Autores
Valentim, D.S.S. (UEAP) ; Silva, D.B. (UEAP) ; Queiroz, R.C.S. (UEAP) ; Silveira, A.J.A. (UEAP)
Resumo
A planta quebra-pedra, foi escolhida por ser muito utilizada na Região Norte, na forma de chá, no tratamento de males do rim. A pesquisa realizada com os alunos na escola pública campo, na cidade de Macapá-AP, mostrou uma tendência pedagógica liberal tradicional. Com as orientações do PCN, e considerando a não utilização do saber popular como eixo de conhecimento de química na rede de ensino amapaense, o chá medicinal foi escolhido como temática de conhecimento. A pesquisa foi realizada ao longo de quatro encontros: no primeiro encontro os educandos visitaram a feira de ervas medicinais. Nos outros três encontros o conhecimento foi articulado com a composição de substâncias presentes na planta. A curva de avaliação de conhecimento, mostrou que os alunos são capazes de entender a química.
Palavras chaves
educação; quebra-pedra; ensino-aprendizagem
Introdução
Dentre as mais diversas plantas com propriedades farmacoterapêuticas e cosmetológicas, abordaremos especificamente neste trabalho a Phyllanthus tenellus, conhecida popularmente como quebra – pedra, utilizada na medicina popular no tratamento de males do rim. Devido a sua ampla utilização, foi escolhida como tema gerador de conhecimento para a educação básica. As estruturas básicas do esteroide e do flavonoide presentes na sua composição química (MIRANDA, G.S., p.104-111, 2013), foram utilizadas como referência na abordagem dos seguintes conteúdos: postulados básicos de Kekulé, hibridização; formação das ligações covalentes sigma e π e o reconhecimento de anéis aromáticos. Na obra "Pedagogia do Oprimido", (FREIRE, P., 1983) defende o ensino dialético, no qual a escola pode deixar de ser campo de reprodução para ser agente de transformação da realidade, possibilitando, desta maneira, estruturar e desenvolver o processo de conhecimento no qual a atuação educativa é um processo de criação e recriação do conhecimento. A literatura mostra a abordagem do ensino e aprendizagem de funções orgânicas por intermédio do eixo temático medicamentos (PAZINATO, M.S., p. 21-25, 2012). Assim todas as associações relacionadas ao dia-a-dia servem como veículo de motivação para crianças e adolescentes no processo de ensino e aprendizagem de Química. Dado o exposto, este artigo teve como objetivo: trazer motivação e melhoramentos no ensino-aprendizagem de química, melhorar a interação educador-educando e divulgar nas escolas públicas amapaenses o tema gerador de conhecimento como ferramenta de ensino e aprendizagem de química orgânica.
Material e métodos
Sujeitos da pesquisa: o processo de ensino e aprendizagem aconteceu em quatro encontros, tendo como sujeitos da pesquisa os alunos do Ensino Médio, da Escola Estadual Tiradentes localizada na cidade de Macapá–AP. A pesquisa foi realizada com vinte e dois (22) educandos, sendo onze (11) do sexo feminino com faixa etária entre quatorze (14) a vinte e cinco(25) anos e onze do sexo masculino, faixa etária entre quinze (15) e vinte e cinco (25) anos. inicialmente foi aplicado um questionário a respeito do uso das ervas medicinais, no que diz respeito a cura de doenças. Primeiro encontro: saberes populares como eixo referencial para pesquisa em plantas medicinais. Na freira livre de venda de ervas medicinais educador e educando coletaram informações a respeito do poder de cura das plantas medicinais mais consumidas pelo amapaense. Segundo encontro: os grupos socializaram e a troca de informações a respeito da visita na feira de ervas, serviu como ponto de partida para o alcance do objetivo da pesquisa. O educador apresentou a composição química da quebra-pedra, e escolheu a estrutura básica de um esteroide e flavonoides, como sendo os componentes químicos indicados para a abordagem química. Terceiro encontro: com as estruturas montadas, os educandos foram solicitados a iniciar uma análise sobre a estrutura básica do esteroide. O aluno foi orientado a escrever todos os detalhes observados na molécula. no que se refere aos postulados de Kekulé, hibridização dos orbitais s e p do carbono. Quarto encontro: a estrutura básica do flavonoide serviu de veículo para a abordagem dos conteúdos: hibridização sp2; formação das ligações covalentes sigma e π; identificação de anéis aromáticos e importância das funções orgânicas na ação biológica.
Resultado e discussão
A pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa e naturalística, por enquadrar o
pesquisador no processo investigativo. A análise dos dados foi descritiva e
interpretativa e indicou um alto grau de motivação dos educandos, assim como
assiduidade e comprometimento com a aprendizagem dos conteúdos abordados. Após
a leitura e análise do primeiro questionário verificou-se que setenta por cento
(70%) dos educandos atribuem poder curativo a erva quebra-pedra (Phyllanthus
tenellus). A construção das moléculas permitiu que os educandos fossem
reconhecendo os conceitos básicos da química orgânica no que diz respeito aos
postulados de Kekulé e a hibridização do orbitais do carbono. Contando o número
de átomos formadores das estruturas, os educandos descobriram a fórmula
molecular da estrutura básica do esteroide e do flavonoide. A figura 1 mostra o
percentual de desempenho dos educandos sujeitos da pesquisa. Este modelo de
aula trouxe a relação entre os saberes populares e a química orgânica. Essa
pesquisa mostrou que o ensino dos conceitos fundamentais de química orgânica,
através do tema gerador quebra-pedra, facilitou a compreensão dos assuntos
abordados. Os conteúdos foram trabalhados de um modo dinâmico, contextualizado,
procurando evitar o ensino sustentado por transmissão-recepção. Esse processo
didático permitiu que os educandos se tornassem agentes de suas aprendizagens,
pesquisando, criando textos, discutindo a relação entre a composição química da
erva quebra - pedra e os conhecimentos abordados.
Avaliação do conhecimento adquirido.
Conclusões
Os diferentes conhecimentos foram sendo progressivamente integrados com a aula de campo realizada na feira livre de ervas. Essa proposta de ensino vem mostrar que os alunos são capazes de entender a química, quando esta se encontra relacionada a fatos relacionados com o dia-a-dia. Neste processo de aprendizagem foi colocado em foco a cadeia básica de um esteróide e de um flavonóide presentes na composição química da quebra – pedra usada no tratamento de males do rim. Essa proposta de ensino e aprendizagem vem contribuir com novos dados para a literatura.
Agradecimentos
A universidade do estado do Amapá, pelos recursos didáticos utilizados para a aplicação do projeto na escola estadual Tiradentes.
Referências
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 13 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.
MIRANDA, G.S.; SANTANA, G.S.; MACHADO B.B.; COELHO, F.P.; CARVALHO, C.A. Atividade antibacteriana in vitro de quatro espécies vegetais em diferentes graduações alcoólicas. Rev. Bras. Pl. Med., Botucatu, v.15, n.1, p.104-111, 2013.
PAZINATO, M.S.; BRAIBANTE, H.T.S.; BRAIBANTE, M.E.F.; TREVISAN, M.C.; SILVA, G. S. Uma abordagem diferenciada para o ensino de funções orgânicas através da temática medicamentos. Química Nova na Escola, V 34, No.1, p. 21-25, 2012.