Autores

Soares, S.H. (UFPI) ; Silva, B.C. (UFPI) ; Silva, A.A.M. (UFPI) ; Oliveira, L.B. (UFPI) ; Santana, I.L. (UFPI) ; Santos, R.T.F. (UFPI) ; Lima, M.D.P. (U. E. PROF. ODYLO DE BRITO RAMOS)

Resumo

A importância do estudo da bioquímica é explanada de forma dinâmica e criativa, por meio de teorias e práticas realizadas por alunos do 3º ano do ensino médio de uma escola estadual de Teresina (PI) em que foi enfocado o uso de alimentos e sua composição bioquímica, como carboidratos, lipídeos, proteínas, dentre outros, de maneira diversificada e instigadora, como o intuito de aprimorar e ampliar os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Alguns grupos de alunos realizaram práticas em que sentiram a real importância da química para o cotidiano, os demais alunos que não realizaram práticas fizeram demonstrações e explicações sobre a importância da bioquímica, de modo parcial, todos os alunos descreveram a atividade como auxiliadora da instigação do intelectual investigativo de todos.

Palavras chaves

BIOQUÍMICA; ENSINO/ APRENDIZAGEM; ENSINO MÉDIO

Introdução

Os fundamentos químicos possuem o propósito de explicar como a bioquímica é fundamental e as funções biológicas atuam no organismo em termos químicos, verificando transformações que ocorrem neste por meio de compostos que possuem uma grande variedade funcional.(FONSECA, 2013). Por meio de um conjunto de pequenas moléculas nosso organismo realiza diversas funções, no qual estas são possíveis por meio do auxilio de biomoléculas e suas interações. (NELSON; COX, 2011). O estudo de processos metabólicos é desenvolvido por intermédio de grupos fundamentais na bioquímica: carboidratos, lipídeos e proteínas, sendo a última composta pela união de aminoácidos, vitaminas classificados em hidrossolúveis, solúveis em água, e lipossolúveis, solúveis em lipídeos. Porém, o século XXI é caracterizado como o século da industrialização, no qual são acrescentados aditivos e conservantes que auxiliam a durabilidade dos produtos, uma das consequências destes é o grau de acidez dos alimentos que pode aumentar ou diminuir, a depender do fabricante. Nossa saúde depende de uma alimentação balanceada e de alto valor nutritivo, infelizmente a maioria dos jovens preferem comer em fast food, comidas rápidas e baratas. Este trabalho tem por objetivo orientar alunos do 3º ano do ensino médio sobre uma alimentação saudável com valor nutritivo, no qual, por meio de práticas e discussões teóricas os mesmos demonstraram a comunidade escolar os benefícios e malefícios a saúde.

Material e métodos

Os alimentos que consumimos hoje são fundamentais para uma boa saúde, devido a isto, alunos do 3º ano do ensino médio da U. E. Professor Odylo de Brito Ramos, Teresina (PI), realizaram uma exposição no pátio, aberta a comunidade escolar, demonstrando aspectos teóricos e práticos de bioquímica estudados em sala de aula. Reuniram-se 10 grupos de alunos, cada grupo com 7 ou 6 componentes, no qual cada grupo ficou com os respectivos temas: carboidratos, lipídeos, proteínas, aminoácidos, vitaminas hidrossolúveis, vitaminas lipossolúveis, conservação de alimentos, acidez dos alimentos e aditivos. Os grupos que ficaram com os temas: carboidratos, aminoácidos e acidez dos alimentos realizam práticas como reação de Benedict, para identificação de açúcares redutores, reação com Ninhidrina, para identificação de aminoácidos e teste de acidez e basicidade com sucos artificiais, refrigerentes, limão e leite. Os demais grupos fizeram demonstrações com cartazes e exposição de alimentos para explicar os demais conteúdos de forma clara e simples para que todos compreendessem os riscos e benefícios do uso de cada alimento e colocando as funções orgânicas presentes neles.

Resultado e discussão

Durante a feira houve exposição de alimentos, explicações das funções orgânicas presentes neles e práticas. Os alunos responsáveis pelas exposições e explicações explanaram de forma satisfatória os benefícios de uma alimentação saudável, deram dicas para a prática do cultivo de plantas hortaliças, pois muitas delas são de fácil plantio e possui o benefício que não utilizaram produtos tóxicos, detalharam os malefícios do uso indiscriminado de alimentos industrializados que por meio de conservantes prejudicam a saúde da população, colocou-se em destaque o uso exagerado de aditivos que nem sempre saudáveis quando consumidos em grandes quantidades, estes são colocados depois dos ingredientes pois não apresentam nenhum valor nutritivo, classificados como aditivos intencionais como corantes usados em balas, umectantes na fabricação de bolos, antioxidantes usados na fabricação de sucos de frutas, dentre outros. Na conservação dos alimentos também é utilizados aditivos, são os conservantes que impedem ou retardam as alterações provocadas por microorganismos ou enzimas, são inibidores de degradação, por exemplo bebidas e alimentos industrializados. Dos 3 grupos que realizaram prática,um deles realizou um teste qualitativo com substâncias redutoras com reagente de Benedict utilizando água e leite em meio alcalino e a quente, na identificação de aminoácidos utilizou-se leite, água, sucos e analisou-se a intensidade da coloração durante a reação e por último verificou-se a acidez e basicidade de substâncias através do valor de pH usando a fita e o pHmetro, no qual, verificou-se a satisfação por parte dos alunos em relacionar a teoria com a prática.

Conclusões

O estudo da bioquímica é fundamental para a compreensão dos processos que ocorrem nos organismos vivos, seja animais ou vegetais e sua aplicação na indústria. Durante toda a feira os alunos ficaram maravilhados e surpresos em compreender como a química é importante para o dia a dia, visualizando o quanto é fundamental compreendê-la e aplicá-la no cotidiano. As práticas foram essenciais para os entendimentos das reações que ocorrem deste modo, correlacionando a teoria à prática.

Agradecimentos

UFPI e U. E. PROFESSOR ODYLO DE BRITO RAMOS

Referências

FONSECA, M. R. M. da. Química. São Paulo: Ática, 2013.

NELSON, D. L.; COX, M. M. Princípios de bioquímica de Lehninger. Tradução de Fabiana Horn. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2011.