Autores

Santos, J.V. (FPD) ; Lima, K.S. (UFS) ; Santos, E.P. (UFS) ; Santos, K.R. (FPD) ; Cruz, M.C.P. (IPISE)

Resumo

Este estudo objetiva discutir uma proposta para o ensino de Química, especificamente a aprendizagem de entropia através da segunda Lei da termodinâmica por meio da desordem de resíduos eletrônicos presentes no planeta. A abordagem foi desenvolvida com 20 alunos matriculados na 3ª Série do Ensino Médio e levou em consideração aspectos da educação ambiental no sentido a contribuir na formação crítica dos alunos. A intervenção executada apontou para nova possibilidade de mediação do conteúdo, apresentando um avanço satisfatório na evolução conceitual, a conscientização e o pensamento crítico dos alunos por questões ambientais foram despertados quanto aos descartes incorretos não só dos resíduos em questão, mas de uma forma geral.

Palavras chaves

Educação ambiental; entropia; resíduo eletroeletrônico

Introdução

A segunda lei da termodinâmica, também conhecida como lei da entropia, mede o grau de ordem ou desordem de um sistema, sua organização. Todas as coisas tendem a desordem com o tempo, por exemplo, máquinas quebram, ocorre evaporação de líquidos a gases; e isto faz com que a entropia do universo aumente. Sob essa luz, se entende que o fato do lixo eletroeletrônico causar desordem ao meio ambiente seria uma proposta viável ao conteúdo entropia, discutido em Termodinâmica. Para Camargo (2009) a termodinâmica pertence ao mundo macroscópico, que lida com as reais possibilidades e os limites que podem ser alcançados por nossos corpos e nossas máquinas, e torna a temática popular no ensino de ciências. A indústria da informação é um mercado que cresce a taxas expressivas, associado ao fascínio e a atração dos jovens por equipamentos eletroeletrônicos mais modernos, levando a uma desordem no meio ambiente devido à forma de descartar esses bens de consumo. Faz parte dos resíduos eletrônicos todo material gerado a partir de aparelhos eletrodomésticos ou eletroeletrônicos e seus componentes, inclusive pilhas, baterias e produtos magnetizados. Os metais como o mercúrio, chumbo, cádmio, manganês e níquel são alguns dos metais pesados presentes nesses aparelhos. Um exemplo muito comum é na soldagem de computadores, a qual se usa chumbo; no visor do celular, mercúrio. Uma forma de minimizar o grau de desordem do ambiente seria uma educação reflexiva não apenas no tocante ao sistema de coleta seletiva. Este trabalho tem como objetivo discutir uma proposta para o ensino de Química baseado na relação entre entropia e o descarte inadequado de resíduos eletrônicos, levando em consideração aspectos da educação ambiental no sentido de contribuir com a conscientização dos alunos pela temática.

Material e métodos

A pesquisa apresenta característica descritiva com aspectos quali- quantitativos. Foi desenvolvida com 20 alunos matriculados numa turma de 3ª série do Ensino Médio no Colégio Estadual Presidente Costa e Silva, localizada na cidade de Aracaju – SE. Utilizamos os quatro momentos da metodologia dialética de Arnoni (2003), os quais estão configurados entre um ponto de partida, uma situação problema, o saber aprendido e o ponto de chegada. O momento resgatando registra a representação imediata do aluno sobre o saber científico, nesta etapa foi aplicado um questionário pré- elaborado para que possa ter uma noção do conhecimento prévio do aluno. O segundo momento foi problematizando e ocorreu à mediação do conteúdo contrapondo ou não o saber imediato do aluno, apontando uma situação- problema. O terceiro momento foi sistematizando e ocorreu um diálogo entre o professor e o aluno diante da situação-problema proposta, com o intuito de elaborar o saber científico. Para tal, foi realizada uma apresentação de três vídeos, seguido de debate, além de aula expositiva. Posteriormente, o momento produzindo, em que o aluno elabora ou produz o que entendeu do conteúdo mediado, essa produção pode ser por meio de uma síntese sendo nesta avaliada a sua forma de expressão, caso o aluno não seja capaz de produzir de forma desejada, ou seja, cientificamente, resgata-se novamente no ponto de partida, sucessivamente quando necessário. Por fim, foi aplicado um novo questionário com questões abertas e fechadas com os mesmos critérios do primeiro momento, com o objetivo de avaliar o que “ficou do conteúdo” ministrado e discutido em sala de aula. Os dados foram avaliados e discutidos na forma de quadro e gráficos percentuais.

Resultado e discussão

De acordo com a figura 01, 57% dos estudantes descartam os resíduos eletrônicos no lixo comum; observou-se também a dificuldade de entendimento dos alunos sobre a correlação do conteúdo com a segunda lei da termodinâmica e a geração e descarte de resíduos eletrônicos, apenas 14% associaram as duas abordagens. Quando os alunos foram instigados se é possível relacionar o aumento exagerado no consumo de equipamentos eletroeletrônicos, meio ambiente e a segunda lei da Termodinâmica foi perceptível à subjetividade nas respostas. Quanto aos possíveis problemas relacionados à desordem mundial: 28% e 13% dos alunos apontaram, respectivamente, a produção de lixo e crescimento populacional como os causadores da desordem mundial, enquanto, 36% afirmam o desmatamento e 23% apontaram o desgaste de equipamentos eletrônicos. Um dos alunos associou a desordem do planeta com o descarte inadequado do lixo eletrônico, o que tem completa correlação com a entropia, a partir disto, uma aula expositiva contextualizada foi ministrada com a introdução do conceito de entropia. A última abordagem consistiu de identificar metais em partes de um computador. Todos os alunos identificaram os metais por suas características físicas. De acordo com o gráfico da figura 02, observa-se que a maior parte dos discentes, 63%, em seus discursos apontaram orientar e conscientizar as pessoas sobre o descarte incorreto como contribuição para diminuir a desordem causada por resíduos eletrônicos. O ensino e a aprendizagem de termodinâmica através do uso de descarte de lixo eletroeletrônico contribui para que o aluno torne-se apto a discutir sobre conhecimentos científicos que se fazem presentes na sociedade e a partir daí compreender processos químicos na poluição ambiental que devem ser evitados.

Figura 1

Justificativa dos alunos no tocante ao descarte dos aparelhos eletrônicos.

Figura 2

De que forma você pretende contribuir para diminuir a desordem causada pelos resíduos eletrônicos no seu bairro e na sua cidade.

Conclusões

Os resultados apontam uma necessidade de discutir o conteúdo entropia, da forma menos abstrata possível, relacionando com situações encontradas no cotidiano. A abordagem dos conteúdos juntamente com esta estratégia torna a aula mais compreensível, facilitando a aprendizagem dos alunos. A entropia, portanto, desempenha um papel muito importante para a formação de um aluno crítico e alfabetizado cientificamente. Pode-se afirmar também que se faz necessário outras intervenções que valorizem a questão da educação ambiental.

Agradecimentos

Ao Colégio Estadual Presidente Costa e Silva, na pessoa do professor regente da turma.

Referências

ARNONI, M. E. B. Trabalho educativo e mediação dialética: fundamento teórico-filosófico e sua implicação metodológica para a prática. In: Seminário Internacional de Educação - Teorias e políticas, UNINOVE, São Paulo, SP. CD-ROM, Seminário Internacional de Educação -Teorias e políticas, ISBN: 85-89852-03-2, 2003.
CAMARGO, F. M. Alunos têm dificuldades com conceitos de Termodinâmica. Agência USP de notícias. São Paulo, 2009. Disponível em: <http://www.usp.br/agen/?p=14999>. Acesso em 07 de abril de 2015.