Autores
Morais, W.R.S.M. (UFAL) ; Oliveira, V.N.L. (UFAL) ; Silva, M.B. (UFAL) ; Junior, A.C. (UFAL) ; Santos, D.E. (UFAL) ; Lima, S.F. (UNIT)
Resumo
Os jogos lúdicos trabalhados em sala de aula são metodologias pedagógicas bastantes eficazes, já que os mesmos estão de acordo com as expectativas esperadas pelos PCNs, pois podem tornam-se mediadores entre o conteúdo e o cotidiano. O objetivo deste trabalho é incentivar e despertar o desenvolvimento da aprendizagem de forma interdisciplinar, dinâmica e contextualizada através do jogo roleta bioquímica, correlacionando assuntos abordados pelas disciplinas de biologia quanto química.
Palavras chaves
roleta; jogos didáticos ; interdisciplinariadde
Introdução
Nos últimos anos foi necessário reavaliar o currículo do Ensino Médio com a finalidade de discutir sobre os assuntos: o papel da educação e o ensino significativo, efetivo e contextualizado. Pensando nestas novas perspectivas foi necessária uma intervenção. Na qual foi apresentada aos profissionais da educação, os PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais) com o objetivo de orientar os professores na busca de novas abordagens metodológicas. Os jogos lúdicos, trabalhados em sala de aula, são metodologias pedagógicas bastante eficazes, já que eles estão de acordo com as expectativas esperadas pelos PCNs e podem tornar-se mediadores entre o conteúdo e o cotidiano. Segundo, Cunha (2012), um jogo pode ser considerado educativo desde que consiga manter um equilíbrio entre a função lúdica e a educativa. O objetivo deste trabalho é incentivar e despertar o desenvolvimento da aprendizagem de forma interdisciplinar, dinâmica e contextualizada através do jogo roleta bioquímica, correlacionando assuntos abordados pelas disciplinas de biologia e química. A estrutura física do jogo consiste em uma roleta, com um pião no centro, que foi confeccionada com materiais reciclados como, papelão, EVA (emborrachado), CDS para o pião, bola de gude (grande) e para a ampulheta foi utilizada garrafa Pet e areia decorativa (amarela).
Material e métodos
A metodologia foi desenvolvida com os alunos da 3ª série do Ensino Médio da Escola Estadual Profº Anaias de Lima Andrade, situada em Maceió-AL. A atividade iniciou-se como aulas expositivas sobre biomoléculas onde foram abordados: seus conceitos, suas funções, características, importância de conhecê-las e a contribuição da química para esses conceitos. Em seguida foi proposta as curiosidades trazidas pelo livro didático adotado pela escola como, por exemplo: o teste de paternidade. Posteriormente a professora de biologia da escola esclareceu alguns mitos e verdades sobre as biomoléculas e a importância daquela informação no cotidiano. Por fim, aplicamos o jogo lúdico da roleta bioquímica, as biomoléculas trabalhadas para este jogo foram: água, carboidratos, proteínas e enzimas. A turma foi dividida em 5 grupos, com 4 integrantes cada. Inicialmente foram explicadas as regras do jogo para toda a turma, mas durante a resposta das perguntas os jogadores só consultavam suas equipes. No jogo, o pião, depois de girado, para em uma das 12 partes da roleta e cada parte corresponde a um envelope e uma pontuação diferente. O jogador pegava o envelope com a perguntar condizente com o número que o pião parou, tendo um minuto para conversar com outros componentes do grupo e responder. Se o jogador não respondesse corretamente, a perguntar voltava para o jogo e a vez era perdida, já na assertiva, um adesivo é colocado em um integrante do grupo e os pontos eram acrescentados. No final, ganhou o jogo roleta bioquímica quem obteve a maior pontuação, visto que as perguntas tinham pontuações distintas.
Resultado e discussão
A intervenção feita na Escola Escola Estadual Profº Anaias de Lima Andrade,
proporcionou aos alunos outra ideia de aprendizado de química e mostrou que esse
aprendizado pode ser interessante, dinâmico e atrativo. Depois do jogo, os alunos
não só recordaram os conceitos aprendidos anteriormente na disciplina de biologia,
como também dialogaram e encontraram soluções para as questões expostas e
defenderam suas opiniões em equipe, além de entender a importância de todas as
ciências na contribuição do conhecimento cientifico e a ligação que há entre elas
sem perder sua particularidade individual. Segundo Vygotsky (1991), o
desenvolvimento cognitivo do aluno se dá por meio da interação social, ou seja, de
sua interação com outros indivíduos e com o meio, assim, através do jogo aplicado a
ideia do teórico se confirma.
Portanto foi possível através do jogo a roleta alcançar as habilidades e
competências defendidas pelo novo currículo de educação para o ensino médio.
partes do jogo: roleta, pião e cartas de perguntas.
Conclusões
A inserção deste jogo no assunto de biomoléculas permitiu que os alunos pudessem visualizar o conteúdo de maneira clara e objetiva, proporcionando uma nova metodologia de ensino para tais temas do currículo do Ensino Médio. Com isso podemos ressaltar mais uma vez a importância do lúdico nas salas de aula, pois permite grandes mudanças no ambiente escolar.
Agradecimentos
Secretária de Esporte e Educação do Estado de Alagoas, CNPQ, Capes, PROEST, IQB-UFAL.
Referências
CUNHA, Marcia Borinda. Jogos no Ensino de Química: Considerações Teóricas para sua Utilização em Sala de Aula. Química Nova na Escola, São Paulo, v. 2, n. 2, p. 92-98, mai. 2012.
VYGOTSKY, L. S. O papel do brinquedo no desenvolvimento. In: ______. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1991.