Autores
Gomes da Silva, A.P. (INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS - IFAL) ; de Arroxelas Silva, C.A. (INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS - IFAL) ; Dantas Vivente, C. (INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS - IFAL) ; Silva Lima, I.D. (INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS - IFAL) ; Euclides de Lima, J. (INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS - IFAL)
Resumo
O alto desperdício assim como o descarte industrial, faz com que haja uma grande quantidade de resíduos, os quais podem ser reutilizados para fins específicos. Portanto, este trabalho propôs a produção de etanol 2G a partir de biomassas do maracujá e da graviola, visando o estudo prático-teórico dos processos químicos para obtenção desse. O tema é uma reavaliação educacional em incentivo não somente a sustentabilidade mais também para o desenvolvimento de pesquisas com os estudantes do curso Técnico em Química do Instituto Federal de Alagoas, relacionando desta forma à área do setor energético, permitindo assim que o aluno obtenha um melhor entendimento voltado para a área de biocombustíveis, sobretudo no conhecimento da química experimental realizado em laboratórios da Instituição.
Palavras chaves
Etanol 2G; Maracujá; Graviola
Introdução
A atual necessidade de substituir os combustíveis fosseis que não são uma fonte de energia renováveis, faz com que a demanda por pesquisas por novas fontes de energia e tecnologia cresça cada vez mais, pois a preocupação atual com a preservação e a proteção do meio ambiente desperta-se em todas as áreas, com a finalidade de gerar energia sem prejudicar o ecossistema e que consigam sustentar o alto consumo existente (QUILHÓ, 2011). Tendo em vista que o Brasil é o maior produtor mundial tanto de maracujá assim como de graviola (ANFA SINDICAL e ECONOMIA), seus resíduos agroindustriais poderão ser reutilizados para fins aproveitáveis. Tendo em vista tal cenário a produção do etanol 2G mostra uma grande viabilidade não somente na sua fabricação mais também para a diminuição dos gases estufas, no qual, em seu processo de obtenção estará a prática do desenvolvimento de conceitos e utilizações de equipamentos, tendo deste modo o ensino prático de metodologias para o bioetanol assim como a preservação ambiental, incentivando aos alunos o interesse para o desenvolvimento de pesquisas sustentáveis.
Material e métodos
O referido trabalho em sua primeira etapa os alunos realizaram levantamentos bibliográficos afim de estudar a viabilidade da utilização das frutas tropicais a serem estudadas assim como da teoria dos futuros processos que foram empregados na produção do biocombustível, avaliando os melhores para a produção. A posteriori, os alunos realizaram a coleta de maracujá e graviola para a produção do etanol 2G em escala laboratorial, tendo a aplicação dos processos que precediam a obtenção do combustível, utilizando assim segundo o método de Mosieret 2005 o qual foi adaptado pelos alunos no processo teórico avaliando que o mesmo seria realizado em pequena escala, empregando desta forma a higienização das frutas, a maceração com liquidificador e por ultimo a aplicação do pré-tratamento ácido-básico, que constituiu da pesagem de 20 g das biomassas (separadamente) e submetidas a autoclavem durante 30 minutos com acido e em seguida com base com o mesma duração, H2SO4 e NaOH respectivamente e o método de Quilhó em um outro momento.
Resultado e discussão
No projeto realizado se fez possível averiguar o alto interesse dos
integrantes pela participação de todas as etapas desde o levantamento
bibliográficos, podendo assim abranger mais os conhecimento prévios da
química aprendida em sala de aula, tendo assim uma melhor recepção dos
mesmos pelos conteúdos passados e pesquisados por eles no momento da
aplicação da fase teórica da química sustentável aplicada, da mesma forma
que o incentivo da leituras de teses e monografias da área mostrou-os um
interesse maior pelas realizações obtidas. Na etapa seguinte em que foram
realizados os processos para a obtenção do etanol 2G os alunos tiveram o
contato com equipamentos e técnicas básicas laboratoriais (diluições e
preparo de soluções) e as técnicas necessárias de segurança, instigando-os
assim a obter cada vez mais conhecimentos na área de química voltados ao
desenvolvimento sustentável
Conclusões
As práticas relacionadas aos experimentos promove o conhecimento sobre o tema teórico e sobre a abordagem experimental das etapas relacionadas à obtenção de etanol 2G, além de contribuir e ampliar o conhecimento na área da química sustentável; logo o presente estudo proporcionou a avaliação da qualidade de metodologias e nos possíveis levantamentos de novas metodologias na aplicação do pré-tratamento em estudo, incentivando cada vez mais aos alunos a ingressaram em pesquisas de bases sustentáveis.
Agradecimentos
A Deus, ao Instituto Federal de Alagoas e ao Programa de Formação de Recursos Humanos da Petrobrás (PFRH).
Referências
ANFFA SINDICAL. Bahia lidera ranking mundial na produção de graviola. Disponível em: < http://www.anffasindical.org.br/index.php?option=com_c ontent&view=article&id=1322:graviola&catid=30&Itemid=205>. Acessado em 16 de Março de 2015.
ECONOMIA. Brasil é líder mundial na produção de maracujás. 2013. Disponível em: <http://economia.terra.com.br/brasil-e-lider-mundial-na-producao-de-maracujas,84184f9a5b890410VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.ht ml>. Acessado em 16 de Março de 2015.
Mosier N., Wyman C., Dale B., Elander R. Lee Y., Holtzapple M., Ladisch M. (2005) Features of promising Technologies for pretreatment of lignocellulosic bo=iomass. Bioresource Technology, 96: 673-686.
QUILHÓ L.F.T.L. Produção de Bioetanol a partir de Materiais Lenho-celulósicos de Sorgo Sacarino: Revisão Bibliográfica. Setembro de 2011. 70 f. Dissertação (Mestre em Energia e Bioenergia). Universidade Nova de Lisboa – Portugal. 2011.