Autores
Fernandes, L.A.A. (UFCG) ; Sales, L.L.M. (UFCG) ; Filho, O.A.E. (UFCG) ; Bezerra, F.B. (UFCG) ; Albuquerque, A.T. (UFCG)
Resumo
O presente trabalho foi desenvolvido na pretensão de contornar as dificuldades da falta de instrumentos no laboratório de Química da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Crispim Coelho – Cajazeiras-PB, com a utilização de materiais alternativos e de baixo custo, para assim melhorar o processo de ensino-aprendizagem. Através da aplicação de um questionário,verificou-se que 57% dos discentes afirmam melhorar a compreensão da teoria com aulas práticas eoutros 49% evidenciam a aceitação da substituição dos itens do laboratório pelo material artesanal. O trabalho mostra a importância da criatividade na aplicação de aulas práticas de Química, além de envolver o aluno na construção do próprio saber.
Palavras chaves
Laboratório; Prática Docente; Concepções Discentes
Introdução
A compreensão do aluno nem sempre pode ser alcançada pela simples explanação da teoria. É imprescindível que o processo de ensino-aprendizagem decorra de atividades que contribuam para que o aluno possa construir e utilizar o conhecimento(BRASIL, 2002, p. 93).O uso da experimentação, na maioria das vezes, é pouco utilizado pelos professores de química, devido ao déficit de vidrarias e/ou aparelhagem, ou atéa falta do laboratório de Química. Segundo Freire (1996), para compreender a teoria é preciso experimentá-las. Freire(1996) ainda afirma que a reflexão crítica sobre a prática se torna uma exigência da relação com ateoria, sem a qual a teoriapode virarapenas falatório e a prática ativismo. O uso de materiais que seriam descartadosno lixo,torna-seferramenta didática eficaz para a substituição de alguns aparatos laboratoriais além decaracterizar as concepções que os discentes possuem sobre as aulas práticas, melhorando desta forma o rendimento escolar do discente.
Material e métodos
O trabalho desenvolveu-se na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Crispim Coelho, no município de Cajazeiras – PB, com a participação de 51 alunos do primeiro e terceiro ano do ensino médio. Para início das atividades, ocorreram aulas expositivas sobre os conteúdos didáticos e debates para discutir quais seriam as melhores formas de resolver a problemática da falta de instrumentos para as aulas práticas. Apresentados e listados os equipamentos faltosos no laboratório da escola, os alunos trouxeram materiais alternativos que poderiam substituí-los. No segundo momento, os alunosiniciaram a produção desses equipamentos, utilizando garrafas pet, lâmpadas incandescentes e outros materiais, os quais foram empregados na realização de experimentos químicos. Ao término do trabalho, os alunos foram submetidos a uma entrevista semi-estruturada para avaliar as concepções dos alunos sobre a importância das aulas práticas. Posteriormente, os dados foram tratados e apresentados à discussão dos mesmos.
Resultado e discussão
Mediante os dados obtidos pelo questionário aplicado aos discentes, verificaram-se quais as suas concepções em relação à importância de aulas práticas no processo de ensino-aprendizagem. Observando a Figura 1, um percentual de 57% dos alunos entrevistados afirma que o laboratório é uma extensão da classe, pois a teoria é reforçada pela prática. Já 18% dos discentes, relataram que as aulas ficam mais dinâmicas e atrativas, apreendendo a atenção dos mesmos. Apesar dos resultados, 25% dos alunos não responderam ou não souberam responder. De acordo com a figura 2, que se refere à produção de utensílios laboratoriais com materiais alternativos, 49% dos alunos afirmaram melhorar a aprendizagem do conteúdo teórico, pois exige muita pesquisa para a realização das práticas, porém 4% dizem que é perigoso, pois os materiais não são adequados. Um total de 24% afirma que com isso não haverá desculpas para utilizar o laboratório por falta de vidrarias. Contudo, 23% não responderam ou não souberam responder. Diante do exposto, observamos que 73% os discentes compreendem a importância do uso dos dispositivos alternativos, pois auxilia na construção do conhecimento químico e permite a execução dos experimentos mesmo diante da falta de equipamentos laboratoriais.
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Concepções dos discentes sobre aulas práticas.
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Uso de equipamentos laboratoriais alternativos mediante concepções dos discentes.
Conclusões
Os resultados da atividade desenvolvida apontamuma positividade na produçãodos equipamentos de laboratório em substituição dos que estão em falta, priorizando a aplicação de aulas práticas para a compreensão das teorias no ensino de química.
Agradecimentos
Referências
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei n o 9.394, de 20 de dezembro de 1996.
_____. Ministério da Educação (MEC), Secretaria de Educação Média e Tecnológica (Semtec). PCN + Ensino médio: orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais - Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC/Semtec, 2002.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à Prática Educativa.- São Paulo: Paz e Terra, 1996.