Autores
Araujo de Oliveira, J. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE RORAIMA) ; Maria Rizzatti, I. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE RORAIMA) ; Silva Souza, J. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE RORAIMA)
Resumo
O presente trabalho teve como objetivo aplicar um projeto de intervenção no ensino de química na escola estadual Fagundes Varela, localizada na zona rural na vila Martins Pereira no município de Rorainópolis, Roraima. Foi elaborado um bingo periódico para abordar os conteúdos da tabela periódica com uma turma de alunos do 1º ano do ensino médio. A atividade fluiu de forma satisfatória, despertou o interesse e curiosidade de toda a turma, e auxiliou numa melhor compreensão do conteúdo.
Palavras chaves
Jogos educativos; Ensino de quimica; Educação
Introdução
Os jogos pedagógicos estão ganhando cada vez mais espaço quando se trata de trazer diversidade como forma de ensino (MELO, 2005), e se apresentam sob diferentes formas de ensino que abstrai, amplia o pensamento do aluno auxiliando no processo de ensino e aprendizagem. Contudo, a atividade envolvendo jogos deve ser levada com seriedade e compromisso, apresentando durante as atividades as regras delimitadas pelos jogos, para assim diferenciar de um jogo comum de um jogo pedagógico, onde o objetivo maior é a real aprendizagem significativa dos brincantes. Segundo Kishimoto (1996), a atividade lúdica está relacionada ao caráter de diversão e prazer que um jogo propicia, e a educativa se refere à apreensão de conhecimentos, habilidades e saberes. A disciplina de Química em si normalmente utiliza o método tradicional como sua estratégia de ensino dos seus conteúdos, centralizando apenas em si a memorização levando ao um ensino totalmente desvinculado do que se espera, conectado com o dia-a-dia e a realidade do aluno. Neste sentido, atividades lúdicas como jogo, teatro, fantoche, experimento, música, entre outros, podem facilitar esta relação entre conteúdo e cotidiano do estudante. Neste sentido, este trabalho teve como objetivo ensinar de forma motivadora e diferenciada o conteúdo de tabela periódica através de um jogo chamado de Bingo periódico com estudantes da escola estadual Fagundes Varela, na área rural do município de Rorainópolis. Destaca-se aqui, que as escolas do interior na sua maioria são esquecidas por projetos universitários. A Escola Estadual Fagundes Varela é composta por estudantes da vila e do campo, sendo assim requerem um certo acompanhamento que venha a somar para um melhor conhecimento dos alunos principalmente na área das exatas.
Material e métodos
O Bingo Periódico foi apresentado aos 20 estudantes da turma de 1° ano B do turno vespertino, na Escola Estadual Fagundes Varela, localizada na Vila de Martins Pereira ás margens da BR 174, no município de Rorainópolis-RR. O bingo (Figura 01) é similar ao bingo tradicional que conhecemos, sendo que produzido com materiais de fácil acesso. São escolhidos 40 elementos químicos mais comuns, que serão recortados individualmente em formas arredondadas com emborrachado. As cartelas foram confeccionadas com papel cartão, cada uma contendo 24 elementos, organizados de forma aleatória. A forma de jogar é a mesma que bingo comum, as pedras são sorteadas, no caso símbolos dos elementos, e quem encher a cartela primeiro ganha o jogo. Com o intuito de se aproximar o aluno com universo da química durante todos os momentos do jogo foram feitas analogias sobre aquele elemento químico com o cotidiano do aluno, e perguntas sobre a sua composição, localização, número atômico, características e demais importâncias relevantes que surgem durante a brincadeira.
Resultado e discussão
Durante as visitas de observação na escola, verificou-se que os alunos tinham muita dificuldade com conteúdos sobre tabela periódica, envolvendo características dos elementos químicos, bem como todos os aspectos que envolvem esse contexto.
Durante a aplicação do jogo os estudantes interagiram, obedecendo as regras estabelecidas. Apesar de se tratar de um jogo individual a interação entre os competidores foi visível e promissora pois eles esclarecem dúvidas entre eles, e responderam perguntas que faziam parte do seu cotidiano e que conseguiram relacionar.
Logo após a atividade foi aplicado um questionário avaliativo visando identificar os impactos que a metodologia diferenciada trouxe como auxilio para melhor compreensão do conteúdo e se o jogo trouxe resultados positivos ou negativos com relação a aprendizagem dos alunos.
Com base nas respostas obtidas verificou-se que os estudantes gostaram da atividade diferenciada. Relataram que não conseguiam inserir o que aprendiam de química na escola com o seu dia-a-dia e que achavam a disciplina chata e muito conteúdista, e com o jogo puderam observar que no seu cotidiano se deparam com vários elementos químicos e que antes não tinham essa percepção, não faziam essas analogias necessárias onde aplicassem o que se aprende na escola.
Eles ainda relataram que o Bingo Periódico foi um jogo bastante interativo e conseguiram perceber que brincando também se aprende, pois durante o sorteio dos elementos eram feitas perguntas onde precisavam pensar antes de responder. Além disso, também gostaram bastante da presença de acadêmicos com propostas de aulas diferenciadas, por se tratar de uma escola do interior que atende alunos da zona rural é pouco assistida por projetos.
A figura 01 mostra as cartelas do bingo periódico, confeccionadas com materiais de fácil acesso. Cada cartela é composta por 24 símbolos da tabela per
A figura mostra o local onde as pedras do bingo são misturadas.
As pedras do Bingo são produzidas com emborrachado, onde de um lado consta o símbolo do elemento periódico e do outro o nome do mesmo.
Conclusões
A maioria dos alunos cerca de 82 % dizem que acham a disciplina chata e complicada e que gostam de quando são trazidas aulas diferenciadas, afirmando ainda que dessa forma assimilam melhor o conteúdo. Se falando em socialização 93% dos alunos dizem que durante o bingo interagiram de forma satisfatória com os colegas e com os orientadores. Sendo assim podemos concluir que o Bingo periódico ocorreu com êxito, obteve uma boa visão por parte dos alunos, de acordo com os resultados obtidos podemos destaca-lo com relevância a sua prática na disciplina de química.
Agradecimentos
A UERR - Universidade Estadual de Roraima. A Escola Estadual Fagundes Varela.
Referências
KISHIMOTO, T. M. O jogo e a educação infantil. São Paulo: Pioneira, 1994.
MELO, C.M.R. As atividades lúdicas são fundamentais para subsidiar ao processo de construção do conhecimento. V.2 n°1, 2005, pag. 128-137.