Autores

Silva, A.M. (UECE) ; de Paula, A.M. (UECE)

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo avaliar a importância das aulas práticas nas aulas de Química em uma Escola Estadual de Educação Profissional. As Escolas Estaduais de Educação Profissional - E.E.E.P, foram instituídas no Ceará a partir de 2008. Atualmente são 112 Escolas Estaduais de Educação Profissional. Escolas com funcionamento em tempo integral que organizam e integram o ensino médio à educação profissional, configurando cenários de cidadania que articulam o direito à educação e ao trabalho. São escolas com uma proposta de educação diferenciada, com uma abordagem relativamente nova na na rede pública, onde ocorre uma valorização da pesquisa científica, de projetos científicos e do aluno como um ser critico.

Palavras chaves

Educação Profissional; Ensino de Química; Formação de Técnicos

Introdução

A química está presente no cotidiano das pessoas e por esse motivo deveria ser uma disciplina em que o rendimento em sala de aula estivesse entre os melhores, mas a realidade o que é encontrada nas escolas públicas são alunos desmotivados, com dificuldades na compreensão do conteúdo e com conceitos negativos a respeito da disciplina. Umas das metodologias sugeridas para um melhor aproveitamento no processo ensino-aprendizagem são as aulas práticas. Nas aulas práticas existe uma participação efetiva dos alunos, que desenvolvem seu senso critico, despertam suas curiosidades e passam a reconhecer o valor da ciência inserida no cotidiano. A experimentação é uma estratégia eficaz que gera o questionamento, é um estimulo á investigação e á formulação de sugestões para solução de determinados problemas. Apesar de algumas escolas públicas já possuírem recursos e materiais suficientes, o uso de experimentação nas aulas de química ainda é precária, muitos professores apresentam resistência, seja pela falta de materiais didáticos com experimentos simples, por terem que cumprir um programa de conteúdos semestrais ou pela falta de preparação e conhecimento para atuar na área. Na comunidade escolar muito se tem falado em protagonismo juvenil, jovens participativos. O professor tem elaborado em seu planejamento mensal aulas que envolvam o maior número possível de alunos, segundo Smanioto (2007) é preciso repensar e rever algumas práticas em sala de aula. Para proporcionar o desenvolvimento das mesmas nos educandos, precisa-se repensar as práticas em sala de aula. Colombo (2009) afirma que uma educação profissional vai além de uma preparação para o mercado de trabalho é necessário que o individuo saiba gerir sua vida econômica, familiar e pessoal.

Material e métodos

O trabalho foi realizado com 40 alunos do 1° ano do ensino médio profissionalizante de uma escola da rede pública estadual do Ceará. Frequentam o ensino médio do curso técnico de informática em período integral. A escola está localizada no bairro de Messejana, em Fortaleza-CE. Antes do início da aula foi explicado aos alunos o objetivo do trabalho e a importância da participação e sinceridade de todos na pesquisa. O professor ministrou o conteúdo teórico em sala de aula para os 40 alunos, em uma aula de 50 minutos. Os assuntos abordados foram reações químicas, fenômenos químicos e fenômenos físicos, por ser um conteúdo já visto pela turma, os assuntos acabaram virando uma revisão de conceitos e troca de informações. Ao termino da aula os alunos foram questionados sobre as dificuldades encontradas sobre o assunto, o que acharam da forma como o conteúdo foi abordado e em seguida foram divididos em dois grupos de vinte alunos para a realização das aulas experimentais. Durante toda a aula o professor fez algumas observações e questionamentos. Os alunos fizeram algumas perguntas e anotações sobre o que estava sendo realizado pelo grupo e ao final da aula o grupo fez um relatório a respeito do que foi apresentado. Ao final da aula experimental foi aplicado questionário individual no qual os alunos emitiram opiniões sobre a aulas práticas e sobre a importância desta para a sedimentação da teoria. No dia seguinte após conferir os resultados do questionário, foi conversado novamente com a turma, com o professor da disciplina e com o núcleo gestor, para um melhor esclarecimento. O questionário foi de oito questões.

Resultado e discussão

São 112 Escolas Estaduais de Educação Profissional - E.E.E.P., funcionando em todo o estado do Ceará (fig. 1), que atendem a 84 municípios, ofertando mais de 51 cursos técnicos nas diferentes áreas com mais de 40 mil jovens matriculados e com perspectivas para atingir mais E.E.E.Ps nos municípios do estado do Ceará. Quando questionados sobre o interesse em estudar Química, apenas 5% dos alunos responderam que não gostavam, ao passo que 45% dos alunos responderam que gostavam e 50% dos alunos responderam gostar às vezes de estudar Química. Uma das justificativas que a turma apresentou pelo interesse na matéria é a ocorrência das aulas práticas que o professor realizava na escola, fator esse que despertava curiosidade e fascínio para os alunos. Perguntados de forma mais profunda os alunos responderam que quando o assunto era sobre história da química, modelos atômicos os mesmo julgaram ser conteúdos de fácil aprendizagem, o que agradaria a muitos na hora dos estudos e em contraste foi mencionado que matérias como distribuição eletrônica, números quânticos por ser mais cansativos despertavam pouco interesse no estudo. Quando perguntados sobre a aplicação de práticas no ensino de Química, 90% dos alunos responderam que ocorrem aulas práticas e teóricas. Conversando com a turma eles relataram que as aulas práticas ocorrem geralmente no final de um capitulo. Ao serem questionados sobre a importância das aulas de Química, 65% dos alunos foram favoráveis as aulas teóricas concomitantes com as aulas práticas. Quando as aulas práticas eram ministradas após as aulas teóricas, 68% dos alunos afirmaram ter boa aprendizagem, 20% disseram ter uma excelente aprendizagem ao passo que apenas 2% dos alunos considerou insatisfatória e 10% dos alunos consideram sua aprendizagem regular.

Fig 1 - E.E.E.Ps funcionando em todo o estado do Ceará

Fig 1 - E.E.E.Ps funcionando em todo o estado do Ceará

Conclusões

De acordo com os estudos realizados foi observado que todos que participam da escola têm consciência da importância das aulas práticas de Química como forma de uma melhor aprendizagem dos alunos. Observou-se também toda dinâmica que envolve os professores e uma preocupação em criar uma maior proximidade nas aulas que estão envolvidas para formação de um cidadão crítico e bastante argumentativo. Quando o professor e todo grupo escolar está capacitado e qualificado, e está aberto ás novas propostas pedagógicas e á dinâmica em sala os resultados vão crescendo de forma gradual.

Agradecimentos

SEDUC e UECE.

Referências

COLOMBO, Irineu. Brasil Profissionalizado: Um programa que sistematiza na pratica a educação profissional e tecnológica. Disponível em:
portal.mec.gov.br/setec/.../artigos_brasil_profissionalizado.pdf. Acesso em: 23 jun. 2014.

SMANIOTTO, Maria Helena da Costa. Refletir sobre nossas aulas. Disponível em:
<http://www.pedagobrasil.com.br/pedagogia/refletirsobrenossasaulas.htm>. Acesso em: 4 jun. 2015.