Autores
Santos, R.T.F. (IFMA) ; Santos, C.R.F. (FACEMA) ; Costa, T.J.N. (UEMA) ; Abreu, A.S. (IFMA) ; Alves, F.C. (IFMA) ; Queiroz, J.M. (IFMA) ; Soares, S.H. (UFPI) ; Silva, S.M. (IFMA) ; Silva, M.F.T. (IFMA) ; Sousa, L.T.F. (IFMA)
Resumo
A presente pesquisa analisou, através de entrevistas, os critérios usados na escolha do livro didático, pelos professores de química da rede estadual da cidade de Caxias, no Maranhão. Os professores se mostraram críticos e participativos na escolha do livro didático, sendo que os critérios adotados, pelos mesmos, para a realização desse procedimento são os exercícios e contextualização em sua maioria, além da sistematização dos conteúdos, linguagem, ilustrações e experimentos. A pesquisa possibilitou compreender alguns aspectos relacionados à avaliação do livro Didático de Química pelos professores e que possa servir de contribuição e subsídio para futuras pesquisas relacionadas a esse tema.
Palavras chaves
Livro Didático; Professores de Química; Critérios
Introdução
Nas aulas de química um dos recursos mais utilizados é o livro didático uma vez que sua função está relacionada com o direcionamento das atividades do professor em sala de aula de acordo com conteúdo, atividades e processo de avaliação. Tardif (2010) somado aos trabalhos de Lima (2011) ressalta a importância de uma possível escolha do livro didático, sendo que esta depende não só da formação docente, mas de outras situações, como as condições com a qual a escolha do livro é realizada, a possibilidade de discussão as questões relacionadas à melhoria e aprimoramento da prática docente relacionado à escolha do material didático. Nesse sentido faz-se necessário que o professor esteja capaz de escolher o material didático de acordo com diretrizes que norteiem a aprendizagem significativa do aluno. Para tanto, o professor necessita possuir habilidades que o tornem apto a realizar, juntamente com seus colegas de trabalho, a escolha do livro (Nuñez et al., 2003). Nessa perspectiva, o objetivo da presente pesquisa é investigar a respeito dos critérios usados na seleção e utilização do livro didático adotado nas escolas, por professores de química da rede estadual da cidade de Caxias, situadas no Maranhão.
Material e métodos
Esta pesquisa caracteriza-se por um estudo de caráter quantitativo, realizada no último trimestre de 2014 que levou em conta uma abordagem sobre os critérios adotas pelos professores de Química, da cidade de Caxias – MA, na escolha do livro didático, para isso, foi utilizado um levantamento exploratório através de entrevistas realizadas seguindo um roteiro com questões abertas e fechadas, os resultados foram analisados de modo geral, onde prevaleceu a análise descritiva das médias e frequências dos dados levantados. A pesquisa teve como público alvo professores de Química que atuam no ensino médio das escolas públicas estaduais do município de Caxias - Maranhão, com a concordância da Unidade Regional de Educação de Caxias. A pesquisa foi realizada com os docentes das 10 escolas mantidas pelo governo estadual desse município. O total de participantes dessa pesquisa foi de 32 docentes, dos três turnos regulares. Todo o procedimento foi realizado com a autorização da diretoria das escolas, e mantiveram-se o anonimato dos entrevistados. As entrevistas foram realizadas em até meia hora, os dados coletados passaram por análises, e em seguida todos os dados foram tabulados e calculados.
Resultado e discussão
Ao serem questionados quanto à utilização de critérios para avaliação do livro
didático, todos os professores afirmaram serem criteriosos em suas escolhas. Os
exercícios foram considerados, pelos docentes, o principal critério que mais se
leva em conta na escolha do livro, tendo representatividade de 94% dos
professores pesquisados, que afirmaram observarem a quantidade e a qualidade de
exercícios. A forma como os conteúdos são dispostos, a sistematização, a
apresentação dos conceitos e como estão organizados foi citado por 53% dos
docentes. Outro aspecto apontado pelos professores na escolha do livro didático
de Química é a contextualização a maioria dos entrevistados, 60%, citou esse
aspecto com a possibilidade de relacionar o conteúdo químico com o cotidiano dos
alunos. Os livros didáticos de Química, como portadores de uma linguagem
própria, símbolos e fórmulas são analisados, segundo esse critério, por (47%)
dos professores. Cores, gráficos, tabelas e ilustrações foram citadas por (27%)
dos docentes que consideraram importantes na escolha do livro, justificando que
a legibilidade de imagens, a presença de gráficos e ilustrações. Uma pequena
parcela de professores (19%) citou a presença de atividades experimentais nesse
material, atividades essas que contemplem experimentos de fácil acesso e
reprodução, feitos com materiais do próprio convívio do aluno e do ambiente
escolar. Os resultados obtidos nessa pesquisa são semelhantes aos trabalhos de
Maia et al. (2011) e Barbosa et al. (2012), realizados em escolas estaduais de
Campina Grande e Sul da Bahia, respectivamente, com docentes de Química, em que
obtiveram como critérios mais relevantes na escolha dos livros os exercícios e a
contextualização.
Conclusões
Os professores das escolas públicas estaduais do município se mostraram críticos e participativos na escolha do livro didático. Os critérios adotados por ele no processo de seleção do livro foram à quantidade e qualidade dos exercícios, principal critério, seguido da contextualização, sistematização dos conteúdos, linguagem, ilustrações e experimentos como último critério.
Agradecimentos
Referências
BARBOSA, L. M. M da S. et al. Estudo sobre avaliação para escolha do livro didático de química no ensino médio. In: I ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA, 2012, Campina Grande. Anais... Campina Grande, 2012. Disponível em: <http://editorarealize.com.br/revistas/enect/trabalhos/Poster_505.pdf>. Acesso em: 08 de Set. 2014.
LIMA, J.P.M. Formação do Professor Reflexivo/Pesquisador em um Curso de Licenciatura em Química do Nordeste Brasileiro: Limites e Possibilidades. (Programa de Pós-Graduação, em Ensino de Ciências e Matemática.) São Cristóvão: Universidade Federal de Sergipe, 2011.
MAIA, J. de O. ; SA, L. P. ; MASSENA, E. P. ; WARTHA, E. J. O livro didático nas concepções dos professores de Química da região sul da Bahia. Química Nova na Escola, v. 33, p. 115-124, 2011. Disponível em: <http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc33_2/07-PE7110.pdf>Acesso em: 08 de Set 2014.
TARDIF, M. Saberes Docentes e Formação Profissional. 10. ed. Petrópolis: Vozes, 2010.