Autores

Germano, A.P.P. (UFPE/CAA) ; Brito, J.D.S. (UFPE/CAA) ; Pereira, A.J.S. (UFPE/CAA) ; Leal, A.L.G. (UFPE/CAA)

Resumo

Este trabalho é resultado de uma pesquisa com 63 alunos de Licenciatura em Química da UFPE/CAA. O objetivo foi buscar identificar as possíveis dificuldades de aprendizagem vivenciadas durante o Curso, como tentaram superá-las e como iriam minimizá-las, se fossem professores. Cyrulnik (2004) compreende que falta a muitos professores a consciência de serem potencialmente capazes de metamorfosear a vida dos educandos, pois subestimam o efeito de sua pessoa e superestimam a transmissão de seus conhecimentos. Um dos resultados apontou que a maioria dos alunos sentiram necessidade de vivenciar uma relação mais humanizada com seus professores, prática essa que os ajudariam a superar possíveis dificuldades de aprendizagem e que seus professores inesquecíveis foram justamente “os mais humanos”.

Palavras chaves

Resiliência; Ensino-aprendizagem; Relação professor-aluno

Introdução

Em Psicologia o termo “resiliência” é utilizado para descrever a capacidade de recuperação e superação frente às adversidades (FAJARDO, 2012). Leal (2010) considera que interfere nesta capacidade, o ambiente no qual a pessoa se encontra, a presença ou a ausência de pessoas sadias ao seu redor e o contexto político, religioso, social e cultural no qual se desenvolve, entre tantas outras coisas. Para Poletti e Dobbs (2007), a resiliência é favorecida pela presença de pelo menos uma pessoa capaz de manifestar uma atitude de compaixão pelo outro. Fora a família e pessoas próximas, com frequência o professor pode ser esse adulto que serve de modelo positivo. Fajardo, Minayo e Moreira (2010) afirmam que saber lidar com as formas de fortalecer a resiliência é a chave para a educação cumprir objetivos fundamentais. Cyrulnik (2004) compreende que os professores podem ser encarados como tutores de resiliência de seus alunos se, além de se ocuparem da transmissão dos conteúdos acadêmicos, também os auxiliarem e os fortalecerem na capacidade de responderem de modo consistente às dificuldades da vida, superando possíveis eventos traumáticos. Jesus (2008) afirma que a identificação do aluno com o professor passa muito pela satisfação obtida na relação estabelecida. Para potencializar a criação de “laços” com os alunos, os professores devem evitar o distanciamento, a “neutralidade afetiva” e o autoritarismo. Baseados nisso, buscamos observar a capacidade de superação de possíveis dificuldades de aprendizagem em estudantes universitários, investigando como percebiam a relação com seus professores e suas metodologias, refletindo também sobre suas futuras atitudes, em um ambiente que poderia ou não auxiliar no fortalecimento da resiliência.

Material e métodos

Foi realizada uma pesquisa com 63 alunos de Curso de Licenciatura em Química da Universidade Fedral de Pernambuco (UFPE), Centro Acadêmico do Agreste (CAA). O seu objetivo foi buscar identificar as possíveis dificuldades que os mesmos apresentaram no decorrer do Curso, como tentaram superá-las e/ou minimizá-las e que estratégias utilizariam para auxiliar os seus alunos, caso fossem professores. Utilizou-se um questionário com quatro questões do tipo abertas, em que os entrevistados tinham total liberdade de resposta. Ele abordou as dificuldades encontradas na aprendizagem da Química e como fizeram para superá-las. O tempo para que respondessem as perguntas não foi previamente estabelecido e estivemos à inteira disposição para dirimirmos possíveis dúvidas. Para preservar suas identidades, pediu-se apenas suas iniciais, idade e período que estavam cursando. Os alunos participantes tinham entre 17 e 35 anos, sendo 45 do sexo feminino e 18 do sexo masculino e estavam matriculados do segundo ao décimo período do Curso. Como as questões foram do tipo abertas, houve um número de respostas maior do que o número de entrevistados, já que cada um poderia apontar mais de um aspecto. Após a entrevista, os questionários foram recolhidos e analisados detalhadamente para a produção deste artigo. Os seus resultados foram organizados em tabelas. Antes de apresentarmos os resultados desta pesquisa, é fundamental esclarecer que eles não representam o pensamento de todos os alunos do Curso de Licenciatura em Química da UFPE/CAA, já que, como já mencionado, se obteve a adesão de apenas 63 participantes. Na verdade, se trata apenas de um recorte dentre o universo de alunos que compõe o referido Curso.

Resultado e discussão

Na Tabela 1, nota-se que 48,62% dos alunos acreditam que suas maiores dificuldades para compreensão e aprendizagem dos conteúdos resultam na metodologia adotada pelo professor e por sua qualificação. Em uma pesquisa com 72 alunos do Curso de Licenciatura em Matemática, Silva, Silva e Leal (2014a) mostraram que as questões referentes à didática e ao despreparo do professor foram apontadas por 21,09% alunos, um percentual bem menor do que o encontrado no depoimento dos alunos de Química. Na Tabela 2, nota-se que a grande maioria dos alunos busca sanar suas dificuldades sem recorrer ao auxílio do professor, recorrendo ao mesmo apenas em 4º lugar (apenas 6,18%). Estes achados mais uma vez estiveram presentes no estudo de Silva, Silva e Leal (2014a), em que apenas 7,62% solicitaram ajuda ao professor. Em outra pesquisa realizada com alunos do Curso de Pedagogia (SILVA, SILVA e LEAL 2014b), contudo, o cenário se mostrou diferente: 51,27% afirmaram recorrer ao professor quando sentem dúvidas em relação ao conteúdo das disciplinas. Na Tabela 3, os resultados demonstram que os alunos acreditam que a dedicação do professor é algo relevante no processo de aprendizagem, pois 60,97% afirmaram que se fossem professores fariam aulas mais dinâmicas e disponibilizariam horários extras. Seguindo outra direção, 39,02% acreditam que o perfil humanista é o que mais interfere na aprendizagem. Na Tabela 4, 62,34% dos alunos participantes da pesquisa consideraram que os professores inesquecíveis foram aqueles com características positivas, enfatizando os mais humanos, resultado, de certa forma, surpreendente, já que, como já abordado na Tabela 3, o auxílio aos alunos foi citado em mais de 60% das respostas como devendo ser dado prioritariamente a partir do aprimoramento de aspectos técnicos.

Figura 1.

Tabelas 1 e 2.

Figura 2.

Tabelas 3 e 4.

Conclusões

A metodologia adotada e a qualificação dos professores foram citadas como os maiores obstáculos para a aprendizagem dos alunos e apenas 6,18% dos entrevistados recorrem ao professor diante das dificuldades. Lamentamos o fato e questionamos a efetividade do papel do professor enquanto capaz de fortalecer a capacidade de superação das dificuldades dos alunos, fortalecendo a sua resiliência. A maioria considerou como inesquecíveis, os professores dotados de características mais humanas, o que comprova a necessidade da existência deste tipo de relações.

Agradecimentos

A Deus, que nos abençoa constantemente; à nossa querida orientadora, Ana Lúcia, pelos ensinamentos, carinho e paciência; a todos que contribuíram com este artigo.

Referências

CYRULNIK, B. Os patinhos feios. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
FAJARDO, I. N. Resiliência na prática docente das Escolas do Amanhã. 2012.
FAJARDO, MINAYO E MOREIRA. Educação escolar e resiliência:política de educação e a prática docente em meios adversos. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 18, n. 69, p. 761-774, out./dez. 2010.
JESUS, S. N. de. Estratégias para motivar os alunos. Educação, Porto Alegre, v. 31, n. 1, p. 21-29, jan./abr. 2008.
LEAL, A. L. G. Resiliência e formação humana em professores do ensino fundamental I da rede pública municipal - em busca da integralidade. 2010. Tese (Doutorado em educação) - Centro de educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, PE, 2010.
POLETTI, R.; DOBBS, B. A resiliência: A arte de dar a volta por cima. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.
SILVA, M.A.A.; SILVA, J. B da; LEAL, A.L.G. Formação Humana e Estratégias de Superação das dificuldades de Aprendizagem sob o ponto de vista de licenciandos do Curso de Matemática. In: II Encontro Internacional de Educação e Espiritualidade. Recife-PE, 2014a.
SILVA M. A.A.; SILVA, L.B. da; LEAL, A.L.G. A importância da Relação Humanizada professor-aluno para a superação das dificuldades de Aprendizagem. II Encontro Internacional de Educação e Espiritualidade. Recife-PE, 2014b.