Autores
Alípio Severo Filho, W. (UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL) ; da Silveira Moura Calheiro, E. (UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL)
Resumo
Durante a disciplina Prática de Ensino em Química que pertence à grade curricular do curso de Química Licenciatura foram elaboradas metodologias capazes de instigar os estudantes oriundos da educação de jovens e adultos (EJA). Trata-se de uma modalidade de educação básica destinada aos jovens e adultos que não tiveram acesso ou não concluíram o ensino fundamental e ensino médio. A prática desenvolveu-se no 9° ano do ensino fundamental onde foi introduzido o bingo como ferramenta fundamental no processo de ensino-aprendizagem. Durante a abordagem do conteúdo programático: elementos químicos, tabela periódica, massa atômica e demais características incluindo materiais e vidrarias utilizadas laboratório observou-se o interesse significativo dos estudantes por essa ciência.
Palavras chaves
Lúdico; EJA; Bingo
Introdução
As práticas realizadas em sala de aula visando os alunos do EJA devem respeitar as peculiaridades de cada aluno, pois a classe em geral apresenta diferentes níveis de desenvolvimento cognitivo. Segundo CHASSOT (1993) é necessário a execução de experimentos que tenham resultados significativos para o estudante onde ele possa correlacionar os conteúdos com a realidade em que estão inseridos. A introdução dos conteúdos relacionados a química são abordados neste último ano do ensino fundamental desta modalidade de ensino. Este primeiro contato com a Química é extremamente importante para o aluno que aprende com maior facilidade o que faz sentido a ele. Assim, o jogo de bingo atua como uma ferramenta lúdica que permite aprender de uma maneira descontraída, inclusive esta modalidade de ensino é oferecida exclusivamente no turno da noite. Segundo FERREIRA, DIAS e OLIVEIRA (2010), as principais barreiras no aprendizado de Química são as dificuldades de correlacionar os conceitos vistos em aula com o cotidiano, a abstração de conteúdos e a resistência dos alunos à disciplina.
Material e métodos
Durante o processo de ensino-aprendizagem, inicialmente ocorreu uma explanação teórica sobre os elementos químicos, suas características, tabela periódica, vidrarias e equipamentos utilizados em um laboratório. Em um momento específico da aula foi aplicado o primeiro bingo referente aos elementos químicos. Em uma cartela de papel cartona tamanho (25cmX15cm) estavam escritos apenas o símbolo de aproximadamente doze elementos químicos mais conhecidos. Assim, foram entregues aos estudantes as cartelas juntamente com algum instrumento de marcação para identificar os elementos já enunciados. Posteriormente, dava-se continuidade ao jogo onde os elementos eram citados em forma aleatória por sorteio. O aluno vencedor precisava completar toda a cartela. O jogo apresenta outras maneiras de ser jogado onde podem ser citadas características do determinado elemento até algum estudante obter a resposta certa. No decorrer das aulas, foi aplicado o segundo bingo que se assemelha ao anterior. Porém, em cada cartela existiam aproximadamente nove equipamentos ou vidrarias utilizadas em laboratório em forma de desenho onde mediante sorteio os alunos demarcavam na sua respectiva cartela a vidraria ou equipamento correspondente. O jogo prossegue até que o primeiro estudante complete sua cartela grite bingo!
Resultado e discussão
Através de meios diversificados de ensino, compete ao professor apostar na criatividade e superar certas barreiras passando a utilizar ferramentas que viabilizem o aprendizado, independentemente da falta de estrutura para tal processo. Os estudantes demonstraram interesse e participacao durante as atividades propostas inclusive nos exercicios teóricos explanados em aula. Conforme salientam CARDOSO E COLINVAUX (2000) o aprendizado em Química depende de muitas variáveis como professor, aluno, recursos didáticos, ambiente sócio-cultural e a maneira como a quimica é abordada. Sabe-se também que as ações do profissional são limitadas por não disporem de recursos didáticos e carga horária ser insuficiente. Ao final desta Prática de Ensino em Química, foram analisadas as auto-avaliações dos alunos em relação as aulas de ciências com ênfase no estudo da química. A maioria dos estudantes salientou a imensa alegria de vir para a aula após um dia de trabalho e encontrar aulas como essas onde conseguiram aprender muitas coisas. Cabe enfatizar o depoimento de alguns alunos reprovados no semestre anterior que disseram sentir-se motivados durante as aulas contextualizando jogos, diversão e principalemente aprendizado.
Bingo dos Elementos Químicos
Bingo das Vidrarias
Conclusões
A realização desta prática baseada no jogo de bingo possibilitou aos estudantes do 9°ano da modalidade EJA da Escola Estadual Lindolfo Silva- Rio Grande do Sul- Brasil, correlacionar teorias, muitas vezes difíceis de serem assimiladas com situações quotidianas importantes. Dessa forma, estudar os elementos químicos, suas características e aplicações incluindo tabela periódica e equipamentos de laboratórios tornaram-se interessante e estimulador. Diante deste contexto, salienta-se a importância em estabelecer uma boa relação professor-aluno-colegas no ambiente escolar.
Agradecimentos
Curso de Química Licenciatura- UNISC Escola Estadual Lindolfo Silva – Sobradinho- RS Departamento de Química e Física- UNISC
Referências
CARDOSO, S. P e COLINVAUX, D. 2000. Explorando a Motivação para Estudar Química. Química Nova. Ijuí, UNIJUÍ, v.23, n.3. p. 401-404.
CHASSOT, A.I. Para que(m) é útil o ensino? Alternativas para um ensino (de Química) mais critico. Canoas: Editora ULBRA,1995.
FERREIRA, M.O.G.; DIAS, I.C.; OLIVEIRA, M.L. Química Encantada: Aplicação de Uma Metodologia Alternativa no Ensino de Química. Universidade Estadual do Piauí – PIBIC, Piauí, 2010.