Autores

Silva, L.R. (EREM CORNÉLIO SOARES) ; Silva, L.R. (EREM CORNÉLIO SOARES) ; Lima, T.V.S. (EREM CORNÉLIO SOARES) ; Pedroso, L.S. (EREM CORNÉLIO SOARES) ; Leite, B.S. (UFRPE)

Resumo

Os Recursos Didáticos Digitais nas salas de aula têm modificado as formas da sociedade se comunicar, relacionar e aprender. Recentemente, nos últimos anos, o podcast tem se destacado sobremaneira na tecnologia educacional, permitindo que esta nova tecnologia possa criar novas oportunidades no processo de ensino e aprendizagem. Neste trabalho destacaremos a elaboração de um podcast por estudantes do ensino médio envolvendo discussões sobre cinética química, com o objetivo de oferecer mais um recurso para o processo de ensino e aprendizagem. Este podcast pode ser visualizado no site do LEUTEQ.

Palavras chaves

Podcast; TIC; Ensino de Química

Introdução

A internet é uma ferramenta de comunicação prática presente na vida da maioria das pessoas. O acesso aos conteúdos desse veículo de comunicação pode ajudar na construção do conhecimento (LÉVY, 2000), desde que se acessem sites que possuam conteúdos direcionados a este tipo de informação. Entretanto, só com o acesso não é possível adquirir todo o conteúdo que se é transmitido. A utilização de recursos didáticos digitais (RDD) como uma ferramenta educacional é um meio de mediar o processo de ensino e aprendizagem, pois estimula a criatividade e ajuda na construção do conhecimento. Segundo Leite (2015, p. 239), os “Recursos Didáticos Digitais são todos os objetos de aprendizagem, produzidos com o uso das tecnologias digitais, que auxiliam no processo de aprendizado do indivíduo”. Os RDD são artifícios presentes no ambiente de aprendizagem que estimulam o aluno e podem ser: equipamentos, instrumentos, ferramentas, materiais, cds/dvds, que são aplicados no ensino das disciplinas. Nesse contexto, o podcast é um meio de publicar um conteúdo audiovisual na rede, podendo ser baixado diretamente da internet, desde que o usuário esteja subscrito nos vários agregadores, recebendo automaticamente o podcast. O termo podcast é descrito como “uma emissão pública segundo uma demanda. [...]. O que difere um Podcast de qualquer outro material audiovisual é a maneira com que eles são publicados e compartilhados” (LEITE, 2015, p. 314). Neste trabalho nosso objetivo é a elaboração de um videocast sobre cinética química tratando sobre o processo de amadurecimento de frutas, posteriormente esse podcast será utilizado como um recurso didático digital no processo de ensino e aprendizagem de química, sendo disponibilizado para professores e alunos do ensino médio e superior.

Material e métodos

Com o objetivo de verificar a utilização de recursos didáticos digitais no ensino de química, realizamos pesquisas para o embasamento teórico do tema proposto e das produções disponíveis atualmente. Buscou-se identificar quais são os modelos e métodos utilizados na elaboração de um podcast, e por fim determinar a relação desse uso com a aprendizagem. Após o levantamento, o tema escolhido para o videocast foi: “Amadureceu? A química explica como!”, envolvendo de forma contextualizada o amadurecimento de frutas por meio de métodos não convencionais, discutindo como a cinética química pode explicar esse fenômeno, em seguida, foi realizada a produção do Podcast. Segundo Leite (2015, p. 320), para a elaboração do mesmo é necessário passar por algumas etapas, a saber: “A pré-produção onde incluímos o planejamento do tema abordado, os objetivos que são buscados nele, direcionando o Podcast para o seu propósito no ensino. A produção com a realização do trabalho, separando os materiais necessários, câmeras fotográficas digitais, ou câmeras de celulares, ou câmeras digitais, microfones, um computador com configuração básica e softwares gratuitos que possibilitam a fase da edição. A pós-produção com sua edição, utilizando arquivos adequados, sua publicação utilizando um agregador, a geração de um arquivo RSS (Really Simple Syndication). Este arquivo lista a localização do Podcast, também inclui informações sobre o Podcast, quando foi publicado e a descrição dele”. Para filmagem do podcast se usou uma filmadora full-HD e na edição, o programa Windows Movie Maker. Esse podcast foi elaborado e produzido por alunos do ensino médio, vinculados ao PIBIC-EM, no LEUTEQ (Laboratório para Elaboração e Utilização de Tecnologias no Ensino de Química) da UFRPE. A seguir detalhamos o processo.

Resultado e discussão

No que diz respeito a taxonomia do podcast elaborado, ele apresenta o formato de videocast, expositivo, produzido por alunos (LEITE, 2015), do tipo curto, informal e com a finalidade de explicar (CARVALHO, et. al., 2009) e em sua elaboração participaram 7 estudantes do 2º ano do Ensino Médio. O podcast é uma das maneiras de apresentar o conteúdo de um tema, de forma a modificar a rotina da sala de aula. O uso de vários instrumentos pelo professor é de fato um estímulo para que se enriqueça o processo do conhecimento. O videocast denominado de: “Amadureceu? A química explica como”, tem como tema principal uma abordagem contextualizada sobre o amadurecimento das frutas por meio de métodos não convencionais. O podcast conta a história de um jovem na qual sua mãe solicita a compra de bananas para a preparação de um doce. Esse jovem acaba perdendo o horário da feira e ao chegar encontra apenas bananas verdes. Em um diálogo com a feirante (figura 1), o jovem é convencido a levar as bananas verdes e a utilizar jornal para que a mesma amadureça. Ao chegar a sua casa, a mãe desconfia que a banana não irá amadurecer. Nesse momento o jovem, junto com seu amigo, descreve para sua mãe o processo químico envolvido, detalhando que tipo de reação ocorre (figura 2). No videocast o jovem explica que a banana vai produzir o etileno, que é o único hormônio gasoso produzido pelas plantas. Quando essa é enrolada no jornal estaremos concentrando o hormônio ao redor dos frutos e estimulando assim o processo de amadurecimento. Ressaltamos que o podcast não irá substituir o professor durante as aulas, mas sim, servir como suporte para a compreensão de uma situação encontrada no nosso dia-a-dia.

Figura 1

Diálogo dos jovens com a feirante.

Figura 2

Explicação do processo de amadurecimento das bananas.

Conclusões

A elaboração do Podcast proporcionou identificar a importância de um estudante- autor de seu material didático. Além de oferecer a outros estudantes mais um recurso para o processo de aprendizagem, inserindo recursos audiovisual, interação, motivação para reprodução, possibilitando o entendimento de fenômenos de maneira contextualizada, ampla e singular. Ademais, um dos muitos aspectos positivos da produção do Podcast é que os mesmos não necessitam de altos custos de elaboração (LEÃO, 2011) e devem ter associados três aspectos fundamentais: Realidade, Adição e Estratégias (LEITE, 2015).

Agradecimentos

LEUTEQ (Laboratório para Elaboração e Utilização de Tecnologias no Ensino de Química), EREM Cornélio Soares, UAST, CNPq, PIBIC-EM/UFRPE

Referências

CARVALHO, A. A.; AGUIAR, C.; MACIEL, R. A Taxonomy of Podcasts and its Application to Higher Education. ALT-C, 2009, p. 132-140.

LÉVY, P. As tecnologias da inteligência. Rio de Janeiro: 34, 2000.

LEÃO, M. B. C. Tecnologias na educação: uma abordagem crítica para uma atualização prática. UFRPE ed.Recife, 2011.

LEITE, B. S. Tecnologias no ensino de química: teoria e prática na formação docente. Curitiba: Appris, 2015.