Autores

Silva, E.K.S. (UFCG) ; Pereira, F.S.F. (UFCG) ; Sales, L.L.M. (UFCG) ; Oliveira, F.M.F. (UFCG) ; Filho, O.A.E. (UFCG)

Resumo

Este trabalho visa obter as concepções dos alunos do cursinho Pré-Vestibular Solidário (PVS) do Centro de Formação de Professores da UFCG, localizada em Cajazeiras, com relação ao entendimento destes sobre os conhecimentos de tautomeria. A coleta de dados foi obtida por uma entrevista semi-estruturada, com objetivo de caracterizar os principais conceitos e identificar os possíveis problemas enfrentados na compreensão deste assunto. Os resultados apontam que 57 % dos discentes não quiseram ou não souberam responder sobre o assunto. Ainda cerca de 63% destes também não souberam responder qual a principal dificuldade na aprendizagem de tautomeria. Isto demonstra a real necessidade deste trabalho que servirá de base teórica para futuras ações metodológicas.

Palavras chaves

Concepções dos alunos; Tautomeria; Aprendizagem

Introdução

O tautomerismo é um tipo especial de isomeria que consiste na inter conversão entre duas substâncias: cetólicas e enólicas, que são formas de compostos carbonilados de isômeros constitucionais na presença de traços ácidos e bases (McMURRY,2005). No ensino aprendizagem do conteúdo de tautomeria, verificou-se de forma concreta a dificuldade de compreensão do alunado sobre o contexto químico do tema. Nesse sentido desenvolvemos esta pesquisa, com o objetivo de identificar os principais motivos para essa problemática. Os trabalhos de pesquisa, que usam a entrevista como procedimento para coleta de informações devem se preocupar com a análise do próprio procedimento de coleta assim como a influência desse procedimento nos dados. Evidenciando a pesquisa como uma ferramenta que produz material rico em informações, servindo como base para os resultados procurados, destacando-se as descrições de pessoas, situações, acontecimentos; e isso inclui transcrições de entrevistas e observações, entre outros. Todos os dados da realidade são considerados importantes (LÜDKE e ANDRÉ, 1986).

Material e métodos

A análise da coleta de dados foi realizada através de uma entrevista semi-estruturada, aplicada aos alunos do Cursinho PVS (Pré- Vestibular Solidário) da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG situada na cidade de Cajazeiras-PB. Participaram da pesquisa 35 alunos, que responderam a duas indagações: 1- O que entendiam a respeito do conteúdo de tautomeria? 2- Qual a principal dificuldade de compreensão do conteúdo de química? Após a coleta de dados, os resultados foram confrontados e analisados, tendo como objetivo quantificar e identificar os principais problemas do alunado em relação ao conteúdo de tautomeria.

Resultado e discussão

A partir dos dados obtidos foi possível caracterizar o real conhecimento dos discentes do cursinho PVS da UFCG campus Cajazeiras-PB sobre o tema. A Figura 1 mostra que 57% dos entrevistados responderam não saber a definição do que é tautomeria. Evidenciando a necessidade de se trabalhar de forma diferenciada tal temática, que é considerada complexa. Outros cerca de 31,5% dos entrevistados definiram tautomeria como isômeros em equilíbrio dinâmico e ainda 11,5% disseram que era um tipo de isomeria plana. Já na Figura 2, observam-se as concepções dos alunos do cursinho PVS sobre complexidade da aprendizagem no conteúdo de tautomeria. De forma concreta 63% dos alunos não quiseram ou não souberam responder qual a real dificuldade de se compreender o conteúdo abordado. Este resultado deixa evidente o grau de dificuldade do alunado no entendimento do conteúdo de tautomeria. Cerca de 23% responderam que a complexidade do conteúdo é responsável pela falta de absorção deste assunto em química. Ainda cerca de 8,5% e 5,5% dos entrevistados apontaram a metodologia do professor e o desinteresse do aluno como fatores primordiais no ensino aprendizagem de Tautomeria, respectivamente.

GRÁFICO 1

Mostra a definição dos discentes com relação a Tautomeria.

GRÁFICO 2

Mostra as Principais Dificuldades no Ensino de Tautomeria

Conclusões

Ficou evidente a dificuldade e a fragilidade enfrentada pelos alunos com respeito ao assunto de Tautomeria na pesquisa semi-estruturada, que norteou a vontade dos mesmos em expressar os principais pontos responsáveis pela falta compreensão deste contexto químico. Deste modo constatamos que existe a necessidade de estudos complementares, baseados na analise do livro didático, que possibilite criar novas metodologias de ensino que aborde esse tema de forma mais atrativa e contextualizada, obtendo assim melhores resultados na absorção e aprendizagem do conteúdo.

Agradecimentos

Referências

LÜDKE, Menga e ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas.São Paulo: EPU, 1986.

McMURRY, John Química Orgânica, vol. 2 São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005.