Autores

Magalhães, A.C. (DQAFQ/UFC) ; Lima Filho, L.O. (DQAFQ/UFC) ; Farias, M.E.P. (DQAFQ/UFC) ; Almeida, M.M.B. (DQAFQ/UFC) ; Fernandes, M.F.L. (DQAFQ/UFC)

Resumo

Alunos ingressantes (1º semestre) foram submetidos à aula teórica de exercícios para a melhoria da relação ensino-aprendizagem. Utilizou-se a metodologia de aluno multiplicador em sala de aula. Realizou-se aula onde exercícios eram fornecidos aos alunos previamente distribuídos em grupos por questões. Com o auxílio do professor e deles próprios (grupo) as questões eram resolvidas, após isto, um dos membros daquele grupo passava para o grupo seguinte e neste ele “ensinava” o que tinha aprendido/resolvido no grupo anterior. Desta forma todos os grupos resolviam todas as questões. Os resultados demonstraram sensível aumento de rendimento dos alunos. O dinamismo nas aulas teóricas propicia ao aluno a oportunidade de ser atuante na relação ensino-aprendizagem.

Palavras chaves

MULTIPLICADOR; INGRESSANTES; RENDIMENTO

Introdução

Alunos ingressantes (1º semestre) tem enorme avidez para absorção do conhecimento em todas as disciplinas, nas disciplinas de química inclusive. Muitas vezes por uma formação singela no ensino médio, sentem muitas dificuldades em conciliar as novas informações com as preexistentes em seu banco de conhecimento. A passividade e às vezes até timidez tornam o aprendizado difícil ou mecânico, o que ocasiona reprovação ou mesmo baixo rendimento. Disciplinas de química analítica que englobam as partes qualitativa e quantitativa tornam ainda mais difícil o aprendizado, pois o aluno tem que aprender o conteúdo em um único semestre. Historicamente a disciplina de Química Analítica Aplicada a Zootecnia (Analítica qualitativa e quantitativa) tem baixo rendimento no aprendizado dos alunos ingressantes. A utilização de metodologias que tornem o aprendizado mais interativo e confortável tem sido objeto de pesquisas (SILVA, 2011). Dificuldades de aprendizado têm sido relatadas em investigação com alunos ingressantes (GOMES e RECENA, 2008). Formas diferentes para estimular alunos ingressantes no curso de zootecnia tem sido objeto de estudo (FELICIO et all, 2012). O objetivo deste trabalho foi o de avaliar o rendimento da disciplina Química Analítica Aplicada a Zootecnia empregando-se a utilização do aluno multiplicador em sala de aula.

Material e métodos

O uso do aluno multiplicador em sala de aula foi realizado em uma turma em 2015.1. Realizou-se uma aula onde exercícios eram fornecidos aos alunos previamente distribuídos em grupos por questões. Com o auxilio do professor e deles próprios (grupo) as questões eram resolvidas onde após isto, um dos membros daquele grupo passava para o grupo seguinte e neste ele “ensinava” o que tinha aprendido/resolvido no grupo anterior. Desta forma todos os grupos resolviam todas as questões. Estes alunos utilizando linguagem própria e conhecimentos aprendidos discutiam e rediscutiam a medida que repassavam as informações para os grupo seguinte. Após os alunos realizarem as provas convencionais, avaliaram-se as notas obtidas, estas foram distribuídas em faixas e comparadas com os semestres anteriores (2014.2 e 2014.1). As provas aplicadas tiveram o mesmo estilo das provas aplicadas nos semestres anteriores, utilizadas para comparação. Levantaram-se gráficos para comparações em cada faixa de notas.

Resultado e discussão

Verificou-se que os alunos sentiam muitas dificuldades em conceitos básicos de bagagem anterior (ensino médio) e nos conceitos apresentados, muitas dúvidas sanadas propiciavam o entendimento das questões e a não memorização de fórmulas ou outras formas errôneas de aprendizado. No gráfico pode-se verificar que na faixa de notas bom houve um aumento de 27,58% em relação à 2014.1. Houve uma redução na faixa ruim de 27,63% em relação à 2014.1. Um aumento de 9,40% na faixa péssimo em relação à 2014.1. Isto demonstra que houve um aumento de rendimento na faixa de notas necessária para aprovação dos alunos na disciplina, porém o aumento na faixa péssimo denota preocupação haja vista o baixo rendimento nesta faixa.


Gráfico – Distribuição do percentual de alunos por faixa de notas nos semestres de 2014.1; 2014.2 e 2015.1.

Conclusões

Os resultados mostraram sensível aumento de rendimento dos alunos. Esta forma de dinamismo nas aulas teóricas propicia ao aluno a oportunidade de ser atuante na relação ensino-aprendizagem. A faixa de baixo rendimento indica a influencia de outros fatores. Os alunos ingressantes muitas vezes não se identificam com o curso e/ou disciplina. Estudos mais profundos e maior exercitação da aplicabilidade do aluno multiplicador pode mudar significativamente este resultado. Muito há ainda a ser feito para que haja um ganho maior de rendimento. O uso de aluno multiplicador parece ser um caminho viável.

Agradecimentos

Referências

GOMES, J. N.; RECENA, M. C. P.; Concepções sobre Equilíbrio Químico de alunos ingressantes no curso de Química – Licenciatura da UFMS, In: XIV Encontro Nacional de Ensino de Química (XIV ENEQ), Curitiba-PR, 2008.

FELICIO, C. M.; REIS, C. S.; ROSA, S.; Artigos científicos no ensino da química em um curso de bacharelado em zootecnia. In: XVI Encontro Nacional de Ensino de Química (XVI ENEQ) e X Encontro de Educação Química da Bahia (X EDUQUI), Salvador-BA, 2012.

SILVA, A. M. Proposta para Tornar o Ensino de Química mais atraente. Revista de Química Industrial, 2º trimestre, Volume único, p.7, 2011.