Autores
Oliveira, V.B. (UFMA) ; Macedo, M.J.H. (UFMA) ; Lima, M.R.S. (UFMA) ; Brandão, G.C. (UFMA) ; Carvalho, M.A.O. (UFMA) ; Paz, F.M.C. (UFMA) ; Escórcio, C.R. (UFMA) ; Silva, L.H.S. (UFMA) ; Gerffeson, A.S.C. (UFMA)
Resumo
Recursos didáticos digitais de apoio à aprendizagem vêm sendo cada vez mais produzidos e utilizados em todos os níveis de ensino, porém ainda há um longo caminho a percorrer até que estes recursos se tornem uma ferramenta popular do dia-a-dia dos docentes e discentes. Esse trabalho buscou analisar o nível de interesse de discentes do curso de Licenciatura em Ciências Naturais quanto a sua familiarização com softwares de simulação e avaliar estes softwares quanto a efetividade na apresentação dos conceitos químicos. Dentre os softwares avaliados verificou-se que constituem-se em excelentes recursos auxiliares na consolidação de conceitos químicos, porém precisam torna-se mais populares e mais acessíveis entre os discentes e docentes.
Palavras chaves
tutorial; software; química
Introdução
As práticas pedagógicas nos diferentes contextos em que a escola está inserida devem ser pensadas e desenvolvidas com o propósito de promoverem o aprendizado, compreensão e interesse dos alunos pelos conteúdos. É comum, no entanto a falta de motivação dos alunos em relação ao aprendizado e as dificuldades que os mesmos apresentam para entender os conceitos de química. A química apresenta-se como uma disciplina eminentemente experimental e visual ao passo que quase a totalidade de seus temas requer recursos que os tornem mais explícitos, tais como as teorias atômicas e moleculares, reações químicas, ressonância magnética, espectroscopia eletrônica e tantos outros que podem ser melhor explicados com auxílio de recursos visuais. Santos (2010) descreve que para a utilização adequada dos softwares no ensino de química, deve-se fazer uma análise crítica destes, verificando a sua potencialidade para o ensino de um conteúdo específico além da adequação dos softwares às escolas, principalmente nas escolas públicas. No entanto, existem alguns softwares livres disponibilizados online ou em versão para os dois sistemas operacionais, Windows e Linux, que apresentam propriedades que auxiliam no processo de ensino-aprendizagem. Destes pode-se destacar os classificados na categoria jogo educacional e simulação de experimentos, pois são atrativos, contextualizados, divertidos e empolgantes para o aluno, deixando a sala de aula com um ambiente agradável e produtivo. Dessa forma o domínio de ferramentas educacionais modernas torna-se indispensável para que a prática docente seja efetivamente atual e renove o processo de ensino-aprendizagem, tornando-o cada dia mais eficaz.
Material e métodos
Para a realização deste trabalho foram utilizadas as simulações PhET, que constituem-se de um programa da Universidade do Colorado que pesquisa e desenvolve simulações na área de ensino de ciências. Estas simulações são disponibilizadas em seu portal para serem utilizadas on-line ou serem baixadas gratuitamente (http://phet.colorado.edu). Nestas simulações são apresentados conceitos científicos, entre os quais conceitos químicos, de uma forma que o usuário pode interagir com estes conceitos manipulando-os. A fim de verificarmos as funcionalidades de algumas simulações disponibilizadas é que foi adotada a metodologia de construção de tutorial. Cinco simulações envolvendo conceitos do currículo do nível médio foram selecionadas para serem construídos tutoriais por alunos do curso de Licenciatura em Ciências Naturais da Universidade Federal do Maranhão. Estes tutoriais foram apresentados para os demais alunos da turma e foram avaliados quanto a alguns aspectos: base científica, abrangência conceitual, gráficos e interatividade.
Resultado e discussão
Cinco simulações foram selecionadas das quais foram construídas tutoriais na forma de apresentação em slides que foram apresentados para os demais alunos afim se serem analisados quanto a sua efetividade enquanto ferramenta de contextualização dos temas descritos.
Foram selecionados os seguintes softwares: Construindo uma molécula, Ácidos e bases, Balanceamento das equações químicas, Molaridade e Forma da Molécula.
Todos os tutoriais foram construídos obedecendo um roteiro padrão: Fundamentação teórica, Introdução à simulação, funcionalidades da simulação e resolução de exercícios.
Dos cinco softwares avaliados, todos foram avaliados positivamente quanto a sua adequação aos conceitos científicos. Quanto aos gráficos e interatividade, o software construindo uma molécula foi considerado o mais pobre, com poucos recursos de interatividade, além de possuir poucas funcionalidades. O software Ácido e bases foi considerado entre o grupo aquele que melhor relaciona a teoria à prática e ainda o que possui melhor representação gráfica. Os softwares Molaridade e Forma da molécula foram enquadrados como bons softwares, sendo considerados de extrema importância para o processo de contextualização do ensino ao passo que descrevem conceitos de difícil compreensão para a maioria dos discentes. Já o software Balanceamento das equações químicas foi avaliado como um excelente recurso didático e dos mais úteis ao passo que trata de um conceito muitas vezes rejeitado pelos discentes por considerá-lo desinteressante. Foi consenso entre os pesquisados que softwares que simulam conceitos de físico-química são os mais desejados por tratarem de conceitos com pouca afetividade entre os discentes.
Conclusões
Os futuros docentes pesquisados apresentaram um grande interesse no domínio dos recursos didáticos visuais apresentados. Demonstraram ainda que a construção de tutoriais é uma forma dinâmica de construção do conhecimento ao passo que estão aprendendo ao mesmo tempo que estarão ensinando. Nota-se por este que a utilização das novas tecnologias ainda precisam ser estimuladas tanto na formação docente quanto na sua utilização como recurso didático nos vários níveis de ensino.
Agradecimentos
A Universidade Federal do Maranhão.
Referências
SANTOS, D.O.; WARTHA, E.J.; SILVA FILHO, J.C. Softwares educativos livres para o Ensino de Química: Análise e Categorização. Disponível em<<: http://www.xveneq2010.unb.br/resumos/R0981-1.pdf>>. Acesso em: 26/04/2015.