Autores

Santos, N.L. (UFPA) ; Pereira Júnior, J.C. (UFPA) ; Maciel, C.S.F. (UFPA) ; Wanzeler Junior, C.A.R. (UFPA) ; Borges, F.C. (UFPA)

Resumo

Resumo O presente estudo enfatiza uma analise a partir da execução de intervenções, direcionadas através de atividades experimentais, desenvolvidas nas aulas de Ciências, nas turmas da 8° Série do ensino fundamental de duas escolas uma situada no centro da cidade e a outra em uma área periférica. Ressalta-se que as atividades práticas foram de suma importância para melhorar a relação ensino-aprendizagem de forma a ter um melhor rendimento dos alunos, minimizando as carências de espaço e recursos necessários à prática experimental, estimular o interesse pelas aulas de ciências, oferecendo novas perspectivas para que os alunos tenham melhor entendimento do conteúdo e compreensão dos fenômenos que o cercam.

Palavras chaves

Ensino; prática experimental; Química

Introdução

Introdução Mesmo com os movimentos de reforma curricular nas últimas décadas dando destaque ao ensino de ciências a partir da observação e da prática experimental, muitas práticas, ainda hoje, são baseadas na mera transmissão de informações, tendo como recurso exclusivo o livro didático e sua transcrição na lousa (PCN, 1998). Diferentes metodologias, enfatizando-se as observações e experimentação contribuem com o processo ensino-aprendizagem e estimulam a prática do professor e o interesse dos estudantes pelos conteúdos. O papel da teoria é muitas vezes, limitado. Para alguns aspectos do fenômeno educativo, a explicação das relações envolvidas pode não ser suficientemente desenvolvida ou abrangente, e sua incompletude pode, inclusive servir de guia ou fornecer elementos para reflexão. Não há teoria que, por sua própria natureza, fins e prioridades, seja elaborada e resista às mudanças sociais, filosóficas e psicológicas, pelo menos do ponto de vista do ser humano que a examina, a utilizar e participar do mundo que o cerca. (MIZUKAMI, pag. 106, 1986).

Material e métodos

Material e métodos As atividades foram realizadas dentro das salas de aula, obedecendo ao horário e currículo escolar e também através de aulas de reforço em horários alternativos. Cada atividade foi desenvolvida de acordo com conteúdo da turma proposto pelo professor, assim as atividades estarão sempre fortalecendo o elo indissociável entre teoria e prática. Ressalta-se que os experimentos foram expostos de forma clara, concreta e prática, mantendo a seqüência do assunto e estimulando a curiosidade e o interesse dos alunos, que pode interagir na aula, atuando diretamente nos experimentos, garantindo sua participação e ampliando seu conhecimento científico e humano. Após a observação e explanação da aula teórica e pratica, foram repassados questionários para os alunos de ambas as escolas de acordo com o tema abordado, para se avaliar a compreensão dos mesmos e se obter uma média comparativa entre os alunos das mesmas. Este projeto foi aplicado com experimentos de química relacionados a propriedades gerais da matéria: massa, extensão (volume), inércia, divisibilidade, impenetrabilidade, indestrutibilidade, compressibilidade, elasticidade e descontinuidade. Participaram desse projeto, os dois professores responsáveis por ambas as escolas, da E.M.E.F. São João Batista participaram 36 alunos do 9º Ano, e da E.M.E.F. Noêmia da Silva Martins, participaram 20 alunos do 9º Ano.

Resultado e discussão

Resultados e Discussão As atividades envolvendo teoria e prática foram aplicadas nas E.M.E.F. São João Batista e contaram com a participação 36 alunos, onde apenas 9 conseguiram acertar as 10 questões do questionário, totalizando cerca 25% da turma, outros 16,66%, acertaram 6; 41,66%, acertaram 15; 13,88% acertaram 5 e 2,77% acertaram 1.Da E.M.E.F. Noêmia Martins, participaram 20 alunos, desses 85% da turma acertaram todas as questões, totalizando cerca de 17 alunos, dos 15% restante, 10% acertaram 9 questões e 5% acertaram 8 questões. Perceber que ouve uma melhora significativa no desempenho da turma com o resultado que obtido através do questionário, portanto o presente estudo teve resultado positivo tendo em vista quecom o mesmo pretendia melhorar o ensino de ciências no ensino fundamental através de atividades prática que desenvolveram a compreensão dos alunos, os resultados mostraram que as aulas tornam-se mais atrativas, de melhor rendimento e entendimento quando fazemos uma ligação entre teoria e prática. Segundo Mizukami: Torna- se necessário ainda mencionar que as teorias não são as únicas fontes de respostas possíveis, completas e incorrigíveis, para as situações de ensino-aprendizagem. Elas são elaboradas para explicar, de forma sistemática, determinados fenômenos, e os dados do real é que irão fornecer o critério para a sua aceitação ou não, instalando-se, assim, um processo de discussão permanente entre teoria e prática. Seria de se esperar, no entanto, por parte do professor, uma tentativa de utilizá-las na explicação do real ou de fazer com que a sua apreensão do real confirmasse ou refutasse determinada aproximação do fenômeno. (pag. 107, 1986).

Conclusões

Conclusões Diante dessa concepção, devemos sempre buscar trabalhar dentro de sala de aula a teoria seguida de uma prática, pois a teoria nos ensina, a saber, fazer e a prática a fixar melhor o assunto abordado. Assim, esperamos que este estudo analise a execução de atividades praticas nas aulas de ciências e possa ser usado como ferramenta para enfatizar a relação entre teoria e prática e fortalecer o processo de ensino aprendizagem, aprimorando esta através do desenvolvimento de habilidades que permitam maior familiaridade com as inovações científicas e tecnológicas presentes em seu dia a dia.

Agradecimentos

Referências

ARRUDA, S. M. e LABURÚ, C.A., Considerações sobre a função do experimento no ensino de ciências. In: NARDI, R. et al. Questões atuais no ensino de ciências. São Paulo, Escrituras Editora, 1998.
BORGES, T., Novos rumos para o laboratório de ciência. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, SC, v. 19, p. 291 – 313, 2002.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Ciências Naturais / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília, MEC / SEF, 1998.
GASPAR, A., Experimentação em ciências – abordagem crítica e propostas. In: GASPAR, A. Experiências de ciências para o ensino fundamental, 1ª Ed. São Paulo, Editora Ática, 2009.
MIZUKAMI, M. N. ENSINO: As abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986.