Autores

Lima, K.S. (UFS) ; Silva, E.L. (UFS) ; Sarmento, V.H.V. (UFS) ; Cruz, M.C.P. (IPISE)

Resumo

Este estudo visa apresentar resultados de uma pesquisa sobre a abordagem metodológica de ensino por meio de resolução de problemas (RP) sobre o tema corrosão eletroquímica do setor de petróleo e gás com licenciandos em Química do 5° período curricular, ofertado pela Universidade Federal de Sergipe, Campus Professor Alberto Carvalho. Os resultados obtidos através das análises dos conhecimento prévios dos estudantes mostraram que eles tinham dificuldade de compreender os processos corrosivos. Diante disto, a metodologia permitiu os estudantes não só compreender melhor o tema como também analisassem os impactos sociais, políticos, econômicos e culturais sob uma perspectiva de Ciência, Tecnologia e Sociedade.

Palavras chaves

Corrosão; Estudo de Casos; alunos de graduação

Introdução

Dentro dos conteúdos de eletroquímica, um tema deixado em segundo plano é corrosão, este fato é atribuído, geralmente, aos obstáculos de aprendizagem apresentados pelos estudantes tal como afirma Sanjuan et al (2009). Acreditamos que e a dificuldade de aprendizagem dos estudantes está relacionada ao fato de que alguns professores não conseguem sanar a deficiência dos alunos por eles mesmos também possuírem lacunas no seu conhecimento acerca do assunto. Diante destas dificuldades, faz-se necessário a busca por abordagens de ensino que trabalhem o assunto de maneira contextualizada e que atraiam a atenção do aluno. Desta forma, o ensino por meio de resolução de problemas (RP) vem se mostrando como metodologia em potencial. Freire et al (2011) defendem que a RP mostra-se mais eficiente que os métodos tradicionais de ensino, especialmente no ensino universitário, visto que esta abordagem promove a conexão entre o conhecimento e situações problemáticas que mostram ao aluno a utilidade do conhecimento, contribuindo para vida profissional e cotidiana dos estudantes. Nesta vertente é que trazemos a RP como abordagem a ser desenvolvida neste trabalho, buscando elaborar atividades contextualizadas e que chamem atenção do aluno, transformando-o em um agente ativo no seu processo de aprendizagem e não somente como mero receptor do conhecimento. O objetivo deste trabalho é apresentar a abordagem de ensino por meio de resolução de problemas aplicada ao ensino de corrosão, buscando investigar este conceito juntamente a estudantes de graduação em Química Licenciatura, do 5° período curricular, ofertado pela Universidade Federal de Sergipe, Campus Professor Alberto Carvalho, e promover contribuições desta ação investigativa para sua formação docente.

Material e métodos

Este trabalho foi desenvolvido na Universidade Federal de Sergipe em Itabaiana, junto a alunos do 5º período do curso de Licenciatura em Química. A pesquisa apresenta cunho quali-quantitativo investigando as contribuições do uso da resolução de problemas (RP) como abordagem para o ensino de corrosão. A metodologia utilizada para coleta de dados prévios sob a temática foi um questionário, como defendido por Gil (2008) que afirma esta como uma técnica de investigação. Quanto aos procedimentos de coleta e análise de dados desenvolveu- se uma pesquisa participativa utilizando-se RP. Apresentou-se aos estudantes narrativas que continham uma situação-problema, o que requereu conhecimentos químicos para obtenção da solução e foi solicitado que eles elaborassem um relatório com as respostas obtidas para a problemática apresentada, os relatórios obtidos serviram de fonte de análise. Concordamos com o entendimento de Freire et al (2011) de que problema é uma circunstância ou questionamento que requer resolução e pode ter caráter social, econômico, etc. Os problemas utilizados neste trabalho foram elaborados de maneira a relacionar corrosão com as tubulações petrolíferas da empresa Petrobrás; utilizados três casos dos quais: “Explosão em gasoduto de petróleo”, discutido com toda a turma a fim de familiarizá-la com a abordagem, que tratava de uma explosão de gasoduto próximo à casa de um estudante, “Aula de campo” abordava um vazamento identificado por uma discente e por fim, “Vagas para estágio” uma questão de concurso que abordava um problema sobre par galvânico. O segundo e terceiro problemas foram trabalhados por grupo.

Resultado e discussão

O questionário investigativo possuía a ilustração da pilha de Daniel que forneceu informações a respeito dos conhecimentos prévios dos estudantes sobre a temática. Neste questionário, conforme ilustra figura 1, 62,50% conseguem observar um processo corrosivo associando a perda de massa do eletrodo de zinco. No entanto, um grande número de discente sente dificuldade em entender os processos distanciando-se dos elementos encontrados na literatura, enquanto, um pequeno número apresenta conceitos que se aproximam da literatura mostrando incorporar o conhecimento ao passo que alguns mostram tangenciar aos conhecimentos científicos. Uma intervenção didática diferenciada foi feita através dos problemas. Os relatórios foram produzidos pelos alunos e analisados segundo Moraes (1999) e obteve-se corrosão como categoria, sendo a ela voltada toda discussão dos relatórios; as subcategorias econômico, conceitual e ambiental distribuem-se nos tópicos trabalhados pelos estudantes para falar do tema e relacionam-se como mostrado na figura 2. Pôde-se identificar que os estudantes conseguiram discernir os estudos de casos por uma perspectiva na qual relacionavam Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) discorrendo sobre os impactos ambientais e os prejuízos financeiros gerados pela corrosão, de que forma o processo corrosivo poderia ser evitado e abordando as considerações envolvidas neste processo eletroquímico. Um dos grupos abordou também a importância que os campos petrolíferos trazem para a sociedade e impulsionam a economia local. Após trabalhar com os estudos de casos os educandos mostraram uma melhora significativa no entendimento de termos específicos tais como cátodo e ânodo apesar de alguns ainda apresentarem resistência a escrever as reações envolvidas.

Gráfico 1

Resultados obtidos de algumas questões do questionário investigativo.

Figura 1

Categoria corrosão e suas subcategorias.

Conclusões

De acordo com os dados obtidos podemos afirmar que a metodologia ensino por meio de resolução de problemas permitiu a obtenção de resultados satisfatórios. Os estudantes mostraram, por meio desta metodologia a compreensão dos conceitos envolvidos nos processos eletroquímicos da corrosão, além de relacioná-los com os impactos sociais, financeiros e ambientais causados por estes. Foi possível comprovar por meio das falas dos estudantes que a discussão entre os grupos possibilitou que os discentes trocassem informações acerca da resolução dos casos.

Agradecimentos

Aos estudantes que participaram da pesquisa e a UFS.

Referências

FREIRE, M. S.; JÚNIOR, G. A. S.; SILVA, M.. G. L. Panorama sobre o tema resolução de problemas e suas aplicações no ensino de química. Revista Acta Scientiae, v.13, n.1, p. 106-120, 2011.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
MORAES, R. Análise de conteúdo. Revista Educação, v.22, n. 37, p. 7-32, 1999.
SANJUAN, M. E. C. et al. Maresia: Uma Proposta para o Ensino de Eletroquímica. Química Nova na Escola, p. 190-197, 2009.