Autores
Luz, A.J.R.V. (IFMA) ; Mascarenhas, A.S. (IFMA) ; Filho, R.N.M.M. (IFMA) ; Ribeiro, D.G. (IFMA) ; Gonçalves, I.C. (IFMA) ; Sousa, M. (IFMA)
Resumo
O Instituto Federal de Ciências e Tecnologia do Maranhão (IFMA) Campus Caxias, e a comunidade exercem um papel fundamental, na conservação do meio ambiente, o instituto quanto instituição tende a formar cidadãos capazes de compreender as necessidades de preservar o meio ambiente formando uma comunidade consciente das consequências que o lixo pode causar à população e ao meio ambiente, pensou-se em alternativas que visam reduzir este resíduo produzido pelos servidores administrativos e professores no Campus. Assim, no decorrer do trabalho, pretende-se sensibilizar os servidores da importância da reciclagem e reutilização do papel, minimizando a quantidade de papel desperdiçado, pois o que não é enviado para reciclagem é reutilizado no próprio campus.
Palavras chaves
Meio Ambiente; Reciclagem; Papel
Introdução
A geração de resíduos sólidos de modo geral ocasiona danos ao meio ambiente, para que esse efeito diminua é necessário que haja redução, reutilização e reciclagem destes resíduos, assim economizando recursos naturais e tornando-se fonte geradora de renda. Para que este processo de reciclagem e reutilização dos resíduos seja eficaz é necessário que a coleta seletiva seja realizada corretamente, pois a separação dos resíduos conforme o tipo é de suma importância, possibilitando melhor aproveitamento dos resíduos pelas recicladoras. “A coleta seletiva constitui processo de valorização dos resíduos, em que estes são selecionados e classificados na própria fonte geradora, visando seu reaproveitamento e reintrodução no ciclo produtivo” (DIDONET, M. 1999, p.17). O objetivo do projeto de Reciclagem e reutilização do papel visa sensibilizar os servidores do IFMA Campus Caxias quanto à importância de minimizara quantidade de papel desperdiçado pelo campus e propondo uma mudança nos hábitos dos servidores.
Material e métodos
Foi realizada uma pesquisa bibliográfica a respeito do tema para compreendê-lo. A pesquisa foi realizada no instituto Federal do Maranhão – Campus Caxias, onde foram visitadas as salas de aula e salas do setor administrativo, onde observou-se a demanda de papel desperdiçado. Ao tempo que foi feita uma visita à recicladora Princesa Reciclagem situada na cidade Caxias-Ma (A empresa, Princesa Reciclagem transforma materiais recicláveis descartados em uma fonte de renda, de inclusão social e em uma ferramenta eficaz de preservação ambiental), com o objetivo de aprender o processo da reciclagem e reutilização do papel. Após a visita à recicladora confeccionamos caixas de papelão que serviram para separar o papel do rascunho do papel inutilizado, essas caixas foram distribuídas e explicada a sua utilidade em 16 departamentos do campus, esses locais foram escolhidos por consumirem, desperdiçarem, maior quantidade de papel. O papel foi recolhido e parte foi utilizada para a confecção de artesanatos (porta utilidades) que foram distribuídos aos setores Campus Caxias, envolvidos na pesquisa, e a outra parte foi encaminhada para a recicladora. O projeto tem caráter constante, com o objetivo de sensibilizar os servidores do IFMA- Campus Caxias a reduzir o quantitativo de papel desperdiçado.
Resultado e discussão
A reciclagem é hoje o método mais eficiente que há na renovação de recursos ambientais, pois proporciona que um determinado material seja recolocado em seu ciclo de vida útil, fazendo com que não haja necessidade de captação de novas fontes naturais para a produção de novos produtos. (NOVAES, F. 2009). Foi observado que no IFMA Campus Caxias 100% do papel que poderia ser reciclado ou reutilizado, como rascunho, por exemplo, era jogado fora, no lixo comum. Com a entrega das caixas e sensibilização dos servidores houve um recolhimento do papel, deste 70% foi entregue à recicladora Princesa Reciclagem e os outros 30% foram utilizados em uma oficina de reutilização de materiais reciclados, sendo os materiais entregues aos setores pertencentes ao IFMA Campus Caxias. A confecção dos artesanatos foi feita também como forma de apresentar à comunidade as várias possibilidades de reutilização do papel e mostrar a importância também de se conservar o meio ambiente.
Conclusões
A implantação do Projeto promove a educação ambiental, de modo que não se restringe apenas à divulgação de informações sobre preservação e reciclagem, e sim em conhecer e intervir na realidade, reduzindo a utilização de papel produzido no campus e assim minimizando o impacto ambiental que esses resíduos podem causar A sensibilização é uma importante ferramenta na preservação do meio ambiente.
Agradecimentos
Ao Instituto Federal do Maranhão Campus Caxias; a orientadora deste projeto.
Referências
DIDONET, M. O lixo pode ser um tesouro: um monte de novidades sobre um monte de lixo. Livro do professor 8ª edição. Rio de Janeiro: CIMA, 1999.
NOVAES, F. A logística reversa das embalagens de caixas de papelão e seu impacto ambiental. Revista Gestão & Saúde, Curitiba, v. 1, n. 1, p. 24-35. 2009.