Autores

Régis Campos Silva, R. (CEFET-MG) ; da Costa Lima, A. (CEFET-MG) ; Fonseca Saraiva, G. (CEFET-MG) ; Borges Reis, B. (CEFET-MG) ; Silva Amorim, B. (CEFET-MG)

Resumo

Neste trabalho, iremos demonstrar algumas recomendações da IUPAC para os símbolos de grandezas utilizadas no conteúdo de Soluções e verificar se os livros didáticos comumente adotados no Brasil, seguem estas recomendações.

Palavras chaves

Símbolos de Grandezas; Recomendações IUPAC; Livros didáticos

Introdução

Conhecer a linguagem da química, seus símbolos e sua nomenclatura, é tão importante quanto o conhecimento dos conceitos fundamentais. A IUPAC, sigla para International Union of Pure and Applied Chemistry e outros órgãos normatizadores, vêm procurado estabelecer uma linguagem internacional e integrada em diferentes áreas científicas e tecnológicas. No entanto, muitos autores de livros da área e diversos professores, parecem desconhecer tais publicações, ou simplesmente preferem não segui-las. Esta falta de uniformidade no uso dos símbolos das grandezas, geram dúvidas e dificultam o processo de ensino-aprendizagem de diversos conteúdos, neste caso, o de soluções.

Material e métodos

Baseamos as recomendações no livro verde (Green Book), Grandezas, Unidades e Símbolos em Físico-Química, publicado pela IUPAC em 2007. Foram analisados livros didáticos comumente adotados no ensino médio, alguns inclusive pertencentes ao plano nacional do livro didático (PNLD). São eles, Química, volume 2, autoria de Martha Reis, Química, volume 2, autoria de Ricardo Feltre e Química Cidadã, volume 2, autoria de Wildson Santos e Gerson Mol. Além deles, analisou-se também o livro Química Geral, de J. B. Russsel, presente em diversas bibliografias de cursos de graduação.

Resultado e discussão

A seguir, uma tabela com algumas grandezas e seus respectivos símbolos recomendados pela IUPAC. Tabela 1 Vejamos agora, como os livros didáticos analisados utilizam os símbolos das grandezas envolvidas no ensino de Soluções: Tabela 2 Nos livros didáticos analisados, pode-se notar uma variedade de maneiras diferentes de se representar as grandezas em questão, todas diferentes das recomendações da IUPAC. Observa-se que somente em um dos casos, no livro de Química Geral de J. B. Russuel, utilizou-se o símbolo da grandeza no formato itálico. Esta também é uma recomendação da IUPAC. Além dos símbolos, algumas terminologias utilizadas pelos livros também não seguem as recomendações da IUPAC, como nas expressões molaridade e molar.

Tabela 1

Recomendações da IUPAC para os símbolos de algumas grandezas utilizadas no ensino de soluções

Tabela 2

Símbolos de grandezas utilizadas por alguns livros didáticos

Conclusões

Diversas foram as maneiras encontradas de representar os mais variados símbolos das grandezas físico-químicas utilizadas na Ciência. Neste trabalho, podemos notar a falta de uniformidade em relação às grandezas que envolvem as concentrações de soluto nas soluções. Diversos autores de livros consagrados na área da química, e muitos professores, insistem em não seguir as recomendações adotadas pela IUPAC. Ao nosso ver, a falta de um padrão, dificulta a comunicação, ainda mais se tratando de Química, que utiliza majoritariamente, uma linguagem simbólica.

Agradecimentos

Ao CEFET-MG e a FAPEMIG por todo o apoio.

Referências

FELTRE, R., Química, v. 2, 6 ed, Editora Moderna, São Paulo, 2004.
REIS, M., Química, v.2, 1 ed, Editora Ática, São Paulo, 2014.
SANTOS, W., MOL, G., v.2, 2 ed, Editora AJS, São Paulo, 2013.
RUSSEL, J. B., v.1, 2 ed, Makron Books, São Paulo, 1994.
COHEN, E.R., CVITAS, T., FREY, J.G., HOLMSTRON, B., KUCHITSU, K.,
MARQUARDT, R., MILLS, I., PAVESE, F., QUACK, M., STOHNER, J.,
STRAUSS, H.L., TAKAMI, M., THOR, A.J. "Quantities, Units and
Symbols in Physical Chemistry", IUPAC Green Book, 3 ed, IUPAC & RSC Publishing, Cambridge, 2008.