Autores
Ferreira de Carvalho, I. (UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS) ; Machado Benite, C.R. (UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIAS) ; Gonçalves Alves, H.D. (UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS)
Resumo
Com a inserção das tecnologias de informação e comunicação(TIC's)no cotidiano da sociedade,é indispensável e inevitável que essas cheguem na vida escolar dos alunos,por isso as TIC's,vem com uma perspectiva abrangente.Podemos citar o OVA(objeto virtual de aprendizagem)que neste trabalho foi intitulado “África:uma breve história da descoberta dos metais” como uma TIC's,que tem o objetivo de auxiliar na compreensão de conceitos científicos de diversas áreas de conhecimento,interativo e também sendo multidisciplinar.Defendemos o OVA como um recurso suplementar de apoio à aprendizagem que preconiza a mediação do professor para o ensino dos conceitos envolvidos (Benite et al.,2011).Desta forma, o OVA pôde ser usado como uma ferramenta cognitiva para auxiliar a internalização de conhecimentos.
Palavras chaves
TIC's; OVA; Cobre metálico
Introdução
A cada ano que se passa intensifica mais na sociedade as novas formas de acesso à comunicação e às tecnologias de informação. Existe uma necessidade da busca constante pelo aprender e a construção de novos conhecimentos.E no âmbito educacional não difere muito dessa busca por novos métodos para difusão do conhecimento. Um exemplo é as(TIC’s).As tecnologias de informação e comunicação(TIC’s)e a mídia estão levando a educação a ser compreendida de outra forma(Ponte et al.,2000). Tem-se a ilusão que com a inserção das Tic’s no espaço educacional o desafio do ensino vai acontecer a qualquer custo,por pensar que elas são interativas.Mas ao contrário a interatividade vai a oposto a cultura escolar que ainda no século XXI vivencia uma educação baseada na transmissão de informação e do conhecimento pelo professor,não deixando que o aluno construa uma visão crítica em determinado assunto proposto a ele,esse aluno torna-se somente um receptor passivo, que apenas saberá responder as questões propostas pelo professor(Souza et al., 2012). Numa perspectiva diferente as TIC’s vieram para auxiliar o professor e contribuir com o ensino dos conteúdos em sala de aula, fazendo com que os alunos tenham uma apropriação do conhecimentos de forma lúdica,tecnológica e consequentemente uma formação mais crítica(Ponte et al., 200). Além disso, a educação precisa assumir de vez as TIC’s também como recurso dialógico para com os alunos, em ambiente que não apenas o presencial,como alternativa para a ampliação do tempo de ensino(Ponte et al., 200). Este trabalho discute brevemente a elaboração de um OVA (objeto virtual de aprendizagem) com o objetivo, possamos ensinar a química (obtenção do Cobre metálico a partir do sulfato de cobre II, dando um apanhar na história Africana) (Benite et al., 2011).
Material e métodos
O OVA intitulado “África: uma breve história da descoberta dos metais” foi construído utilizando o Wysiwyg Web Builder 9, um software que cria sites sem ter que aprender a linguagem HTML. O Wysiwyg Web Builder permite a inserção ou edição de hiperlinks e sua caixa de ferramentas permite o arraste dos objetos adicionando-os à página em desenvolvimento. A página inicial do OVA contém três hiperlinks: o primeiro “Texto”, mostra dois personagens que dialogam uma abordagem histórica da descoberta dos primeiros metais na antiga África. Durante os diálogos surgem hiperlinks contendo mapa, comentários e um experimento envolvendo o conceito de oxidação. No final da discussão um dos personagens convida o navegador a assistir outro experimento demonstrando a obtenção do cobre metálico a partir do sulfato de cobre II. Os experimentos foram realizados em nosso laboratório são filmados e editados no Sony Vegas, aplicativo utilizado para edição de áudio e vídeo. O segundo hiperlink é um atalho aos “experimentos” que são narrados em áudio e legenda e trazem no fim perguntas que abordam os aspectos fenomenológicos, teóricos e representacionais dos conceitos envolvidos. O terceiro hiperlink é destinado aos “Créditos”, contendo as referências bibliográficas e os endereços das imagens usadas no OVA. A imagem escolhida como background tem a intenção de fazer com que o aluno se sinta em um ambiente escolar. O OVA foi aplicado no Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação da Universidade Federal de Goiás, na disciplina “Química em Foco I” que tem como objetivo aprofundar o conhecimento científicos dos alunos a partir de técnicas inovadoras.
Resultado e discussão
Após a apresentação do OVA os alunos acessassem a plataforma Moodle(Modular
Object Oriented Dynamic Learning)que é um sistema de gerenciamento de
ambientes virtuais de aprendizagem disponibilizado pela instituição,para
discutir os conceitos acerca do experimento da obtenção do cobre metálico a
partir do sulfato de cobre II,como observado no extrato a seguir:
Professor:O que vocês observaram no experimento?
Aluno 1:Ocorreu uma reação entre a solução de sulfato de cobre e o
ferro,mudando a coloração da esponja de aço e clareando a solução
Aluno 2:Houve uma reação de oxidação e redução.
Defendemos que “as representações evocadas a partir da integração entre
imagem,linguagem e ação visam permitir ao usuário do OVA maior movimentação
em relação às variáveis que enunciam o conceito”(Souza et al., 2012, p.434).
Assim,a integração de vídeo de experimento no OVA permitiu com que os
aprendizes evocassem,inicialmente,os aspectos fenomenológicos da reação
ocorrida,permitindo o aluno 1 identificar a mudança de coloração da solução
e da esponja de aço,característica de uma reação química e que o aluno 2
revelasse o tipo de reação ocorrida:reação de oxirredução.
Em seguida,o professor aprofunda a discussão para a identificação dos
elementos que se oxidam e reduzem na reação,obtendo a resposta do aluno 2.
Aluno 2:O ferro se oxidou e o cobre foi reduzido. Em certa parte do
experimento a quantidade de cobre no fundo do béquer reduz e fica
transparente.
Defendemos o OVA como um recurso suplementar de apoio à aprendizagem que
preconiza a mediação do professor para o ensino dos conceitos envolvidos
(Benite et al., 2011).Na fala do aluno 2,podemos notar a internalização do
conhecimento simbólico externalizado por meio da classificação de oxidante
para o ferro e redutor para o cobre.
Conclusões
Defendemos que o OVA é uma ferramenta que pode contribuir para o ensino de conceitos e para a realização de experimentos numa perspectiva investigativa, lúdica e conjunta (professor-aluno), relacionando teoria, contexto e experimento. Desta forma, o OVA pôde ser usado como uma ferramenta cognitiva para auxiliar a internalização de conhecimento químico em atividade de grupo com o uso das TIC’s, em que a discussão, a conjectura e o teste de ideias foram atividades dominantes em oposição ao ensino conteudista e pragmático (Souza et al., 2012).
Agradecimentos
Igor da Silva Paixão
Referências
BENITE, A.M.C.; BENITE, C.R.M.; SILVA-FILHO, S.M. Cibercultura em Ensino de Química: Elaboração de um Objeto Virtual de Aprendizagem para o Ensino de Modelos Atômicos. Química Nova na Escola, São Paulo, v. 33, n. 2, p. 71-76, 2011.
SOUZA, P.A.L.; OLIVEIRA, G.S.; BENITE, C.R.M.; BENITE, A.M.C. Estudos sobre a ação mediada no ensino de física em ambiente virtual. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 29, n. Especial 1: p. 420-447, 2012.
GEPEQ – Grupo de Pesquisa em Educação Química. Interações e transformações. Edusp, São Paulo, 1994.
ESPERIDIÃO, I.M., NÓBREGA, O, Os metais e o homem. Editora Ática, São Paulo, 1996.
Roque N. F, Silva J.L. P. B. A linguagem química e o ensino de química orgânica. Quim. Nova, Vol. 31, No. 4,
João P. da Ponte . Tecnologias de informação e comunicação na formação de professores: Que desafio?. Monografico: TIC en la educación/ TIC na educação setem.2000
Luarindo F. J B. O papel da Tcnologia da informação (TI) na estratégia das organizações. Agosoto 2001