Autores

Borges, R.S. (UFPI) ; Sousa, R.C. (UESPI) ; Filho, J. (UESPI) ; Bandeira, C. (UESPI) ; Damasceno, R. (UESPI) ; Luiz, G.E. (UESPI)

Resumo

O presente trabalho tem por finalidade trabalho promover a compreensão dos conceitos científicos da termodinâmica, por meio das atividades experimentais, a fim de desenvolver habilidades e competências no ensino de química e oportunizar crescimento intelectual dos alunos.com intuito de ajudar aproximar a química vista na sala de aula com o cotidiano dos alunos, tornando assim as aulas mais dinâmicas. O processo metodológico da pesquisa teve por base uma abordagem de cunho qualitativo. Que foi dividido em dois momentos: aula teórica sobre o conteúdo da termodinâmica (1º Lei) e atividade experimental. Uma vez que a pesquisa mostrou-se importante no processo de aprendizagem como ferramenta metodológica nas quais despertou o interesse dos alunos pelo conteúdo da termodinâmica.

Palavras chaves

: Atividades experimentai; Termodinâmica; Química.

Introdução

O estudo da termodinâmica tem sido motivo de muitas discussões e debates entre pesquisadores e educadores, em relação à forma de apresentar e trabalhar em sala de aula, dito como difícil compreensão dos conceitos básicos, como exemplo calor, temperatura, trabalho, energia interna, entalpia e entropia. Essas dificuldades de aprendizagem em termodinâmica apresentado pelo os estudantes pode ser equiparado com o desenvolvimento de atividades experimentais, ou seja, metodologia diversificada que propicie uma melhor assimilação dos conteúdos e que potencialize as habilidades e competência dos mesmos, o que foi elencado pelo os próprios alunos da disciplina de físico-química (TESTER; MODELL,1997; GALIAZZI, 2002). Como a química é uma ciência tipicamente experimental, que já é reconhecida por filósofos desde o século XVIII. Na qual surgiu através da alquimia, nome dado à química praticada na Idade Média. (AMARAL, 1996). Visto que essa ciência tem uma grande e diversificada produção de conhecimento, uma das formas de auxílio ao ensino aprendizagem é a utilização de atividades experimentais no ensino, onde essas atividades experimentais no ensino básico e superior são relevantes, e que permite um melhor entendimento do que acontece na natureza da química e, da evolução dos conceitos básico da termodinâmica, na qual propicia a construção do saber científico tornando o ensino mais agradável, prazeroso e dinâmico (FREIRE, 2006; BRASIL, 2002). Nesse sentido, o objetivo do trabalho é promover a compreensão dos conceitos científicos da termodinâmica, por meio das atividades experimentais, a fim de desenvolver habilidades e competências no ensino de química e oportunizar crescimento intelectual dos alunos.

Material e métodos

O processo metodológico da pesquisa teve por base uma abordagem de cunho qualitativo. Dividido em dois momentos: primeiro foi aula teórica sobre os conceitos básicos sobre termodinâmica, especificamente (1º Lei) e o segundo foi atividade experimental, de respeito a sua aplicação e a presença no cotidiano, como: Barco a vapor, Balão que não estoura, Garrafa submarino, Diferença entre calor e temperatura, Princípio de Arquimedes e Pressão de uma coluna de líquido com uso de materiais do dia-a-dia. Atividade se deu no próprio pátio da Universidade Estadual do Piauí - Teresina, Piauí, com os alunos do curso de licenciatura em química do 6º período na disciplina de físico-química no total de 40 alunos. A técnica de coleta dos dados se deu por meio de uma entrevista. A coleta dos dados se deu no dia 05 de maio 2015. Após a entrevista os dados foram transcrito de forma íntegra, organizados e informatizados através da utilização de programas como Excel (Microsoft Office 2010). E em seguida foram feitas as interpretações desses dados para as possíveis interferências.

Resultado e discussão

Verificou-se que os alunos afirmaram que foi satisfatório, pois consideraram a atividade relevante nessa ação, na qual possibilitaram que os mesmos participassem, questionassem, interagissem, como nas falas dos mesmos: “[...] esses experimentos permitem ver e correlacionar os assuntos vistos em sala de aula com seu campo de atuação. E que isso tudo permitir colocar em evidência o aprendizado do conhecimento químico teórico com ação social”. Em consonância com o trabalho, constatou que essa atividades no ensino é eficaz, pois facilita a visualização e compreensão de fenômenos químicos, além de despertar o interesse dos alunos pela disciplina (GUIMARÃES, 2009). Observou-se de forma unanime que essas atividades realizadas pelos alunos são relevantes no entendimento dos conceitos químicos, como nos depoimentos dos mesmos: “[...] o estudo das usinas termoelétricas, que objetiva as transformações de energia, nas quais permita conhecer as variáveis inerentes da termodinâmica, e suas aplicações no cotidiano, como o trabalho, calor e temperatura.” Uma vez essas atividades são formidáveis para a aquisição de conhecimentos (AMARAL, 1996). Constatou-se que “Essas aulas são prosaicas na” compreensão da termodinâmica, por isso que todos os professores deveriam fazer esse tipo de atividade, nas quais o aprendizado não está só na sala de aula, mas nos convívios sociais [...] (QUEIROZ, 2004). Observou-se que os alunos conseguem assimilar melhor o conteúdo a partir das suas observações através de experimentos “ uma vez que só estudo teórico não consegue dar suporte para o alunado compreender esses acontecimentos. Por isso que a relação prática e teoria é significante” Assim, a teoria e a prática quando interliga-se tornam a aprendizagem da química mais sólida (RUSSEL, 1994).

tabela

categoria de verificação das respostas dos alunos

Conclusões

Diante da atividade experimental como o uso de ferramentas metodológicas no ensino aprendizagem da química, constatou-se que é relevante a utilização desse método por despertar o interesse pela disciplina e o próprio assunto da termodinâmica (1º Lei), dos quais os alunos conseguiram compreender o conteúdo e sua aplicabilidade. E também sugeriram que todos os professores deveriam usufruir desta ferramenta. Uma vez que esses experimentos ajudam a aproximar a química vista na sala de aula com o cotidiano dos alunos, tornando assim as aulas mais dinâmica e interessante.

Agradecimentos

Referências

AMARAL, L. Trabalhos práticos de química. São Paulo, 1996.
BRASIL. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: ensino médio/ Ministério da Educação, Secretária de Educação Média e Tecnológica. – Brasília: MEC; SEMTEC, 2002.

FREIRE, Paulo. Educação como Prática da Liberdade. 29 ed. Rio de Janeiro: Paz e
Terra, 2006
GALIAZZI, M. C.; ROCHA, J. M. B.; SCHMITZ, L. C.; SOUZA, M. L.; GIESTA, L.; GONÇALVES, F. P. Objetivos das atividades experimentais no ensino médio: a pesquisa coletiva como modo de formação de professores de ciências. Ciência & Educação, Bauru, v.7, n.2, p.249-263, 2001
GUIMARÃES, C. C. Experimentação no ensino de química: caminhos e descaminhos rumo à aprendizagem significativa. Revista Química Nova na Escola. São Paulo, n. 3, p. 198-202, maio, 2009
QUEIROZ, S. L. Do fazer ao compreender ciências: reflexões sobre o aprendizado de alunos de iniciação científica em química. Ciência & Educação, Bauru, v. 10, n. 1, 2004.
RUSSELL, J.B. Química Geral. 2. ed. São Paulo, 1994

TESTER, J.W.; MODELL, M. Thermodynamics and its applications. 3.ed. New Jersey: Prentice-Hall, 1997