Autores

Costa, T.J.N. (UEMA) ; Santos, R.T.F. (IFMA) ; Silva, N.M. (UEMA)

Resumo

A Educação Ambiental é um tema muito discutido e relevante atualmente. O presente artigo objetivou-se em identificar e refletir sobre a prática de um grupo de professores acerca da Educação Ambiental na rede pública municipal de Caxias- Ma. Foi aplicado um questionário com 59 professores da zona rural e urbana do município. Analisado em cada questão como o professor aborda o tema ambiental na escola ao qual leciona e a reflexão na formação teórica e metodológica no ensino básico. Os resultados da pesquisa mostram que os professores trabalham a Educação Ambiental como tema transversal, mas não possuem capacitações que possibilite ações educativas no âmbito escolar possibilitando atividades que desenvolvam a criticidade dos educandos diante das questões ambientais.

Palavras chaves

Prática Docente; Educação Ambiental; Ensino Fundamental

Introdução

A relação homem/natureza tem sido base de estudos nos últimos tempos. Compreender as questões que permeiam essa temática como ato conscientizador faz parte da Educação Ambiental, buscando alternativas viáveis para a formação da cidadania. Na escola, o meio ambiente é um dos temas transversais sugerido pelos PCNs (BRASIL, 1997). Tratado a partir dos conteúdos trabalhados em sala de aula, metodologias e programação escolar. Assim, o professor é peça fundamental na aplicabilidade sócio-educativa do tema em questão. A Lei nº 9.795/99 em seu artigo 11 determina que “a dimensão ambiental deve constar dos currículos de formação de professores em todos os níveis e em todas as disciplinas”. O docente deve trabalhar a Educação Ambiental (EA) em sala de aula com o propósito de tornar os alunos não apenas ouvintes, mas praticantes do meio em que vivem. Segundo os PCNs (1997, p. 48) “as situações de ensino devem se organizar de forma a proporcionar oportunidades para que o aluno possa utilizar o conhecimento sobre o meio ambiente para compreender sua realidade e atuar sobre ela.” O presente trabalho teve como objetivo a reflexão da prática de um grupo de professores da rede básica diante da EA nas escolas públicas da rede municipal de Caxias-Ma.

Material e métodos

Trata-se de uma pesquisa de campo de natureza quantitativa realizada com 59 professores que lecionam na educação básica do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental nas zonas urbana e rural na rede pública municipal de Caxias- Ma. Para obtenção de dados da pesquisa foi aplicado questionário a fim de conhecer o perfil do professor e sua prática ao tema de EA em sala de aula. A pesquisa estruturada com o auxílio de um questionário abrangeu três eixos temáticos: o primeiro eixo abrange a forma como o professor trabalha a EA em sala de aula; segundo sobre a formação teórica e metodológica do professor ao desenvolver essa temática em suas aulas e o terceiro eixo questiona sobre a participação da escola em desenvolver projetos que colaboram na promoção da EA no âmbito escolar. Os dados coletados foram analisados, interpretados e tabulados com base na análise e interpretação dos dados, foi feita a discussão dos resultados da pesquisa.

Resultado e discussão

Realizado através de questionário aplicado aos professores com questões pertinentes a prática docente, foi possível identificar como trabalham EA nos anos iniciais do ensino básico. Sobre como trabalhar a EA como tema transversal em sala de aula, grande parte dos professores (75%) relacionam aos conteúdos; uma parte (13%) dos professores utiliza debates e uma pequena parcela (12%) com textos relacionados à temática. De acordo com Dias (2004) a apresentação de temas ambientais na educação deve dar ênfase em uma perspectiva geral, sendo importante que atividades sejam desenvolvidas com os educandos, de forma a estimulá-los tendo em vista que nesta fase as crianças são bastante curiosas e é comum uma maior integração e participação das mesmas. Sobre como o professor se considera em relação a sua formação teórica e metodológica para desenvolver a temática ambiental em sala de aula a maioria dos professores (60%) considera-se regulares e o restante dos professores (40%) aptos. No questionamento sobre a formação continuada cerca de (60%) dos professores não participaram e justificaram a falta de oportunidade, oferta, tempo e incentivo e os demais (40%) disseram que já participaram. Uma parcela significativa dos professores (92%) concordou que há participação da escola em desenvolver projetos e colaborar na promoção da EA no âmbito escolar e uma minoria (8%) disse que não há participação. Em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais (BRASIL, 2013) envolve o entendimento de uma educação cidadã, responsável, crítica, participativa em que cada sujeito aprende com os conceitos científicos e com o reconhecimento dos saberes tradicionais possibilitando a tomada de decisões transformadoras, a partir do meio ambiente natural ou construído no qual as pessoas se integram.

Conclusões

A partir dos dados obtidos foi perceptível que mesmo o professor trabalhando a Educação Ambiental como tema transversal a partir de bases teóricas coerente com a natureza dos conteúdos estudados, em sua maioria deverá existir uma formação com maior embasamento sobre Educação Ambiental no âmbito escolar para que haja uma participação ativa tanto por parte da escola como em comunhão com outros professores com o propósito de trabalhar na íntegra um tema atual e transformador para os anos iniciais do ensino fundamental.

Agradecimentos

Referências

BRASIL, Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica/ Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013
BRASIL, Política Nacional de Educação Ambiental. Lei 9.795/99. Brasília, 1999
BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: meio ambiente, saúde/Secretaria da Educação Fundamental. Brasília: 128p, 1997
DIAS, Genebaldo Freire. Educação Ambiental: princípios e práticas. 9a ed. São Paulo. Gaia, 2004.