Autores

Sousa, R.S.R. (UEPA) ; Botelho, D.A. (UEPA) ; Bicho, V.A. (UEPA) ; Queiroz, L.C.S. (UEPA) ; Oliveira, D.J. (UEPA)

Resumo

É essencial que o Ensino de Química esteja vinculado a realidade do aluno, é nesta perspectiva que a utilização de abordagens que contextualize os conhecimentos químicos, são fundamentais para propiciar um ensino desfragmentado e acessível para o aluno. Embasado neste pressuposto, foi elaborado um Software Educacional denominado Quiz Orgânico. A proposta educativa desenvolveu-se em três etapas: criação, aplicação e avaliação (questionário). Os dados evidenciaram uma ampla aceitação, dos quais 80% dos alunos responderam ser interativo/instigador e 20% consideraram regular/bom. Ainda questionados sobre o Software, 90% avaliaram positivamente a abordagem apresentada. A proposta possibilitou o acesso a uma química compreensível, mostrando que esta é uma ciência dinâmica e vital para a vida.

Palavras chaves

Ensino de química; Software Educacional; Química Orgânica

Introdução

O ensino da química tem como função primordial, formar cidadãos ativos com a capacidade de participar criticamente das questões sociais em que estão inseridos, sendo esta função vinculada ao conteúdo ministrado em sala de aula. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB Lei Nº 9.394/96), no seu Art. 22, dispõe da finalidade da educação básica como formação comum indispensável para o exercício da cidadania, para o progresso no trabalho e em seus estudos posteriores. Embasados nesse pressuposto, é que o ensino de química tem necessitado de abordagens que contextualize os conhecimentos químicos com a realidade do aluno, e como fruto propicie um conhecimento científico desfragmentado e acessível. Na perspectiva de tornar o ensino de química mais dinâmico, se têm utilizado diferentes metodologias capazes de auxiliar os alunos no processo de ensino-aprendizagem. Dentre as várias metodologias existentes, tem-se os softwares, que são programas computacionais que permitem diferentes meios de registro e representação da realidade, sendo capazes de proporcionar formas diversificadas de estruturar as atividades de ensino de aprendizagem em Química, podem ser eficazes no desenvolvimento da interpretação e compreensão do conteúdo, por meio da investigação, redescoberta e construção de conceitos (KULIK, 2002; BELL E FOGLER, 1995). Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo propor um software educacional na forma de Quiz, entretenimento baseado em perguntas e respostas, para o estudo de funções orgânicas inseridos na temática medicamentos, desenvolvido pelos autores para ser utilizado no Ensino de Química. Para que este possa contribuir na diminuição dos índices de rejeição e favorecer o interesse e aceitação dos alunos em relação a disciplina.

Material e métodos

O Software Educacional Quiz Orgânico, partiu da necessidade de se desenvolver uma abordagem diferenciada para o ensino de funções orgânicas, inserida em uma temática do cotidiano, nesse caso, Medicamentos. Para a criação e aplicação desta proposta, o trabalho e a pesquisa foram desenvolvidos em três (3) etapas: 1. Criação do Software: Foram feitos levantamentos bibliográficos para a inserção de conteúdo teórico e elaboração de perguntas e respostas e criação do designer gráfico contendo imagens e animações. 2. Divulgação e aplicação do Software: O trabalho foi desenvolvido em uma turma do 1° ano do Curso de Licenciatura em Química da Universidade do Estado do Pará, com 28 alunos. A priori se fez uma abordagem ressaltando a importância da Química Orgânica na vida cotidiana dos indivíduos, para posteriormente abordar a química dos medicamentos. Em seguida foi apresentado o Software, permitindo aos alunos conhecerem e “brincarem” entre si com a ferramenta educacional. 3. Coleta de dados: O instrumento de pesquisa utilizado foi um questionário, contendo perguntas abertas e fechadas acerca da temática e da proposta didática. As etapas adotadas foram para verificar a contribuição e a eficácia que um software oferece para o Ensino, em especial o de Química.

Resultado e discussão

Para que o Ensino de Química tenha de fato uma transformação e proporcione ao aluno uma base sólida do conhecimento científico, é fundamental que se construa estratégias de aprendizagem que facilite o ensino e dinamize as aulas. Neste sentido, a proposta do software priorizou oferecer um enfoque diferenciado, proporcionando sentido a Ciência Química que é ensinada durante a educação básica, e dessa forma construindo uma visão mais clara da realidade em nossa volta. Tendo como base esta ideia, a análise dos dados mostraram uma ampla aceitação dos graduandos, sendo que 80% responderam ser interativo e instigador pelas informações contidas no Software, sendo elas acessível ao entendimento, 20% consideraram regular e bom, contudo a quantidade de questões deveriam ser maiores. Ainda questionados sobre o software, 90% dos alunos avaliaram a abordagem da Química Orgânica inserida na temática medicamentos como importante e interessante, principalmente pela contextualização do conteúdo. Para tanto, isto pode ser evidenciado no ponto de vista do aluno identificado como A2: “O software supriu minhas expectativas, achei interessante sua didática, pois contextualizou de forma clara as funções orgânicas, principalmente por estar dentro da questão dos medicamentos, que consumimos e está sempre no nosso cotidiano”. Os dados obtidos através da avaliação dos alunos presumiram a contribuição que o Software Quiz Orgânico pode proporcionar para o ensino, bem como para o enriquecimento do conhecimento científico desses alunos.

Conclusões

A avaliação aqui apresentada evidencia as contribuições que um Software pode oferecer para o ensino, seja ele de química ou de qualquer outra área do conhecimento. Baseando-se nos aspectos observados, a proposta didática, permitiu aos alunos uma nova visão na abordagem do conhecimento científico, em especial por serem alunos em formação inicial para atuação na docência. A proposta possibilitou o acesso a uma química desmistificada e compreensível, mostrando que esta é uma ciência dinâmica e que está no dia a dia de todos, assim como nos medicamentos, substâncias vitais para a vida.

Agradecimentos

Referências

BELL, J.T. e FOGLER, H.S. Virtual reality in chemical en¬gineering education. INDIANA ASEE SECTIONAL CON¬FERENCE, 1995. Proceedings of the 1995. Illinois, p. 16-18, 1995.

KULIK, J.A. School mathematics and science programs benefit from instruction technology. Info Brief, 03-301. Washington DC: NSF, 2002.

BRASIL. Decreto nº 3.860 de 2001. Regulamenta a Lei n° 9.394, de 20 de Dezembro de 1996. Dispõe no Capítulo II, art. 22, a educação básica tem por finalidades desenvolver o educando, assegura- lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornece-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores. Brasil, 2001. Disponível em:<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acessado em: 22 de Maio de 2015.