Autores

Silva, E.K.S. (UFCG) ; Silva, J.C.G. (UFCG) ; Sales, L.L.M. (UFCG) ; Figueredo, L.V. (UFCG) ; Ferreira, M.L. (UFCG) ; Pereira, F.S.F. (UFCG)

Resumo

A presente pesquisa tem por objetivo caracterizar as concepções de alunos do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Joel Pereira da Silva localizada em Carrapateira-PB, com respeito ao processo de ensino/aprendizagem da disciplina de Química. A amostra compreendeu 107 alunos, onde os dados foram coletados através de uma entrevista semi-estruturada. De acordo com os resultados obtidos verifica-se que 56% dos entrevistados afirmaram gostar de Química. Ainda cerca de 75% dos alunos responderam que o cálculo é o principal responsável pela dificuldade na compreensão dos conteúdos químicos. Nesse sentido tornam-se necessários estudos complementares, visando encontrar alternativas para diminuição dessa problemática.

Palavras chaves

Concepções; . Ensino de Química; Processo de Aprendizagem

Introdução

No ensino de química fala-se na abordagem do cotidiano, em mostrar ao aluno fenômenos químicos com que ele possa estar familiarizado e assim desenvolver sua curiosidade científica. Porém, na prática, os conteúdos de química consistem num volume enorme de informação, repassados muitas vezes de maneira inadequada, dificultando a aprendizagem. Dessa forma, não se consegue despertar o interesse científico do estudante (NETO E FRACALANZA, 2003). Um dos grandes desafios atuais do ensino de química é construir meios que propiciem uma inter-relação entre teoria e prática, assim o ensino deveria estar associado a uma realidade próxima do aluno (SILVA, 2007). Para tanto se faz necessário que os profissionais da educação busquem novas metodologias ativas, na tentativa de conectar as experiências do cotidiano com o conhecimento científico do alunado. Tendo em vista a complexidade da compreensão dos conteúdos de Química, desenvolveu-se esta pesquisa com o objetivo de identificar e caracterizar as principais dificuldades enfrentadas pelos estudantes no processo de ensino/aprendizagem desta disciplina.

Material e métodos

A presente pesquisa foi desenvolvida através de uma entrevista semi-estruturada, aplicada com os alunos do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Joel Pereira da Silva situada na cidade de Carrapateira-PB. Participaram da pesquisa 107 alunos, que responderam a duas perguntas: 1-Qual a afinidade pela disciplina de química? 2- Qual a principal dificuldade enfrentada na compreensão dos conteúdos de química? Os dados coletados foram analisados e quantificados no sentido de relacionar as concepções apontadas pelos alunos.

Resultado e discussão

Após o trabalho de pesquisa aplicado com os alunos do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Joel Pereira da Silva, os dados foram confrontados e distribuídos em gráficos. Conforme mostra a FIGURA 1 Cerca de 56% dos entrevistados afirmaram gostar de Química, justificando ser uma matéria que está relacionada ao meio ambiente e ao cotidiano. Já 35% dos alunos não gostam de estudar Química, explicando ser uma matéria complicada e que exige muita concentração. Ainda cerca de 9% destes não quiseram expor sua opinião a respeito. Na Figura 2, observam-se as concepções dos alunos a respeito das dificuldades enfrentadas nas aulas de Química. De forma concreta 75% responderam que o cálculo é o principal problema, evidenciando a necessidade de trabalhar os conteúdos químicos que envolvam matemática de forma mais detalhada. Cerca de 14% dos entrevistados apontam a forma como a teoria é abordada em sala de aula. Ainda cerca de 6% e 5% dos alunos citaram a interpretação e a falta de contextualização como fatores responsáveis pela dificuldade na aprendizagem, respectivamente.

FIGURA 1

Mostra a Afinidade dos Alunos com a Disciplina de Química

FIGURA 2-

Mostra as Principais Dificuldades Enfrentadas Pelos Alunos na Compreensão dos Conteúdos de Química

Conclusões

Os resultados evidenciam que há dificuldade por parte dos alunos na absorção dos conteúdos de Química. Observou-se que 75% dos entrevistados apontam o cálculo como principal responsável por essa problemática. Deste modo ficou evidente a necessidade de estudos complementares, baseados na análise do livro didático, que possibilitem criar novas estratégias de ensino, buscando diminuir e/ou excluir essa deficiência do alunado com a disciplina de Química relacionada aos cálculos matemáticos.

Agradecimentos

Referências

NETO, J.; FRACALANZA, H. O livro didático de ciências: problemas e soluções. Ciência e Educação. V.9, n.2, p.147-157, 2003.
SILVA, E. L. Contextualização no ensino de química: idéias e proposições de um grupo de professores. Universidade de São Paulo. Instituto de Química. Depto. Química Fundamental. São Paulo 2007.