Autores

Barreto Oliveira, M. (UFRB IC) ; Carlos dos Santos Silva, V. (UFRB IC) ; Menezes Silva Santos, E. (UFRB IC) ; Ferreira Andrade, T. (UFRB IC) ; Nascimento Watanabe, Y. (UFRB PQ)

Resumo

Este trabalho discute a importância da Semana Nacional de Ciências e Tecnologia - SNCT para educação científica. A SNCT é um evento anual de iniciativa do Ministério de Ciência e Tecnologia e se propõe, por meio das universidades, centros de pesquisa e outros parceiros, a mobilizar a população em torno de temas e atividades de ciência e tecnologia. Nessa perspectiva avaliamos a importância da SNCT para a divulgação e alfabetização científica no interior da Bahia. Constatou-se que o evento promovido pela UFRB aproximou a comunidade da academia e do universo científico, mudando a forma de ver a ciência e a tecnologia. Conclui-se assim que a SNCT vem contribuindo não só para a divulgação cientifica e tecnológica, mas também para a alfabetização científica da população.

Palavras chaves

Alfabetização Científica; Divulgação Científica; SNCT

Introdução

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) ocorre desde o ano de 2004. É um evento anual de iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação - MCTI que em parceria com o estado, mobiliza universidades, centros de pesquisa, escolas, empresas e a sociedade civil organizada para um grande evento que a cada edição gira em torno de um tema central. As atividades buscam envolver a comunidade para que ela conheça e debata assuntos que extrapolam os muros da academia. O objetivo da SNCT é mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades científico-tecnológicas, e normalmente ocorre por meio de um processo de divulgação científica. Para ALBAGLI (1996) a divulgação está relacionado ao uso de recursos técnicos para a comunicação e informação científica e tecnológica, que neste caso pode ser entendida como a tradução de uma linguajem especifica para uma outra mais acessível, visando atingir um publico maior. A alfabetização cientifica se refere à compreensão de certas tecnologias que são desenvolvidas e estão interligadas com o desenvolvimento de uma época. De acordo com Santos (2007, Apud Chassot, 2003) a alfabetização científica considera o domínio de conhecimentos científicos e tecnológico necessários para o cidadão se desenvolver no cotidiano. Com este papel a SNCT desenvolve atividades que venham a ampliar o conhecimento da comunidade a respeito da modernização tecnológica e científica, de modo a interação deste novo conhecimento com o dia-a-dia do indivíduo é de extrema importância para que possa desenvolver suas habilidades e seu entendimento sobre a ciência.

Material e métodos

A SNCT 2014 foi realizada na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), no Centro de Formação de Professores (CFP), Campus Amargosa, pela equipe do Centro de Educação Científica e Tecnológica de Amargosa (CECTA). O evento aconteceu entre os dias 07 a 11 de outubro de 2014. A programação consistiu de uma vasta gama de atividades voltadas para a comunidade acadêmica e para a comunidade não universitária, com o objetivo de ressaltar a importância da alfabetização científica para o desenvolvimento da cidadania. Dentre as principais atividades se destacam a ciência mágica, mostrando experimentos de química, uma viagem ao mundo microscópico, com observação de células e microrganismos, visitas ao Planetário, oficinas que apresentavam modelos matemáticos, observação do céu com o telescópio, filmes relacionados com a ciência, utilização de sucata eletrônica e outros materiais manipuláveis para criação de materiais educacionais, entre outras atividades. Durante o evento uma equipe ficou responsável por guiar os visitantes durante a programação do evento enquanto um segundo grupo se encarregou de entrevistar uma amostra do público visitante (aplicação dos questionários) para avaliar o evento e seus impactos na relação dos participantes com o universo científico/tecnológico.

Resultado e discussão

Entre 8 e 10 de outubro de 2014 o CFP recebeu 1103 visitantes, a maioria absoluta crianças, adolescentes e professores da educação básica do município de Amargosa e cidades circunvizinhas. Podemos destacar neste trabalho (gráfico 1) que a maioria dos participantes da SNCT avaliaram este evento como excelente, apresentando como principais pontos positivos a organização e as atividades experimentais. Pesaram contra os atrasos na visitação e o tempo curto para interagir com as atividades, o que se justifica pelo grande número de visitantes (acima do inicialmente previsto pela organização) e a curiosidade destes em relação às atividades apresentadas, o que eventualmente comprometia a sincronização planejada pelos organizadores. Quando os visitantes foram perguntados se o evento mudou a forma de ver a ciência e a tecnologia 62% disseram que sim (gráfico 2), alegando que de alguma forma esse evento influenciou na mudança e aprimoramento dos conhecimentos básicos do que é ciência e tecnologia. Ao serem questionados se aplicariam no seu dia-a-dia o que aprenderam 65% dos entrevistados afirmaram que sim. Como principais justificativas estão o fato de que a experiência na SNCT ajudou no desenvolvimento de novos conhecimentos, 63%, enquanto 33% alegam que aprenderam novas habilidades. A análise das questões mencionadas permite inferir a importância do processo de alfabetização científica que pode ser proporcionado pela SNCT, ou seja, este evento pode potencializar ações que permitam a compreensão dos fenômenos físicos relacionados aos acontecimentos do cotidiano com vistas ao desenvolvimento da capacidade de tomar decisões em questões que envolvem a ciência e a tecnologia. (SANTOS, 2007).

Gráfico 1

O gráfico 1 discuti a avaliação do evento, e seus pontos positivos e negativos.

Gráfico 2

O gráfico 2 referi-se aos participantes que aplicariam as atividades no seu dia a dia, e se mudou a forma deles de ver ciências.

Conclusões

Foi possível verificar a importância da SNCT na cidade de Amargosa, não apenas no expressivo número de visitantes (1.103, em 3 dias de visitas públicas) como também na forma que esta experiência modificou a relação destas pessoas com a ciência e a tecnologia. Enfim a SNCT vem por meio dos seus eventos locais contribuindo para a educação cientifica e tecnológica dos participantes, além disto, por meio da análise dos dados apresentados neste trabalho podemos concluir que o evento realmente contribui para a alfabetização científica da população.

Agradecimentos

Referências

ALBAGLI, Sarita. Divulgação científica: informação científica para cidadania. Ciência da informação, v. 25, n. 3, 1996.

SANTOS, W. L. P. Educação científica na perspectiva de letramento como prática social: funções, princípios e desafios. Revista Brasileira de Educação, v. 12, n. 36, p. 474-550, Setembro a Dezembro de 2007.

SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA (SNCT). Disponível em: < http://semanact.mcti.gov.br/pt/web/snct2014 >. Acessado em: 20 de Mai de 2015.