Autores
Alexandre de Castro, L.K. (IFSERTÃO - PE) ; Tavares Cavalcante, M.S. (IFSERTÃO PE)
Resumo
O estagio supervisionado, disciplina obrigatória no curso de Licenciatura em Química, complementa a formação profissional do estudante universitário e busca agregar valores a ação pedagógica em construção. O presente estudo objetivou vivenciar situações ativas de sala de aula e observar como os resultados interferem nos resultados das aprendizagens dos alunos do Ensino Médio. Foram feitos experimentos a partir de roteiros específicos utilizando dinâmicas de diferentes abordagens considerando os conteúdos programáticos e as metas estabelecidas pela escola-campo de estágio.
Palavras chaves
ESTÁGIO SUPERVISIONADO; EXPERIMENTOS; QUÍMICA
Introdução
O estagio supervisionado é uma das formas mais eficiente de proporcionar a complementação profissional do estudante de licenciatura e foi ao iniciar o estágio supervisionado III do IFSertão com a turma do 2º ano A do ensino médio da Escola Marechal Antônio Alves Filho, situada em Petrolina-PE, foi possível constatar através de um questionário inicial aplicado com uma turma de 36 alunos, que a principal carência dos alunos era de aulas práticas. Com o objetivo de proporcionar uma aula de química mais atraente, dinâmica e também de encerrar o ano letivo, o trabalho com os alunos foi realizado em quatro etapas. Buscando o melhor aproveitamento da atividade.
Material e métodos
A primeira consistiu num questionário, depois ocorreu uma breve revisão teórica, então foram escolhidos experimentos relacionados com os assuntos abordados em sala com divisão da turma dividida em cinco equipes, onde cada uma recebeu um roteiro diferente. O que ocorreu de forma diferente foi que os próprios alunos executaram os experimentos. Eles tiveram 15 dias para estudarem os roteiros, tirarem dúvidas, solicitarem materiais. Na terceira etapa, no dia 28/11 foram colocados em prática os experimentos, com a realização de um sorteio para escolha da ordem de apresentação. O primeiro grupo abordou o assunto Força dos ácidos, a segunda equipe trabalhou os Indicadores ácidos/base, a terceira equipe abordou o assunto Cinética Química, o assunto Soluções foi realizado pelo quarto grupo e a última equipe fez o experimente Lâmpada de Lava. Por último a aplicação da avaliação após trabalho realizado.
Resultado e discussão
Cada equipe primeiramente apresentou seu tema, explicando o que seria feito,
qual objetivo daquele trabalho, depois foram fazendo os experimentos
mostrando e explicando cada etapa do mesmo (figura 1). E para finalizar os
alunos explicaram os resultados obtidos com o trabalho.
Com a realização do questionário avaliativo feito logo após os experimentos
foi possível constatar que 90% da turma, ou seja, de 36 alunos, 32 relataram
que os experimentos ajudaram na melhor assimilação dos assuntos abordados, o
restante disseram que não viram diferença (Tabela 1). E que 98% da turma
participaram ativamente de todo o processo.
Tabela 1. Percentual da turma que relataram serem importantes às práticas de
laboratório
E dentro do que os alunos falaram, o mais mencionado foi o fato deles mesmo
terem realizados todas as etapas, pois dessa forma puderam ver de fato todo
o processo envolvido em uma prática e que por mais simples que ela seja é
preciso de um roteiro e um bom planejamento.
Percentual da turma que relataram serem importantes às práticas de laboratório
REALIZAÇÃO DOS EXPERIMENTOS PELOS ALUNOS NA SALA DE AULA
Conclusões
Com a finalização do trabalho foi possível constatar que o mesmo foi extremamente importante no aprendizado e aprimoramento dos alunos do 2º ano A do EMAAF pois com atividade realizada os alunos puderam aprender a química de uma maneira mais alternativa e diferente, mostrando que é praticável fazer experimentos com materiais simples e com um laboratório de pouco material disponível, e com um envolvimento maior dos alunos por eles terem efetuado todas as etapas da experimentação.
Agradecimentos
Agradecemos ao IFSertão – PE, EMAAF e a orientadora e professora Maria do Socorro Tavares.
Referências
http://www.infoescola.com/quimica/indicadores-quimicos/, acesso em: 02/11/14 as 10: 25
Reis, Martha, Química. 1 ed. São Paulo, Ática, 2013