diversificadas para embasar o estudo, tais como: pesquisas, consultas bibliográficas e multimídias, incluindo atividades individuais e coletivas. A professora apresentou o consumo médio de água em um lava a jato, além da quantidade e variedade de produtos de limpeza geralmente utilizados. Na sequência foi estudado o Decreto Estadual 42.159/2009, que estabelece as condições e medidas de controle ambiental para licenciamento de empresas do ramo. Esta legislação, além de apresentar os critérios para a Licença Ambiental Simplificada (LAS), caracteriza em grupos os serviços de acordo com a atividade que exercem e com os produtos que utilizam. Em grupos, os estudantes foram motivados a elaborar propostas que diminuam os impactos ambientais nos lava a jato da cidade. No encontro seguinte foram socializadas as sugestões elaboradas pelos grupos, que posteriormente foram organizadas no formato de um panfleto, com a finalidade de sensibilizar os proprietários para o uso consciente dos recursos naturais e reutilização destes quando possível. Cada grupo ficou responsável de visitar um estabelecimento, entregar os panfletos e conversar com o proprietário e com os funcionários desses lava a jato.

Resultado e discussão

Esta intervenção envolveu ações pedagógicas individuais e coletivas, conforme sugerido por Dias (2004). As propostas contidas no panfleto foram: Instalar caixas/cisternas para captação da água das chuvas, estando elas em condições de higiene e segurança; Procurar consumir produtos de limpeza biodegradáveis; Evitar o descarte inadequado de resíduos líquidos e restos de produtos químicos utilizados para o polimento manutenção e limpeza dos veículos; Comprar embalagens somente quando necessário e observar na hora da compra se existe um modo de retorno das mesmas; Instalar um sistema de escoamento dos líquidos abaixo da rampa de lavagem, no qual as substâncias apolares, como óleo e graxa, fiquem retidas; Construir uma estação de tratamento de efluentes para que a água seja reutilizada; Depois de ser submetida a processo de filtragem em caixa de areia ou cascalho ou a processo de decantação ,a água é bombeada para o reservatório; A caixa de água que recebe a água tratada , manda de volta o liquido para as bombas que serão usadas na lavagem reiniciando todo ciclo. Lembre-se que a água que é um recurso finito, cujo uso requer que evitemos o desperdício, economizar água tornou se meta para alcançar à sustentabilidade nesses empreendimentos de lava a jato. Este panfleto mostra os saberes ambientais construídos pelos estudantes (LEFF, 2001). Propiciar momentos de reflexão ambiental auxilia na formação integral dos indivíduos, levando a serem capazes de analisar a origem dos problemas e procurar alternativas que minimizem ou solucionem tais situações. Neste sentido, Capra (1982) sugere que tenhamos um olhar atento aos pequenos detalhes e que desenvolvamos a capacidade de estabelecer relações entre os movimentos das pessoas com os impactos de suas ações à natureza.

Conclusões

O intuito desta ação foi trazer para discussão a função social da química. Não basta saber que o consumo desregrado de recursos naturais nos lava a jato prejudica o meio ambiente, é preciso buscar soluções para minimizar o problema. Acredita-se que é justamente a partir das crises provocadas por esses embates que poderão emergir as possíveis soluções, mais sustentáveis e comprometida com o social.Precisamos assumir o compromisso de cuidar do ambiente, pois a função da escola é desenvolver e formar cidadãos compromissados com a conservação dos recursos naturais e com a sociedade a que pertence.

Agradecimentos

Ao Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), pela excelente formação ofertada. Aos estudantes participantes, pelo empenho nas questõe

Referências

CAPRA. F. O ponto de mutação. São Paulo: Cultrix, 1982.
CORDEIRO, P. M. de F. O passivo ambiental gerado pela atividade industrial e os reflexos sociambientais de sua desinstalação. Dissertação de Mestrado CDS/UnB. Brasília. 2003.
DECRETO ESTADUAL Nº 42.159 de 02/12/2009. Dispõe sobre o Sistema de Licenciamento Ambiental -SLAM e dá outras providências. Disponível em: <https://www.legisweb.com.br/legislacao/?id=158541> Acesso em: 02 set 2014.
DIAS, Genebaldo Freire. Educação ambiental: princípios e práticas. 9. ed. São Paulo: Gaia, 2004.
LEFF, E. - Saber ambiental; sustentabilidade, racionalidade, complexidade e poder. Petropolis/RJ. Ed. Vozes, 2ª edição. 2001
THEODORO, S. M. C. H. A fertilização da Terra pela Terra: Uma alternativa de sustentabilidade para o pequeno produtor rural. Tese de Doutorado. CDS/UnB. Brasília, 2000.