Autores
Santos, J. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUI) ; Dias, J. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUI) ; Araújo, J. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUI) ; Ciriaco, M. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ)
Resumo
Com o auxílio do uso da tecnologia como ferramenta complementar para o ensino de química, elaborou-se em um ambiente escolar, novos métodos educacionais em conteúdo de química, usando os aplicativos softwares educacionais, e com esse recurso de introduzir os alunos a executar os programas de software como crocodile chemistry e (ACD/Chemsketch (freeware)-[noname01.sk2]), tiveram-se resultados positivos. Portanto ao observar a turma-1 do 3º ano do ensino médio, que recebeu o novo método, tiveram suas notas entre 9 e 10, percebendo-se que diminuiu as deficiências em aprender a disciplina, e entende-se que foi de grande auxilio na aprendizagem dos alunos. Portanto é de grande importância a introdução das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTIC) nas disciplinas de química.
Palavras chaves
Laboratório Virtual; Programas Computacionais; Novas Tecnologias
Introdução
Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s), orientam a exploração e emprego da ciência e tecnologia como ferramenta para um ensino mais eficiente e inclusivo, que contribua para a cidadania das pessoas e que estas sejam capazes de se colocar e participar do contexto social no qual estejam inseridos. Atualmente já se observam a introdução das novas Tecnologias da Informação e Comunicação (NTICs) como recursos a serem utilizados no dia-a-dia. (Souza, 2007) Uma das ferramentas utilizadas para um bom desempenho intelectual, foi a expansão da internet e do www. Com isso ocorreu um surgimento de software de fácil utilização, capaz de criar e editar páginas para a web, bem como a expansão de serviços de comunicação como o correio eletrônico os fóruns, chats ou videoconferência vieram permitir novas formas de comunicação a serviço dos diversos setores da comunidade educativa e suas relações com a sociedade envolvente. (Santos, 2011) A partir da década de 1990, a tecnologia passou a ser vista como forte aliada no processo de ensino-aprendizagem, período que se consolidou, também, o reconhecimento da importância em inserir as discussões e práticas destes estudos na formação inicial e continuada do professor. Percebe-se também que além da formação do professor é necessária a formação dos gestores escolares (direção e coordenação pedagógica) como agentes responsáveis pela gestão do uso das tecnologias no cotidiano escolar, nas áreas administrativa e pedagógica, além de se ter consciência que nem toda escola conseguirá lançar mão de tais recursos, pela falta de investimento no setor público educacional brasileiro. (Ferreira, 2009)
Material e métodos
A pesquisa foi desenvolvida em uma escola estadual do Maranhão, no município de Timon, “Centro de Ensino Médio Jacira de Oliveira e Silva”, localizada na rua- São Joaquim, bairro- São benedito (Centro), Cep- 65636-220. Realizou-se a pesquisa com 3 turmas, da referida escola em turno matutino, portanto a pesquisa é do tipo quantitativa que tem como alvo a determinação das quantidades ou proporções dos constituintes, previamente identificados. Elaborou-se em um ambiente escolar, utilizando o programa computacional (software) educacionais Crocodile Chemistry, adaptando-se um laboratório de modo virtual, com o intuito de esclarecer os conceitos de química. Realizou-se aulas com conteúdo do 3º ano do ensino médio, (hidrocarbonetos, nomenclatura de hidrocarbonetos, classificação dos carbonos em uma estrutura orgânica, e uso dos prefixos orto, meta e para). (Silva, 2007) Foram expostos slides sobre os temas, com modo de animação com o intuito de que as aulas pudessem despertar os discentes, em desejar conhecer melhor a disciplina, e em seguida no momento da ministração dos conteúdos, foram expostas todas as aulas em um aparelho data show, com auxílio de um computador contendo um aplicativo de laboratório virtual (ACD/ chemsketch (Freeware) que proporcionou aos alunos, várias técnicas de conhecimento relativo a disciplina de química com mais clareza. (Noda, 2005) Para se obter resultados mais seguros, utilizou-se duas turmas como controle, e aplicou-se a tecnologia em apenas uma sala de aula, posteriormente avaliou-se os alunos, através de questionários de múltipla escolha, tanto na turma-1 que recebeu a nova metodologia de ensino-aprendizagem em aplicativos de modo virtual, como nas turmas- 2 e 3, que não utilizaram o método.
Resultado e discussão
Os resultados obtidos nessa pesquisa, referente aos fatores dos programas
computacionais (software) educacionais Crocodile Chemistry e (ACD/ chemsketch
(Freeware) são representados nos gráficos. De acordo com os alunos, a tecnologia
como ferramenta para o ensino/aprendizagem, foram melhor elaboradas e tiveram um
rendimento favorável no coeficiente da nota de avaliação e fácil assimilação de
conteúdos abordados em sala.
Analisando o gráfico 1. verificou-se que as turmas do 3º ano do ensino
médio, que mais obteve melhor rendimento e desempenho, foi a turma- 1, que
participou da aplicação do novo método utilizando os aplicativos software, cujos
resultados obtidos e transformados em notas, com variação de zero a dez
corresponderam respectivamente 10,0; 9,5 e 9,0; já nas outras duas turmas onde
não foi aplicado o recurso de software registrou-se coeficientes menores cujas
notas registradas atingiram valores 8,0; 5,0 e 4,0, respectivamente; na turma-2,
e os alunos da tuma-3, obtiveram as notas respectivas de 7,0; 5,0; 4,0 e 3,0,
portanto de acordo com a literatura o método utilizado com a tuma-1, teve um bom
rendimento em sua execução.
Verificando o gráfico 2. Percebe-se que há uma enorme necessidade de
investir na tecnologia como ferramenta para o ensino/aprendizagem, pois os
resultados apontam, que das três turmas do 3ª ano avaliadas, após os resultados
tabulados e mensurados, a melhor classificação, como sendo ótima e boa, foi
obtida exatamente na turma onde se aplicou a tecnologia, portanto, os dados da
pesquisa comprovam a importância de se aliar novas tecnologias às práticas
pedagógicas dos professores.
Grafico 1
Grafico 2
Conclusões
De acordo com o regulamento dos parâmetros curriculares nacionais (PCN), (Brasil, 1998) no item II-, diz que é necessário se recorrer à tecnologia como ferramenta complementar para o ensino de química por ser de grande relevância. Verificado os resultados desta pesquisa comprovou-se a veracidade de tal afirmação, pois, é irrefutável o que nos informa os gráficos e avaliação através dessa pesquisa. Portanto a pesquisa comprova a importância da introdução das (NTICs) na educação de ensino-aprendizagem, e desenvolvem o raciocínio, o senso crítico e intelectual dos alunos.
Agradecimentos
Universidade Estadual do Piauí,a orientadora Graça Círiaco(Química),e colegas de graduação em Química.Projeto realizado com apoio da escola (Jacira de Oliveira e Silv
Referências
Ferreira, J.Q. Ambiente virtual no ensino superior de química; uso, aceitação e possibilidades de aprendizagem em uma disciplina de comunicação cientifica. São Carlos. Dissertação de mestrado, universidade de São Paulo. 2009.
Noda, M,S Um ambiente virtual para auxiliar o ensino básico de química / Monografia, Centro Universitário de Marília SP:[S.N]. 2005
Santos, G.L. Laboratório virtual [manuscrito]; um recurso inovador no auxílio ao ensino de química. tcc. Universidade Estadual da Paraíba. 2011.
Silva, J.G. Desenvolvimento de um ambiente virtual para estudo sobre a representação estrutural em química. Dissertação de mestrado, Universidade de São Paulo. 2007.
Souza, G.M.P. A informática como recurso didático para a aprendizagem de física no ensino médio, natal. Dissertação de mestrado, universidade federal do rio grande do norte. 2007.