Autores
Acácio, R.S. (UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS) ; Morais, W.R.S. (UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS) ; Silva, J.S.C.C. (UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS) ; Silva, A.J.F.S. (ESCOLA ESTADUAL GERALDO MELO DOS SANTOS) ; Rodrigues, R.A.F. (UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS)
Resumo
O ambiente de aprendizagem por descoberta propõe que o educador facilite e ordene os processos de representação por parte do aluno, para que ele se sinta estimulado a explorar alternativas. A aula foi realizada em uma turma do 1º ano, na qual foram realizadas perguntas do cotidiano e anotadas as palavras-chave das respostas dos alunos no quadro. A partir dessas respostas foi explicado o que são reações químicas, e para indicar uma reação de liberação de gás os alunos realizaram um experimento sob supervisão do professor, a partir do qual foi explicado a Lei de Lavoisier e Proust. Foi possível observar maior interesse dos alunos visto que sem perceber, estavam explicitando conceitos da química e estavam intrigados ao perceber que a química não é tão difícil quanto eles pensavam.
Palavras chaves
Cotidiano; Experimento; Lei de Lavoisier
Introdução
Percebe-se que o envolvimento dos alunos com os conteúdos de química não tem sido tão satisfatório, pelo fato de criarem a concepção de que essa disciplina está associada à retenção de regras, deliberação de exercícios numéricos e com o repasse de teorias sem ligações práticas com o cotidiano que resulta na deficiência de assimilar as percepções científicas (MEDEIROS, 2013). Deste modo torna-se difícil a compreensão dos conteúdos por parte do aluno, e a disciplina acaba sendo vista como um amontoado de teorias sem sentido prático (GUIMARÃES, 2009). Nesse sentido procurou-se ampliar o ensino de química por meio da contextualização, da mudança conceitual. Esse trabalho foi baseado no conhecimento prévio dos alunos, no qual procurou-se analisar e pensar sobre a concepção simbólica da química e a vida cotidiana dos discentes, de forma que esses fatores contribuíssem para a participação colaborativa nas atividades, de modo que motivassem na construção do conhecimento científico (WARTHA, 2013). Sob essa perspectiva, esse trabalho, que foi realizado por um aluno de estágio da Universidade Federal de Alagoas, se debruçou em explorar as percepções dos conhecimentos prévios dos alunos, a partir de simples demonstração do cotidiano fundamentando teoricamente dos assuntos abordados e proporcionar aos discentes, estímulo na construção do conhecimento através das suas próprias mudanças conceituais, de maneira que permitissem uma aprendizagem essencial e significativa acerca de reações químicas, Lei de Lavoisier e Lei de Proust à medida que desenvolvessem estratégias de aprendizagem que possibilitassem uma maior interação do assunto abortado em sala de aula com o cotidiano dos discentes, criando competências de forma que os levassem a resolver os problemas.
Material e métodos
Este trabalho foi realizado na Escola Estadual Geraldo Melo em Maceió-AL e para tal, foram necessárias 3 aulas. Na primeira aula, foram realizados questionamentos como "quais as características de um ovo podre em relação a um ovo frito ou cru?", "o que acontece para que as frutas amadureçam?", entre outras. As palavras-chave das respostas dos alunos foram anotadas no quadro e a partir delas foi realizado um fluxo voltado à reações químicas. Em seguida foi solicitado aos alunos colocar em um béquer bicarbonato de sódio e vinagre e dizer o que observaram, bem como compartilhar com os colegas o que eles sabiam acerca de ambos. Na segunda aula, a partir da equação química balanceada da reação que ocorreu entre o bicarbonato e o vinagre, tornou-se possível explicar aos alunos como simbolizar uma reação química, bem como a "ler" uma equação química e suas particularidades. Ao questionar os alunos acerca da equação química representativa do experimento, eles verificaram os átomos dos reagentes e produtos (a recombinação atômica), e disseram que a massa nos reagentes seria igual à massa nos produtos, ou seja, que houve conservação das massas, desta forma conceituaram a Lei de Lavoisier antes que a aula expositiva acerca da Lei fosse realizada. Na terceira aula, a partir do experimento da aula anterior e de uma receita de bolo, os alunos compreenderam que há proporções definidas no preparo de uma comida, de um simples experimento ou de um processo industrial, bem como a importância das proporções definidas para a química a partir do exemplo da água. Após a compreensão do que seriam as proporções definidas e suas aplicações, a conceitualização da Lei de Proust tornou-se facilitada.
Resultado e discussão
Desde o início da aula foi observado interesse nos alunos visto que embora a
aula fosse de química, durante parte do tempo o professor fez apenas
perguntas aos alunos acerca de situações do cotidiano, e a todo momento o
professor instigou a participação de todos os alunos, inclusive dos que não
costumam participar. Houve respostas condizentes ao esperado e comentários
construtivos realizados pelos alunos, pois à medida que respondiam às
indagações do professor, eles acrescentavam com situações vivenciadas por
eles ou que gostariam de vivenciar, como a construção de um vulcão em feiras
de ciências que eles interessam-se em fazer conforme viram em vídeos do
YouTube, e a construção de pequenas bombas caseiras que alguns deles já
haviam feito. Com o experimento, foi possível perceber um aumento
significativo e satisfatório no interesse e domínio da química por parte dos
alunos, pois foram usados materiais que são encontrados na cozinha de quase
todas as casas, a efervescência derivada da liberação do dióxido de carbono
despertou neles a curiosidade acerca da efervescência de outros materiais
como um comprimido efervescente em água, e as discussões geradas durante a
aula despertou o interesse em assuntos diversos, como a presença de gases
nos refrigerantes e elaboração de bombas caseiras.
Conclusões
Pela observação dos aspectos mencionados, foi possível evidenciar a importância de se trabalhar com contextualização e experimentação com materiais de fácil acesso pelos alunos, interligado ao conteúdo disciplinar. Essa atividade foi proveitosa, contribuindo para instigar a curiosidade, maior participação dos discentes, e a criticidade acerca de alguns aspectos, além de facilitar o processo de ensino e aprendizagem das Leis de Lavoisier e de Proust. A bem da verdade, pode-se inferir que a presente metodologia pode facilitar a explicitação de praticamente todos os conteúdos da química.
Agradecimentos
À Escola Estadual Geraldo Melo dos Santos por permitir a realização deste trabalho.
Referências
MEDEIROS, A. S. et al. A importância das aulas práticas no ensino de Química. Anais do IX Congresso de Iniciação Científica do IFRN, 2013.
GUIMIRÃES, C.C. Experimentação no Ensino de Química: Caminhos e descaminhos rumo a aprendizagem significativa, v 31, n 3. Química Nova na Escola, 2009
WARTHA, E. J, SILVA, E. L., BEJARANO, N. R. R. Cotidiano e contextualização no ensino de química.v 35, n 2. Química Nova na Escola, 2013