Autores
Gois, J. (UFS) ; Wartha, E. (UFS)
Resumo
O presente trabalho tem como finalidade, mostrar os resultados de uma pesquisa feita no munícipio de Moita Bonita, no agreste sergipano, em que buscou-se identificar a percepção do público sobre Ciência e Tecnologia. Estes dados foram obtidos através de um questionário e entrevista semi-estruturada, adaptado do Science-Technology-Society (VOSTS) Ciencia, Tecnología y Sociedad (COCTS), no qual foi possível identificar que o público que participa das atividades tem percepção tanto de ciências como de tecnologia, no entanto, tem dificuldades de perceber a relação entre elas.
Palavras chaves
Divulgação científica; Percepção sobre ciências; Tecnologia
Introdução
As atividades de divulgação científica são importantes para comunicar o conhecimento científico construído e desenvolvido na sociedade. A percepção sobre ciências através de atividades de divulgação possibilita visualizar o que por si só não é perceptível, pois o processo de comunicação possibilita um maior grau de informação sobre determinada “coisa” em estudo. O que fortalece ainda mais a ideia de que o público ao participar de atividades de divulgações científica, além de permitir tornarem-se críticos, eles mesmo entre si trocam informações e experiências, ampliando o conhecimento sobre determinado fenômeno. Deste modo, pode-se dizer que a divulgação científica busca ir além do que se pode abordar em sala de aula, mostrando que esta, também é importante no processo da aprendizagem. As atividades de divulgação científica e tecnológicas apresentam outras maneiras de ampliar os conhecimentos ou até mesmo de amenizar as dificuldades que foram encontradas em sala, fazendo com que o público, neste caso, estudantes, tornem-se motivados a participar e melhor compreender os fenômenos estudados. Procurando identificar a percepção do público participante das atividades de popularização e divulgação científica no projeto “Ciência sobre rodas: busão da ciência do agreste e do sertão”, este trabalho busca identificar como o público percebe ciência e tecnologia no seu contexto. O conceito de percepção que será usado neste trabalho é o conceito oriundo da filosofia de Maurice Merleau-Ponty (1990), o qual afirma que toda percepção se apresenta dentro de um horizonte e no mundo, a percepção do outro contém inúmeras nuanças que não conseguimos perceber, iluminadas que estamos pelas perspectivas de nossas próprias percepções e de nossos modos de ver.
Material e métodos
A pesquisa foi realizada no município de Moita Bonita, SE, durante o desenvolvimento de uma atividade de divulgação científica no projeto “Ciência sobre rodas: busão da ciência do agreste e do sertão”, tendo como base questionários fundamentados no VOSTS (Views on Science-Technology- Society) de Aikenhead e Ryan (1992) e o COCTS (Cuestionario de Opiniones sobre Ciencia, Tecnología y Sociedad) de Váquez e Manassero (1998) que usam como referência o conceito de percepção de Merleau-Ponty (1990). Tais questionários apresentam perguntas semi-abertas voltadas a relações de ciência, tecnologia e sociedade permitindo uma percepção de como a divulgação científica é observada pelo público. Responderam ao questionário 10 estudantes com faixa etária de 10 a 17 anos. Análise dos dados foi feita pelo método ATD (Análise Textual Discursiva) em etapas. Na primeira preparou-se o material, ou seja, o roteiro de entrevistas, perguntas e o local onde realizou a mesma. Na segunda etapa foi feita a transcrição das entrevistas. Na terceira etapa realizou-se a unitarização em que se reescreve cada unidade de modo que assuma um significado mais completo possível em si mesmo. Na quarta etapa é realizada a categorização que visa alcançar o núcleo central do texto da entrevista, ou seja, fazendo a articulação de significados semelhantes gerando níveis de categorias de análise e por último a elaboração do meta-texto, em que foi produzido um texto descritivo das informações realizadas com a finalidade de saber a percepção do público diante das atividades de divulgação científica.
Resultado e discussão
Tendo como base o questionário VOSTS e COCTS, foi possível identificar a
percepção de ciências e tecnologia de alguns estudantes. Em relação à
primeira questão (Tabela 01), relacionada à percepção sobre o termo Ciência,
identificou-se que 70% dos estudantes relacionam ciências como estudo de
tudo que existe no mundo e 30% relaciona com disciplinas (física, química,
biologia e matemática). A segunda questão tinha como enfoque o termo
Tecnologia, em que todos os estudantes acreditam ser fruto de um estudo
avançado. Na terceira pergunta em que se buscou verificar a relação
existente entre Ciência e Tecnologia, identificou-se que todos acreditam que
há relações entre Ciência e Tecnologia, no entanto não apresentam exemplos e
nem justificam a resposta. A quarta questão busca identificar se eles
percebem a influência do governo no desenvolvimento de Ciência e Tecnologia.
Novamente, todos categorizam que há sim uma influência, no entanto não
justificam a resposta. Na questão cinco (Tabela 02) que diz respeito à
questão ética neste desenvolvimento, constatou-se que 22,2% acham que ética
influencia sim no desenvolvimento da ciência, enquanto 77,8% parecem não
terem compreendido o significado de ética. A última questão (Tabela 02)
focava como era construído o conhecimento e a influência que poderia exercer
na sociedade. Verificou-se que 66,7% acreditam que a transmissão do
conhecimento é algo hereditário, enquanto 33,3% acha que o conhecimento é
algo construído através de novas informações advindas do meio da sociedade.
Mostra perguntas utilizadas na entrevista, falas dos entrevistados, categorias criadas a partir destas e porcentagem que se enquadra nas categorias.
Mostra perguntas utilizadas na entrevista, falas dos entrevistados, categorias criadas a partir destas e porcentagem que se enquadra nas categorias.
Conclusões
Os resultados evidenciam que o público participante das atividades de popularização percebem Ciência e Tecnologia, no entanto, não apresentam percepção adequada da relação entre elas. Em relação às influências governamentais sobre o desenvolvimento científico e tecnológico são capazes de perceber a importância destas ações, contudo não conseguem apresentar exemplos de como elas ocorrem. Estes resultados indicam uma necessidade de ampliar as ações de divulgação de modo que as pessoas tenham oportunidades maiores de ampliar a percepção que tem de ciências e tecnologia e da relação entre elas.
Agradecimentos
Agradeço ao projeto “Ciências sobre rodas: busão da ciências do agreste e do sertão.”, que contribuiu com a pesquisa, a CNPq e a FAPITEC/SE pelo apoio ao projeto.
Referências
AIKENHEAD, G. S.; RYAN, A. G. The Development of a New Instrument: “Views on Science- Technology-Society” (VOSTS). Science Education, v. 76, n. 5, p. 477-491, 1992.
MORAES, R.; GALIAZZI, M. D. C. Análise Textual Discursiva: Processo Reconstrutivo de Múltiplas Faces. Ciência & Educação, v. 12, n. 1, p. 117-128, 2006.
ROSSI, ADRIANA VITORINO et al. A contribuição do envolvimento em atividades de divulgação científica na formação de graduandos e na percepção científica de jovens em risco social. In: I Congreso Iberoamericano de Investigación en Enseñanza de las Ciéncias-CIEC e VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. 2010.
SOUSA, A. I. J. D.; ERDMAN, A. L. PERCEPÇÃO - Uma reflexão teórica a partir da reflexão da Filosofia de Maurice Merleau-Ponty. Revista Baiana de Enfermagem , Salvador , v. 18, n. 1/2, p. 75-87, 2003.