Autores

Dantas Vicente, C. (IFAL) ; de Arroxelas Silva, C.A. (IFAL) ; Gomes da Silva, A.P. (IFAL) ; Euclides de Lima, J. (IFAL) ; da Silva Lima, I.D. (IFAL)

Resumo

A reutilização de matérias-primas cotidianas podem ser instrumentos eficazes no ensino-aprendizagem mais atrativo e estimulante da Química. Nesse contexto, o presente trabalho é fruto das experiências de projeto teórico-prático de Química, por meio do aproveitamento de cascas de frutas da laranja, realizados com alunos do ensino médio técnico do Instituto Federal de Alagoas com finalidade a conscientização da importância da pesquisa científica para o país. Dentre os resultados mais expressivos, constatou-se a compreensão da importância da Química no desenvolvimento sustentável por meio de matéria-prima renovável, bem como de alguns processos necessários à obtenção do bioetanol em escala laboratorial.

Palavras chaves

Sustentabilidade; Bioetanol; Laranja

Introdução

Embasado no desenvolvimento sustentável, a preocupação atual com a preservação e a proteção do meio ambiente desperta-se em todas as áreas com a finalidade de conscientizar sobre a necessidade de produção de energia renovável que não gere impactos ambientais graves e que seja uma alternativa parcial à utilização dos combustíveis fósseis. Nesse âmbito, a produção de bioetanol de segunda geração a partir da biomassa de laranja residual de processos agroindustriais é uma opção atrativa ao incremento da matriz energética nacional, visto que o Brasil é um dos maiores produtores de laranja do mundo, sendo o cítrico mais produzido (45,2%) em relação ao volume total (ANDRADE, 2012). No processo de produção de bioetanol faz-se mister a aplicação de operações unitárias tais como: o preparo da biomassa; o pré-tratamento; hidrólise, fermentação e destilação (GOIS, 2014). Dada a importância do bioetanol para o Brasil e os múltiplos conceitos de química contidos em sua produção (bioquímica, química inorgânica, química orgânica, entre outros), o presente trabalho visa relatar a experiência desenvolvida no IFAL, a qual propôs o ensino da produção de bioetanol de segunda geração, a partir da casca de laranja residuais, como instrumento motivador ao estudo da química sustentável e da pesquisa na área científica e ainda conscientizar sobre a importância da preservação ambiental a partir do uso de fontes limpas e renováveis de energia.

Material e métodos

O presente trabalho foi realizado no laboratório de Engenharia Bioquímica e de Microbiologia Industrial do Instituto Federal de Alagoas – Campus Maceió pela equipe de pesquisa “Produção de Bioetanol de Segunda Geração a Partir de Biomassas Residuais” com alunos do ensino médio técnico da instituição. O projeto dividiu-se em três partes: teórica, prática e discussões. Na etapa teórica a equipe de pesquisa realizou um levantamento bibliográfico, juntamente com os alunos participantes, sobre os assuntos abordados na produção de bioetanol e sua relevância para o Brasil. Na parte prática, efetuada segundo Quilhó com adaptações, os alunos participantes levaram cascas de laranja residuais obtidas em suas próprias residências e, em conjunto dos pesquisadores e alunos, preparou-as para a aplicação de dois processos necessários à produção de bioetanol em escala laboratorial: o preparo da biomassa e o pré-tratamento. Para isso, realizou-se nas cascas higienização com água destilada, secagem em estufa a 45°C durante 20 minutos e trituração em liquidificador. Posteriormente, usou-se 20 g da casca preparada a qual seguiu para autoclavagem por 30 minutos a 1 atm e a 121°C para realizar o pré-tratamento intitulado de “explosão a vapor”. Por fim, discutiu-se sobre a teoria e a prática visando integrar ambas as áreas.

Resultado e discussão

Com a efetuação do projeto verificou-se que a equipe de pesquisa estimulou com êxito os alunos participantes à busca pelo conhecimento na área da química. Na etapa teórica, a integração no levantamento bibliográfico permitiu que os alunos entrassem em contato com o mundo dos artigos científicos e refletissem sobre a importância do conhecimento da química na promoção do desenvolvimento sustentável do país. Na etapa prática de alguns processos básicos na obtenção de bioetanol houve o contato com as vidrarias, equipamentos e técnicas básicas laboratoriais e normas de segurança, o que levou os alunos a conhecerem um pouco das experiências químicas. Na etapa de discussões, averiguou-se maior interesse por parte dos alunos em obter mais conhecimentos na área de química voltados ao desenvolvimento sustentável.

Conclusões

Através da atividade desenvolvida constatou-se a eficácia da integração da teoria, prática e a utilização de matéria-prima cotidiana para a construção do conhecimento na área da química sustentável, bem como o estímulo à pesquisa científica. Além disso, o projeto permitiu que os participantes fossem mais questionadores, isto é, proporcionou que os alunos seja também agente ativo na construção do conhecimento, bem como mostrou aos mesmos que as aprendizagens da sala de aula tem relação com o nosso dia-a-dia.

Agradecimentos

A Deus, ao Instituto Federal de Alagoas e ao Programa de Formação de Recursos Humanos da Petrobrás (PFRH).

Referências

ANDRADE P. F. S. Fruticultura - Análise da Conjuntura Agropecuária. SEAB – Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento. Dezembro, 2012.

GOIS, G. N. S. B. Avaliação Do Pré-Tratamento Do Albedo Da Laranja Lima Visando A Obtenção De Etanol 2G. Trabalho de Conclusão de Curso – Faculdade de Engenharia Química, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2014.

QUILHÓ L.F.T.L. Produção de Bioetanol a partir de Materiais Lenho-celulósicos de Sorgo Sacarino: Revisão Bibliográfica. 2011. 88f. Dissertação (Mestre em Energia e Bioenergia). Faculdade de Ciências e Tecnologia. Universidade Nova de Lisboa. Setembro de 2011.