Autores

Assis Jr, P.C. (CESP-UEA - SEDUC-AM) ; Sampaio Neto, A.E. (UNINORTE – LAUREATE)

Resumo

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio – PCNEM (Brasil, 2000) as aulas de Química não devem ser baseadas na memorização de informações, nomes, fórmulas e conhecimentos como fragmentos isolados da realidade do aluno. Este cenário nos coloca frente a uma problemática que pode ser minimizada tornando a aula de química mais prazerosa de aprender. Para tal, procuramos fazer uso de um jogo de conhecimento geral popular e adaptá-lo ao Ensino de Química: O Dominó. O jogo foi adaptado para o ensino das principais funções orgânicas e aplicado numa turma de finalistas do Ensino Médio de uma escola da rede pública da cidade de Manaus, proporcionando uma aula dinâmica e muito divertida, confirmando que atividades lúdicas são facilitadoras do processo ensino-aprendizagem.

Palavras chaves

funções orgânicas; ensino de química; jogo educativo

Introdução

Este trabalho surgiu mediante a grande dificuldade e logo a necessidade de como tornar mais atrativo o ensino de química e interessante, e assim suprir as dificuldades e falta de interesse dos alunos. No que pensar para atrair a atenção e interesse dos alunos acerca de uma disciplina que ao ver em geral é tão complexa? Sabemos que para ensinar é indispensável paciência e conhecimento do que se deseja transmitir, a grande preocupação dos educadores de química e encontrar formas de como irão ministrar um conteúdo onde desperte a atenção dos alunos, visto que o desinteresse é desmotivador. De acordo com Assis Jr, (2012), jogos e atividades lúdicas estão, cada vez mais, entrando nos procedimentos metodológicos do planejamento dos docentes, almejando resultados satisfatórios no processo de ensino-aprendizagem. Ao propor o jogo e atividade lúdica, e com a intenção de uma forma de divertimento junto com a aprendizagem, assim com certeza irá quebrar a formalidade entre alunos e professor. Vale ressaltar que muitos conteúdos são necessários uma memorização para que possamos fazer a aplicação no dia-a-dia, e para isso nada que uma atividade lúdica que requer atenção sem a pressão normalmente existente nas avaliações tradicionais. São importantes novos experimentos para serem aplicados em sala de aula, como forma de diversificar a atuação docente de qualidade. Salienta-se, ainda, que a proposta desse trabalho pode e deve ser melhorada e desenvolvida diferentemente, conforme as ideias próprias. As atividades lúdicas são metodologias muito eficazes nas salas de aula, os jogos de uma forma geral, apresentam duas funções básicas neste processo: a lúdica e a educativa (Dias, 2011).

Material e métodos

O presente trabalho se fundamenta basicamente em pesquisa bibliográfica e de campo, para sistematizar dados estatisticamente. Essa pesquisa foi desenvolvida em seis (6) etapas: 1.Identificação e seleção de material bibliográfico pertinente; 2.Elaboração de questionários (para aplicar aos professores de química, alunos calouros do curso de Licenciatura em Química e alunos da 3ª Série do Ensino Médio) e avaliação (para os alunos da 3ª Série do Ensino Médio); 3.Aplicação dos questionários (professores e alunos calouros);4.Construção do “Dominó das Funções Orgânicas”;5.Aplicação da aula com o jogo e posterior avaliação e questionário para os alunos participantes do jogo;6.Análise dos resultados. Inicialmente foi selecionado material bibliográfico sobre jogos e atividades lúdicas no ensino, tendo a preocupação maior com os que abordam conteúdos de química. Em seguida foi aplicado um questionário aos professores de química da 3ª Série do Ensino Médio sobre o trabalho dos mesmos nas aulas de Funções Orgânicas. Foi aplicado também um questionário aos alunos calouros do curso de Licenciatura em Química de três diferentes instituições de Ensino Superior sobre o aprendizado das Funções Orgânicas no Ensino Médio. Em função de apresentar um grande número de grupos funcionais a serem estudados no ensino das Funções Orgânicas, foi construída uma ferramenta para auxiliar nas aulas de Química da 3ª série do Ensino Médio em uma escola da Rede Pública da Cidade de Manaus: “O Dominó das Funções Orgânicas”. Para a confecção do jogo foi utilizado um dominó educativo (infantil), com 28 peças produzidas em MDF (Medium Density Fiberboard =chapa de fibra de madeira de média densidade”) no tamanho 70x35x3mm. Para a confecção foi utilizado papel adesivo, formatado e configurado no modelo desejado.

Resultado e discussão

Através dos dados obtidos pelo questionário aplicado aos professores de Química da 3ª Série do Ensino Médio, podemos verificar que, de acordo com os dados obtidos, 73% fazem uso do método tradicional de ensino e, consequentemente 67% percebem dificuldade nos alunos em assimilar os grupos funcionais orgânicos. Observa-se também, um grande número de funções orgânicas trabalhadas em suas aulas ocasionando certa rejeição às aulas de Química. O resultado do questionário aplicado aos alunos calouros do curso de Licenciatura em Química mostra que 55% são alunos que ingressaram diretamente do Ensino Médio para o Superior, e que 91% deles afirmaram ter estudado um grande número de funções orgânicas na escola. Ainda podemos observar que 64% lembram o nome de pelo menos uma das funções orgânicas estudadas, assim com 59% lembra também do grupo funcional (fórmulas químicas) dos mesmos. Após a avaliação feita nas duas turmas que usaram o Dominó das Funções Orgânicas (Figura 1) e na outra que fez uso apenas de exercícios no livro e caderno, podemos comparar (Figura 2) e verificar que 85% dos alunos que fizeram uso do jogo acertaram mais de cinco (5) das dez (10) questões da avaliação, enquanto que a turma que trabalhou com o método tradicional foi apenas 68%.

Figura 1

Dominó das Funções Orgânicas: hidrocarboneto, álcool, aldeído, cetona, ácido carboxílico, amina e amida.

Figura 2

Comparativo entre as turmas (aula com o jogo: A; aula sem o jogo: B).

Conclusões

Podemos perceber que a elaboração de aulas dinâmicas, desperta o interesse dos alunos por esta ciência. Há muitos materiais didáticos simples e de baixo custo que podem ser confeccionados por professores e alunos e que se constituem em valiosos auxiliares para a visualização de fenômenos abstratos. O uso de jogos em sala de aula torna-se mais fácil para o professor de Química dinamizar o ensino dessa disciplina e, consequentemente um resultado satisfatório de seu trabalho, favorecendo o processo ensino aprendizagem.

Agradecimentos

Krícia Lavareda Mendes Gregório.

Referências

1.ASSIS JR, P. C. Jogo de Dominó das Funções Inorgânicas: Uma Ferramenta para o Ensino da Química Geral na 1ª Série do Ensino Médio de uma escola da Rede Particular da Cidade de Manaus – AM. 52º Congresso Brasileiro de Química – CBQ. Recife – PE, 2012.
2.BRASIL – MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, SECRETARIA DE EDUCAÇÃO MÉDIA E TECNOLÓGICA; Parâmetros curriculares nacionais: ensino médio. Brasília: Ministério da Educação, 2000.
3.CHATEAU, J.; O jogo e a criança. Guido de Almeida. São Paulo: Summus Editora, 1984.
4.CUNHA, M. B; Jogos didáticos em Química. Porto Alegre. Edição da Autora, 2000.
5.DIAS, M. C. M.: Metáfora e pensamento: considerações sobre a importância do jogo na aquisição do conhecimento e implicações para a educação. IN: Jogo Brinquedo, Brincadeira e a Educação. 2001.
6.SOARES, M. H. F. B. Jogos e Atividades Lúdicas para o Ensino de Química. Goiania: Kelps. 2013.