Autores
Fernandes, L.A.A. (UFCG) ; Sales, L.L.M. (UFCG) ; Filho, O.A.E. (UFCG) ; Bezerra, F.B. (UFCG) ; Albuquerque, A.T. (UFCG)
Resumo
O presente trabalho foi desenvolvido na pretensão de contornar as dificuldades da falta de instrumentos no laboratório de Química da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Crispim Coelho – Cajazeiras-PB, com a utilização de materiais alternativos e de baixo custo, para assim melhorar o processo de ensino-aprendizagem. Através da aplicação de um questionário,verificou-se que 57% dos discentes afirmam melhorar a compreensão da teoria com aulas práticas eoutros 49% evidenciam a aceitação da substituição dos itens do laboratório pelo material artesanal. O trabalho mostra a importância da criatividade na aplicação de aulas práticas de Química, além de envolver o aluno na construção do próprio saber.
Palavras chaves
Laboratório; Prática Docente; Concepções Discentes
Introdução
A compreensão do aluno nem sempre pode ser alcançada pela simples explanação da teoria. É imprescindível que o processo de ensino-aprendizagem decorra de atividades que contribuam para que o aluno possa construir e utilizar o conhecimento(BRASIL, 2002, p. 93).O uso da experimentação, na maioria das vezes, é pouco utilizado pelos professores de química, devido ao déficit de vidrarias e/ou aparelhagem, ou atéa falta do laboratório de Química. Segundo Freire (1996), para compreender a teoria é preciso experimentá-las. Freire(1996) ainda afirma que a reflexão crítica sobre a prática se torna uma exigência da relação com ateoria, sem a qual a teoriapode virarapenas falatório e a prática ativismo. O uso de materiais que seriam descartadosno lixo,torna-seferramenta didática eficaz para a substituição de alguns aparatos laboratoriais além decaracterizar as concepções que os discentes possuem sobre as aulas práticas, melhorando desta forma o rendimento escolar do discente.
Material e métodos
O trabalho desenvolveu-se na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Crispim Coelho, no município de Cajazeiras – PB, com a participação de 51 alunos do primeiro e terceiro ano do ensino médio. Para início das atividades, ocorreram aulas expositivas sobre os conteúdos didáticos e debates para discutir quais seriam as melhores formas de resolver a problemática da falta de instrumentos para as aulas práticas. Apresentados e listados os equipamentos faltosos no laboratório da escola, os alunos trouxeram materiais alternativos que poderiam substituí-los. No segundo momento, os alunosiniciaram a produção desses equipamentos, utilizando garrafas pet, lâmpadas incandescentes e outros materiais, os quais foram empregados na realização de experimentos químicos. Ao término do trabalho, os alunos foram submetidos a uma entrevista semi-estruturada para avaliar as concepções dos alunos sobre a importância das aulas práticas. Posteriormente, os dados foram tratados e apresentados à discussão dos mesmos.
Resultado e discussão
Mediante os dados obtidos pelo questionário aplicado aos discentes, verificaram-se quais as suas concepções em relação à importância de aulas práticas no processo de ensino-aprendizagem. Observando a Figura 1, um percentual de 57% dos alunos entrevistados afirma que o laboratório é uma extensão da classe, pois a teoria é reforçada pela prática. Já 18% dos discentes, relataram que as aulas ficam mais dinâmicas e atrativas, apreendendo a atenção dos mesmos. Apesar dos resultados, 25% dos alunos não responderam ou não souberam responder. De acordo com a figura 2, que se refere à produção de utensílios laboratoriais com materiais alternativos, 49% dos alunos afirmaram melhorar a aprendizagem do conteúdo teórico, pois exige muita pesquisa para a realização das práticas, porém 4% dizem que é perigoso, pois os materiais não são adequados. Um total de 24% afirma que com isso não haverá desculpas para utilizar o laboratório por falta de vidrarias. Contudo, 23% não responderam ou não souberam responder. Diante do exposto, observamos que 73% os discentes compreendem a importância do uso dos dispositivos alternativos, pois auxilia na construção do conhecimento químico e permite a execução dos experimentos mesmo diante da falta de equipamentos laboratoriais.
Concepções dos discentes sobre aulas práticas.
Uso de equipamentos laboratoriais alternativos mediante concepções dos discentes.
Conclusões
Os resultados da atividade desenvolvida apontamuma positividade na produçãodos equipamentos de laboratório em substituição dos que estão em falta, priorizando a aplicação de aulas práticas para a compreensão das teorias no ensino de química.
Agradecimentos
Referências
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei n o 9.394, de 20 de dezembro de 1996.
_____. Ministério da Educação (MEC), Secretaria de Educação Média e Tecnológica (Semtec). PCN + Ensino médio: orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais - Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC/Semtec, 2002.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à Prática Educativa.- São Paulo: Paz e Terra, 1996.