Autores
Alves do Carmo Araujo, M.P. (IFCE - IGUATU) ; Lopes Mathias de Paula, N. (IFCE - IGUATU) ; Bento de Lavor, M. (IFCE - IGUATU) ; Mulato Silva, J.H. (IFCE - IGUATU) ; Roberval Cândido Júnior, J. (IFCE - IGUATU)
Resumo
Segundo Libâneo (2002), a disciplina de Didática ajuda ao professor na direção e orientação das tarefas de ensino e aprendizagem significativa. Apesar de sua importância, alguns alunos dos semestres iniciais do curso de Licenciatura em Química do IFCE campus Iguatu relataram que essa matéria não tem nenhuma contribuição para sua formação, na qual seria uma “perda de tempo” seu estudo. Neste trabalho buscamos avaliar como os alunos da metade final deste curso avaliam essa disciplina, através de um questionário qualitativo.Com a obtenção dos dados, os alunos ressaltaram que a disciplina de Didática Geral é indispensável para formação docente, pois foi a partir de seu estudo que conseguiram subsídios para atuarem em sala de aula e para construir sua identidade docente.
Palavras chaves
Didática; Identidade Docente; Saberes Pedagógicos
Introdução
A didática geral é uma disciplina obrigatória ofertada nos cursos de licenciaturas de acordo com a LDB ( Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) na qual apresenta essencialmente um caráter teórico-prático, que busca e experimenta novas técnicas de ensino e sugere formas de comportamentos a serem adotadas no processo de instrução, correlaciona a outras disciplinas como a Filosofia, Psicologia, Sociologia conforme apontam Libâneo (1994)1 e Pimenta (1999)2 , permitindo aos licenciandos refletir de modo mais efetivo, no cotidiano da formação inicial, sobre a prática docente. Além de ser uma ferramenta de manuseio diário para o professor. O curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Campus Iguatu apresenta em sua matriz um total de 8 (oito) semestres, na qual a disciplina de didática é ofertada no 5º semestre. Por ser um curso de ciências exatas, muitos alunos durante sua formação inicial, especialmente os que estão matriculados em disciplinas da primeira metade do curso, relatam que as disciplinas pedagógicas não são de interesse e não vão lhes proporcionar nem um benefício, e que o curso deveria ser apenas da área especifica, sendo que pra eles as disciplinas pedagógicas não tem nenhum sentido para sua formação. Devido a esses relatos buscamos por meio de uma pesquisa com alunos, matriculados na segunda metade do curso, se a disciplina de Didática Geral contribuiu,de forma significante, para sua formação docente, bem como a construção da identidade docente dos licenciandos.
Material e métodos
A pesquisa foi de espécie qualitativa, desenvolvida por meio de questionários que continha 4(quatro) perguntas subjetivas destinados aos alunos do 6º,7º e 8º semestre do curso de Licenciatura em Química do IFCE- Campus Iguatu, na qual os sujeitos foram escolhidos aleatoriamente. A pesquisa retrata a contribuição da disciplina de didática para formação da identidade docente e quais os subsídios que a disciplina lhes forneceram no decorrer da sua formação e para sua atuação enquanto docente. A pesquisa foi destinada a 50% dos alunos que já havia cursado a disciplina de Didática Geral e que estava regular no curso, sem evasão ou trancamento. Após a aplicação dos questionário foi apurado resultados de forma a avaliar quais as contribuições que a disciplina lhe possibilitou e quais as técnicas que havia adquirido com o estudo da didática.
Resultado e discussão
Dos 23 alunos entrevistados todos disseram que a disciplina de Didática
Geral trouxe contribuições significantes para a sua formação inicial, que
foi de relevante importância e que a partir do seu estudo foi visto que é
possível dinamizar a aula, inovaras técnicas e sair do estudo tradicional e
mecanicista. Onze (11) alunos disseram que a disciplina proporcionou maior
conhecimento sobre o ser professor, assim como possibilitou a reflexão sobre
diferentes metodologias de ensino e apontou caminhos que pode facilitar a
convivência entre aluno e professor e entre professor e escola. Oito (8)
alunos abordaram que a Didática ajuda a entender melhor os alunos e a fazer
um melhor planejamento das aulas além de ter melhorado o conceito de
educação e possibilitado várias ferramentas do processo de ensino e
aprendizagem. Desse modo, serviu de subsídios para o discente, oferecendo
bases teóricas que ajudam na construção da sua identidade. Quatro (4) alunos
apontaram que possibilitou outra visão do papel do professor no ambiente
escolar, com maior entendimento da relação entre prática e teoria. Todos os
pesquisados assinalaram que a disciplina foi uma fonte para trabalhar
elementos contidos na prática docente, tais como: A problematização, a
intencionalidade para executar soluções, o enfrentamento de situações de
ensino complexas.22(vinte e dois) dos alunos disseram que já estão
preparados para serem professores de Química e que já se sentem docentes no
futuro, apenas 1(um) disse não se sentir preparado. Sobre os saberes
docentes como: Saber pedagógico, saber do conhecimento e saber da
experiência. Todos os alunos reconhecem que os três saberes docentes
estudados durante a disciplina são de fundamental importância para a prática
pedagógica do professor.
Conclusões
Os dados coletados na pesquisa mostraram que a disciplina de didática geral, na visão de todos os licenciados entrevistados é indispensável para a formação docente, servindo de subsídio para suas práticas de ensino. Isso mostra que todos reconheceram a importância da disciplina para a formação docente pois coloca o aluno em contato com as mais diversas técnicas de ensino ao mesmo tempo que contribui para a reflexão da formação crítica e cidadã dos futuros professores. Segundo os entrevistados, ainda, a disciplina possibilitou a desmistificação dos saberes pedagógicos, mostrando a importância de cada um deles no processo de ensino e aprendizagem e consequentemente na construção da identidade docente.
Agradecimentos
IFCE – Campus Iguatu
Referências
1Libâneo, J. C. Didática, 1994, 1994, 1-263.
1Libâneo, J. C. Didática: Velhos e Novos Temas, 2002,1-5.
2Pimenta, S. G. Saberes Pedagógicos e Atividade Docente, 1999, 1999, 15-32.