Autores

Silva Belém, J.W. (UFCG) ; Ferreira Lima, J.P. (UFCG) ; Abrantes de Oliveira, D. (UFCG) ; Vieira de Figueredo, L. (UFCG) ; Leal de Morais Sales., L. (UFCG)

Resumo

A pesquisa foi desenvolvida com a finalidade de obter as principais concepções dos alunos da Escola Técnica de Saúde do CFP/UFCG, localizada no município de Cajazeiras-PB a respeito do Estudo da Historia da Tabela Periódica Moderna. Para realização desta pesquisa utilizou-se um questionário. Após a pesquisa os dados foram analisados e quantificados. De acordo com os resultados cerca de 60% dos alunos responderam que o estudo da História da Tabela Periódica ajuda na compreensão da descoberta dos diferentes elementos. Ainda cerca de 40% dos entrevistados responderam que a mesma auxilia no estudo dos elementos químicos. A partir dos dados fica evidente a importância do estudo da historia da tabela para uma melhor compreensão dos conteúdos químicos.

Palavras chaves

Evolução; Tabela Periódica; Aprendizado

Introdução

O ensino de química sempre foi alvo de dificuldade, segundo diversos autores da educação. Muitos educadores têm apontado como solução para o problema, o investimento em novas metodologias e aplicações práticas vinculadas ao cotidiano dos alunos que facilitem o trabalho docente, assimilação e produção dos discentes nos conteúdos ministrados (MARANDINO, 2003). O Ensino da Química, em particular o tema Tabela Periódica, obrigatoriamente visto nas escolas, está muito distante do que se propõem, principalmente quando falamos em estudar o seu processo histórico, tornando-o abstrato e muitas vezes desestimulante. A história da tabela periódica é um importante complemento para que os alunos possam perceber a relação entre os diversos campos da química e entender que os conhecimentos são construídos, pois não são encontrados prontos. Mas o que si vê nas escolas atuais, são estes temas sendo esquecidos nas aulas de química, apropriando-se de aulas repetitivas e mecânicas, longe do que seria necessário para se construir um ensino significativo, (GODOI, 2009). Portanto, a abordagem a cerca das principais concepções do desenvolvimento e história da tabela Periódica Moderna é de suma importância para o aprendizado do aluno.

Material e métodos

O referido trabalho foi aplicado com alunos do 1º ano do Ensino Médio da Escola Técnica de Saúde, do CFP/ UFCG de Cajazeiras. A coleta de dados foi realizada através de um questionário. Participaram da pesquisa 30 alunos que responderam a questionamentos sobre o tema, quantificados e transformados em gráficos.

Resultado e discussão

A partir da análise os resultados obtidos deixa evidente o grau de interesse em relação ao tema proposto nesta pesquisa. Como mostra a Figura 1 cerca de 60% dos alunos responderam que o estudo da História da Tabela Periódica ajuda na compreensão da descoberta dos diferentes elementos, isto demostra o interesse discente sobre o tema. Já 17% dos entrevistados não consideram esse contexto importante. Em mesma escala 17% destes não quiseram ou não souberam responder sobre o assunto abordado. Ainda 6% do alunado defenderam que este estudo ajuda a compreender a evolução da Química. O fato preocupante é os 34 % que não tem comprometimento com termas básicos do ensino de química. De acordo com as concepções dos discentes sobre a tabela periódica, a Figura 2 mostra que 40% entrevistados responderam que a mesma auxilia no estudo dos elementos químicos, facilitando assim a compreensão dos conteúdos de química aplicados em sala de aula. Cerca de 30% dos alunos disseram que serve para reconhecer as substâncias. E ainda 30% destes não quiseram expor suas opiniões. Realmente os discentes tem noção que conhecer a tabela auxilia no melhor entendimento sobre os elementos químicos.

FIGURA 1.

Mostra a Importância do Estudo da História da Tabela Periódica.

FIGURA 2.

Mostra as Concepções dos Alunos á Respeito da Tabela Periódica.

Conclusões

Os resultados foram positivos, visto que para os alunos abordagem da historia da tabela periódica na disciplina de Química propicia a curiosidade e o interesse em querer saber mais sobre o tema, possibilitando assim um suporte para melhorar a aprendizagem significativa de forma prazerosa para o aluno.

Agradecimentos

Referências

MARANDINO, M. . A Prática de Ensino nas Licenciaturas e a Pesquisa em Ensino de Ciências: questões atuais. Cad. Bras. de Ensino de Física, Florianópolis, v. 20, n. 2, p. 168-193, 2003.
GODOI, Thiago Andre de Faria; OLIVEIRA, Hueder Paulo Moisés de; CODOG, Lúcia Tabela Periódica - Um Super Trunfo para Alunos do Ensino Fundamental e Médio. QUÍMICA NOVA NA ESCOLA, Vol. 32, N° 1, fevereiro 2010.