Autores
Sousa, J.L.S. (UFMA) ; Braga, G.M.S. (UEMA)
Resumo
O presente trabalho que tem como tema o uso das tecnologias da informação e comunicação como recurso de mediação pedagógica no ensino de Química em escolas públicas no município de Grajaú, Maranhão. Objetivou-se averiguar a utilização das tecnologias em escolas públicas, além de analisar as contribuições que as tecnologias proporcionam para o aprendizado dos educandos. Realizou-se uma pesquisa de campo, com aplicação de questionários a alunos e professores para diagnosticar a realidade que as escolas se encontravam com relação ao uso de tais tecnologias, ressaltando o papel do professor frente à utilização desses recursos tecnológicos. Conclui-se que, cabe ao professor a aceitação das tecnologias educacionais como fator de aprimoramento do processo ensino e aprendizagem.
Palavras chaves
TIC; Professor; Ensino de Química
Introdução
A realização da pesquisa se deu devido à necessidade de conhecer como está sendo trabalhado as Tecnologias da Informação e Comunicação-TIC no meio educacional. A tecnologia está presente em todos os setores da sociedade e a educação não pode ficar à margem de tais avanços tecnológicos. Bueno (1999) conceitua tecnologia como um processo contínuo através do qual a humanidade molda, modifica e gera a sua qualidade de vida. O ponto de partida deste processo de atualização metodológica está voltado logicamente ao eixo norteador organizacional de toda atividade escolar: o professor. Brito e Purificação (2008) mencionam, neste sentido, a afirmação de Freire (1994) de que não há ensino de qualidade, nem reforma educativa, nem inovação pedagógica, sem uma adequada formação de professores. Portanto, para acontecer uma atuação de qualidade das tecnologias no meio educacional, a qualificação do educador, é essencial para se concretizar o sucesso do educando no processo ensino e aprendizagem. A disciplina de Química é parte integrante do currículo do Ensino Médio, é essencial ter vínculo entre o cotidiano do aluno aos temas químicos, baseando-se sempre na contextualização dos mesmos no ensino e aprendizagem Brasil (1999). Com isso objetivou-se: I-Analisar as contribuições que as tecnologias educacionais proporcionam para o aprendizado dos educandos nas Escolas Públicas do município de Grajaú, Maranhão; II-Diagnosticar as realidades das escolas pesquisadas, ou seja, como os profissionais da educação utilizam tais tecnologias; III-Demostrar a importância da inclusão das TIC no Ensino de Química.
Material e métodos
Para realização do trabalho utilizou-se a pesquisa bibliográfica e de campo, em que se fundamentou em estudos desenvolvidos por grandes autores na área e aplicação de questionários a alunos e professores.O desígnio da pesquisa bibliográfica, portanto, é o de conhecer e analisar as principais contribuições teóricas existentes sobre um determinado tema ou problema, tornando-se um instrumento indispensável para qualquer tipo de pesquisa.A autor Luna (1996), se reporta que a pesquisa com esse diferencial deve ser relevante social e teoricamente, além de ser fidedigno, o que significa que podemos confiar nos resultados alcançados pelo pesquisador. Além da pesquisa bibliográfica realizou-se uma pesquisa de campo para comprovar o que a pesquisa bibliográfica constatou, aplicaram-se questionários a alunos e professores acerca da temática tecnologia na educação em escolas públicas municipais. A pesquisa foi realizada em nove escolas públicas no município de Grajaú, Maranhão, foram entrevistados 1.036 alunos e 71 professores, no qual os mesmos responderam um questionário de questões abertas e fechadas.O questionário que se utilizou foi composto de questões fechadas, o entrevistado escolhe sua resposta em um conjunto de respostas a serem assinaladas e questões abertas, o entrevistado tinha que escrever sua resposta sem qualquer restrição.
Resultado e discussão
De acordo com os dados obtidos, com os questionários que foram aplicados a 1.036 alunos e 71 professores de nove escolas públicas municipais pode-se constatar a realidade de algumas das escolas públicas municipais de Grajaú, com relação ao uso das TIC. No questionário aplicado aos alunos na questão 1 mostra a porcentagem de alunos, com acesso à internet em sua casa, ou seja, quase a metade doa alunos possuem internet.Segundo Bueno (1999) existe uma necessidade da tecnologia como um processo contínuo, através do qual a humanidade molda, modifica e gera a sua qualidade devida, concordando com o supra percentual. Na questão 4 percebe-se claramente que, os discentes sentem mais prazer em estudar quando o professor utiliza alguma tecnologia, inclusive afirmam que facilita a assimilação dos conteúdos e, consequentemente tem um maior grau de aprendizagem. No questionário aplicado aos professores constatou conforme a questão 1 que embora os professores tenham computador, e na escola que eles trabalham tem um laboratório de informática, contudo os mesmos não utilizam com frequência tais equipamentos para ministrar suas aulas. Saviani (1991) ressalta a importância do professor em está em constante atualização, o professor tem que estar capacitado para atuar nestes momentos, e também ter condições de pensá-los no contexto geral do seu trabalho. Na questão 2 a maioria dos entrevistados relataram que, o uso das tecnologias nas escolas favorecem o processo de ensino e aprendizagem, mas, mesmo assim não utilizam tais recursos. Percebe-se claramente que as TIC é atualmente muito importante para uma aprendizagem significativa na era tecnológica.
Questionário aplicado aos alunos
Questionário aplicado aos professores
Conclusões
Com a pesquisa realizada pode-se concluir que, o tema estudado alcançou resultados satisfatórios e os objetivos alcançados com êxito. Com a conclusão, nota-se o quanto foi importante o presente trabalho para conhecer o potencial das Tecnologias da Informação e Comunicação-TIC no Ensino de Química.Portanto, o trabalho foi fundamentado em métodos e análises sobre os dados coletados, sendo ele, bibliográficos e de campo e tendo certeza que estes instrumentos de pesquisa forneceram um embasamento necessário para formulação deste trabalho.
Agradecimentos
Referências
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Química. Brasília: MEC/ SEF, 1999.
BRITO, G. S. PURIFICAÇÃO, IVONÉLIA. Educação e novas tecnologias: um repensar. Curitiba: Ibpex, 2008.
BUENO, N. de L. O desafio da formação do educador para o ensino fundamental no contexto da educação tecnológica. Dissertação (Mestrado) – PPGTE/Cefet – PR, Curitiba, 1999.
LUNA, S. V. de. Planejamento de pesquisa: uma introdução. São Paulo: Educ, 1996.
SAVIANI, D. Pedagogia Histórico-crítica: Primeiras Aproximações. São Paulo: Cortez, 1991.