Autores

Fernandes, D.M.S. (UFC) ; Macêdo, A.A.M. (IFMA, UFMA) ; Macêdo, L.N. (UFMA)

Resumo

A pesquisa almeja entender a relação entre a abstração de conteúdos químicos e a formação da aprendizagem, averiguar a diminuição da abstração dos conteúdos por meio da utilização de Softwares Educacionais (SE), investigar a influência da utilização de SE na diminuição da abstração no processo de ensino/aprendizagem de Química em nível superior, e verificar se o uso de SE é favorável à formação da aprendizagem. Ministrou-se aulas com utilização de SE em aulas de Química Geral I e Inorgânica II sobre assuntos abstratos, depois aplicou-se um questionário. 72% dos licenciandos disseram que a utilização de SE contribuiu muito na diminuição da abstração, 96% afirmaram que os SE, contribuíram positivamente para sua aprendizagem. O uso de SE diminuiu a abstração, contribuindo para a aprendizagem.

Palavras chaves

Abstração; TIC; Softwares Educacionais

Introdução

A química é uma ciência inerente à existência da sociedade como se conhece; saúde, alimentação, habitação, saneamento, são ramos sociais dependentes dos conhecimentos químicos. Este fato agrega à sociedade a necessidade de uma educação química qualificada para sua manutenção e seu desenvolvimento socioeconômico, científico-tecnológico e cultural (BRASIL, 2000; FERNANDES; SALDANHA, 2014). Nesta vertente, revela-se a incumbência dos professores de química na formação de cidadãos críticos e conscientes dos conhecimentos químicos, bem como, de suas aplicações práticas. O Ensino Superior de Química, assim como orienta a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB, Lei nº. 9.394 – 1996, deve promover a formação de profissionais capacitados para o desenvolvimento da sociedade brasileira, logo os cursos de Licenciatura em Química apresentam alto grau de importância para o bem-comum nacional. Segundo Silva (2011) e Gibin e Ferreira (2010), diversas variáveis são corriqueiras no processo ensino/aprendizagem de Química. Como os alunos dos cursos de Licenciatura em Química, são futuros de professores de Química, sua formação deficiente potencialmente proporciona uma propagação das mesmas dificuldades no ensino/aprendizagem de Química para as próximas gerações, gerando círculo vicioso. Dentre as dificuldades que se destacam, está a abstração característica dos conteúdos químicos, tais como: orbitais atômicos e moleculares, simetria e conformação molecular, modelos atômicos e outras, causando dificuldade na aquisição dos conhecimentos pelo licenciando (FERNANDES, 2014). Lima (2014) destaca que as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) têm apresentado um grande desenvolvimento e vasta aplicabilidade em uma gama de áreas, na educação não poderia ser diferente, os computadores, a internet e softwares são potenciais agentes facilitadores e inovadores para o processo de ensino/aprendizagem químico, visto que seu poder de exposição de conceitos abstratos, tornando os discentes e docentes mais próximos dos objetos de estudos. Gibin e Ferreira, (2010), Raupp et al., (2010) e Fernandes (2014) dão ênfase aos Softwares Educacionais (SE) tais como: simulações, softwares-tutoriais e editores moleculares digitais, como contribuintes para o melhor entendimento de conteúdos de nível atômico. Torna-se, então, plausível e necessário estudar a potencialidade da utilização de SE na diminuição do caráter abstrato dos conteúdos químicos dos Cursos de Licenciatura desta ciência, justificando esta pesquisa, a qual tem como objetivos (a) entender a relação entre a abstração de conteúdos químicos e o desenvolvimento da aprendizagem, (b) averiguar a diminuição do caráter de abstrato dos conteúdos por meio da utilização de SE, (c) investigar a influência da utilização de SE na diminuição da abstração no processo de ensino/aprendizagem de Química em nível superior, na óptica discente e (d) verificar se a utilização de SE é favorável à formação da aprendizagem.

Material e métodos

A pesquisa trata de um estudo de caso com abordagem qualitativa e quantitativa, encaixada na vertente exploratória. Utilizou-se um questionário composto por dezoito questões, das quais dezesseis classificadas como objetivas e duas como mistas. O questionário indagava quanto ao caráter abstrato da Química e as dificuldades do aluno decorrente e à influência dos SE na diminuição da abstração e no desenvolvimento da aprendizagem Química. Foi aplicado o questionário a 25 graduandos de um curso de Licenciatura em Química do município de Quixadá-Ceará com faixa etária entre 16 e 55 anos. Foram ministradas duas aulas – (a) uma de Química Inorgânica II (05 alunos) e (b) uma de Química Geral I (20 alunos) – onde utilizou-se recursos das TIC, os SE, como ferramenta para a diminuição da abstração de conteúdos de Química. Na aula de Química Inorgânica II, o assunto abordado foi Simetria Molecular, utilizou-se o SE “Symmetry Resources at Otterbein College”, um site-acervo dotado de uma poderosa interface interativa para exposição de geometrias e simetrias moleculares complexas, o qual está sob Licença Creative Commons 3.0 (CC BY-NC-SA 3.0). Na aula de Química Geral I, o assunto foi Modelo Atômico, utilizou-se um SE de simulação e três de simulação-tutorial: 1º “Modelo Atômico de Dalton” que está sob Licença Creative Commons 2.5 (CC BY-NC-SA 2.5), 2º simulação-tutorial sobre os raios catódicos, o qual está disponível no repositório Rived do MEC sob Licença Pública, 3º simulação “El Experimiento de Rutherford”, estando sob Licença Creative Commons Reconocimiento 2.5 España (CC BY 2.5 ES) e 4º simulação-tutorial “El Modelo Mecánico Cuántico para el átomo” de licença livre. Após ministrar as aulas, o questionário supracitado foi aplicado.

Resultado e discussão

Os dados coletados foram analisados de forma crítica e objetiva. Percebeu-se que, com 22,28% das respostas, a disciplina de Química foi citada pelos licenciandos como a segunda mais abstrata, sendo superada apenas pela disciplina de física (48,1%), disciplinas como Biologia (7,4%), Cálculo (18,52%) e Inglês (3,7%) também foram citadas. Isto mostra que a Química tem realmente caráter abstrato percebido pelos estudantes, o que é também verificado na pesquisa de Gibin e Ferreira (2010) que mostram que as ciências exatas, principalmente Física e Química são consideradas bastante abstratas. Verificou-se que a abstração dos conteúdos é frequentemente uma das causas da dificuldade de aprendizagem para 60% dos participantes, já para 16% ela é sempre a causa das dificuldades, enquanto para outros 16% raramente a abstração é causadora de dificuldade e para apenas 8% nunca causa dificuldade de aprendizagem. A dificuldade mais citada está relacionada à necessidade de imaginar e/ou visualizar as entidades químicas. Dado bastante significativo para a ressalva da abstração é, de fato, uma variável decisiva para as dificuldades enfrentadas pelos licenciandos em Química. Neiva, Stano e Nogueira (2012) complementam que abstração proporciona uma aprendizagem fortemente deficiente, o que é preocupante, ainda mais no Nível Superior. Constatou-se, como pode ser visto na Figura 1, que a utilização do SE, na opinião de 72% dos participantes disseram que contribuiu muito para a diminuição do caráter de abstração dos conteúdos químicos, 16% afirmaram contribuir parcialmente, 4,0% disseram contribuir pouco e 8,0% negaram ter havido alguma contribuição. Isto evidencia que os SE são ferramentas potentes na explicitação de fenômenos e entidades químicas que estão presentes nos conteúdos, porém distantes da realidade macroscópica dos estudantes. Wu e Shah (2004) obtiveram resultados semelhantes ao utilizar SE para tornar mais concreto o estudo sobre estrutura cristalina e estequiometria. Observou-se que conforme explícito na Figura 2, que são várias as modificações das condições de aprendizagem quando ocorre a influência da variável da utilização de SE, 26,69% afirmaram interessar-se pelo conteúdo abordado, 25,15% disseram compreender os conteúdos a partir de informações distantes da realidade macroscópica (assuntos sobre fenômenos subatômicos, por exemplo), 24,54%, responderam formar um conhecimento mais concreto e 23,62% alegaram ter melhorias na capacidade de imaginar e/ou visualizar modelos, mecanismos, símbolos e conceitos dos conteúdos químicos. Este resultado é bastante pertinente pelo fato de mostrar a influência diversificada e positiva da utilização de SE na formação da aprendizagem, é reforçado pela verificação de que 96% dos licenciandos afirmaram que a utilização de SE contribuiram positivamente favorável à formação da aprendizagem dos conteúdos abstratos de Química abordados, apenas 4,0% negaram, dado similar foi obtido por Baptista (2013) que utilizou um site interativo e concluiu, em sua tese de doutorado, que muito facilita a compreensão química a utilização das TIC no processo de ensino/aprendizagem de Química.

Figura 1

Intensidade da contribuição da utilização do software educacional na diminuição da abstração dos conteúdos de Química. Fonte: Elaboração dos autores.

Figura 2

Contribuições da diminuição da abstração do conteúdo abordado para a aprendizagem. Fonte: Elaboração dos autores.

Conclusões

Os licenciandos em Química consideram esta ciência abstrata, característica que causa diversas dificuldades de aprendizagem na maioria dos estudantes. O uso de SE mostrou-se capaz de minimizar o grau de abstração dos conteúdos dos conteúdos, contribuiu fortemente a para a formação da aprendizagem, sendo considerado positivamente contribuinte para a formação de a aprendizagem significativa dos licenciandos em Química, os futuros professores de Química.

Agradecimentos

Sobretudo a Deus, pela infinita bondade e dom do conhecimento. Aos estudantes e professores do Curso de Licenciatura em Química que contribuíram com a pesquisa. À Capes,

Referências

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