Autores
Régis Campos Silva, R. (CEFET-MG) ; da Costa Lima, A. (CEFET-MG) ; Fonseca Saraiva, G. (CEFET-MG) ; Borges Reis, B. (CEFET-MG) ; Silva Amorim, B. (CEFET-MG)
Resumo
Neste trabalho, iremos demonstrar algumas recomendações da IUPAC para os símbolos de grandezas utilizadas no conteúdo de Soluções e verificar se os livros didáticos comumente adotados no Brasil, seguem estas recomendações.
Palavras chaves
Símbolos de Grandezas; Recomendações IUPAC; Livros didáticos
Introdução
Conhecer a linguagem da química, seus símbolos e sua nomenclatura, é tão importante quanto o conhecimento dos conceitos fundamentais. A IUPAC, sigla para International Union of Pure and Applied Chemistry e outros órgãos normatizadores, vêm procurado estabelecer uma linguagem internacional e integrada em diferentes áreas científicas e tecnológicas. No entanto, muitos autores de livros da área e diversos professores, parecem desconhecer tais publicações, ou simplesmente preferem não segui-las. Esta falta de uniformidade no uso dos símbolos das grandezas, geram dúvidas e dificultam o processo de ensino-aprendizagem de diversos conteúdos, neste caso, o de soluções.
Material e métodos
Baseamos as recomendações no livro verde (Green Book), Grandezas, Unidades e Símbolos em Físico-Química, publicado pela IUPAC em 2007. Foram analisados livros didáticos comumente adotados no ensino médio, alguns inclusive pertencentes ao plano nacional do livro didático (PNLD). São eles, Química, volume 2, autoria de Martha Reis, Química, volume 2, autoria de Ricardo Feltre e Química Cidadã, volume 2, autoria de Wildson Santos e Gerson Mol. Além deles, analisou-se também o livro Química Geral, de J. B. Russsel, presente em diversas bibliografias de cursos de graduação.
Resultado e discussão
A seguir, uma tabela com algumas grandezas e seus respectivos símbolos
recomendados pela IUPAC.
Tabela 1
Vejamos agora, como os livros didáticos analisados utilizam os símbolos das
grandezas envolvidas no ensino de Soluções:
Tabela 2
Nos livros didáticos analisados, pode-se notar uma variedade de maneiras
diferentes de se representar as grandezas em questão, todas diferentes das
recomendações da IUPAC.
Observa-se que somente em um dos casos, no livro de Química Geral de J. B.
Russuel, utilizou-se o símbolo da grandeza no formato itálico. Esta
também é uma recomendação da IUPAC.
Além dos símbolos, algumas terminologias utilizadas pelos livros também não
seguem as recomendações da IUPAC, como nas expressões molaridade e molar.
Recomendações da IUPAC para os símbolos de algumas grandezas utilizadas no ensino de soluções
Símbolos de grandezas utilizadas por alguns livros didáticos
Conclusões
Diversas foram as maneiras encontradas de representar os mais variados símbolos das grandezas físico-químicas utilizadas na Ciência. Neste trabalho, podemos notar a falta de uniformidade em relação às grandezas que envolvem as concentrações de soluto nas soluções. Diversos autores de livros consagrados na área da química, e muitos professores, insistem em não seguir as recomendações adotadas pela IUPAC. Ao nosso ver, a falta de um padrão, dificulta a comunicação, ainda mais se tratando de Química, que utiliza majoritariamente, uma linguagem simbólica.
Agradecimentos
Ao CEFET-MG e a FAPEMIG por todo o apoio.
Referências
FELTRE, R., Química, v. 2, 6 ed, Editora Moderna, São Paulo, 2004.
REIS, M., Química, v.2, 1 ed, Editora Ática, São Paulo, 2014.
SANTOS, W., MOL, G., v.2, 2 ed, Editora AJS, São Paulo, 2013.
RUSSEL, J. B., v.1, 2 ed, Makron Books, São Paulo, 1994.
COHEN, E.R., CVITAS, T., FREY, J.G., HOLMSTRON, B., KUCHITSU, K.,
MARQUARDT, R., MILLS, I., PAVESE, F., QUACK, M., STOHNER, J.,
STRAUSS, H.L., TAKAMI, M., THOR, A.J. "Quantities, Units and
Symbols in Physical Chemistry", IUPAC Green Book, 3 ed, IUPAC & RSC Publishing, Cambridge, 2008.