Autores

Nascimento, F.G.M. (UFAC/CARB)

Resumo

O uso de novas tecnologias tem sido cogitado entre nós, professores de Química, como possibilidade interessante e inovadora para lidar com a questão da construção do conhecimento em sala de aula. A Química é uma disciplina que vem sendo considerada pelos alunos de difícil compreensão e abstração, gerando, resistência na aprendizagem. Nesse âmbito incide o presente trabalho: trabalhar os conceitos de Equilíbrio Químico a partir de um tema gerador que é o uso ou não do bafômetro. Baseado nesses pressupostos, esse trabalho vem contribuir com a utilização de novos recursos nas aulas de Química e um deles é o uso do Blog como forma de construção individual e o compartilhamento de temas e opiniões importantes para a sociedade vigente: o alcoolismo e o uso ou não do bafômetro.

Palavras chaves

Ensino; Atualidades; tecnologias na educação

Introdução

As diferentes formas de ver, conceber e falar sobre o mundo podem ser pensadas como diferentes formas de conhecimentos ou formas de construir esse conhecimento e que correspondem a diferentes realidades. O uso de novas tecnologias no ensino de química muda o envolvimento do estudante com a aprendizagem, produzindo e investigando os conteúdos. Segundo Barro (2008), o uso dos Blogs permite ao aluno ser autor do próprio conhecimento. O mesmo autor afirma, ainda, que o uso desses dispositivos, favorecem tal aspecto, auxilia no registro das atividades e potencializa a interação entre alunos e entre estes e professores. É preciso considerar que as aulas de Química não são apenas um tempo em que o aluno passa na presença do professor e este, repassa seus conhecimentos em Química. É um tempo de construção e de (re)elaboração de visões do mundo (MORTIMER & MACHADO, 2012) e a Química vem contribuir com ferramentas que possibilitam uma relação do conteúdo com o cotidiano. Essa interatividade representa o fim do antigo modelo educacional, no qual cabia ao aluno ouvir passivamente o que o docente transmitia. Esses recursos possibilitam alcançar de maneira mais eficaz, relacionar o cotidiano do aluno com o que se estuda em sala de aula, fazendo com que o ensino da química seja útil ao aluno, (CHASSOT, 1995). Desta forma, objetivamos apresentar o resultado de uma intervenção feita no 2º ano do Ensino médio, levando-se em consideração o conteúdo de Equilíbrio Químico. Ao final da sequência didática, o trabalho final foi a construção de um Blog informativo sobre alcoolismo, Lei Seca e Bafômetro. Acreditamos que, desta forma, a utilização de novas tecnologias no ensino de química possibilitou ao aluno a oportunidade de construir e compartilhar as informações obtidas em sala de aula.

Material e métodos

Primeiramente, houve a introdução do conteúdo de Equilíbrio Químico, principais conceitos e o questionamento sobre se eles poderiam dar um exemplo de uma reação que em equilíbrio. Em seguida, foi realizado uma simulação em laboratório do teste do bafômetro, utilizando materiais de baixo custo como balões, giz branco, algodão, álcool, dicromato de potássio e ácido sulfúrico FERREIRA, MOL e SILVA (1997), mostrando o equilíbrio ocorrido, bem como seus reagentes e produtos e o deslocamento quando entre em contato com o álcool exalado no ar. Surgiu então a necessidade de se conhecer mais sobre o teste do bafômetro e sua obrigatoriedade. Foi aí que houve uma palestra sobre o ÁLcoolzero, projeto do Estado através da CIATRAN, contra a direção alcoolizada. Após a apresentação do projeto foi aberto tempo para discussão e debates sobre a obrigatoriedade do teste ou não. Após os debates foi decidido que as informações apresentadas poderiam ser compartilhadas com outras pessoas e a forma pensada foi a construção do Blog Alcoolzerodescomplica.blogspot.com.br.

Resultado e discussão

WATANABE & SILVA (2011) afirma que o ensino de química que contempla formar o indivíduo para o exercício da cidadania, deve estar pautado na inter- relação entre a informação química e o contexto social em que o indivíduo está inserido. A partir dos impactos provocados pela rápida evolução tecnológica, vêm-se estabelecendo e implantando diversas formas de ensino, apoiadas em um conjunto diversificado de recursos que favorecem a utilização da multimídia no processo de ensino e aprendizagem, embasadas pelas tecnologias. Nesse contexto, um dos enfoques se refere à utilização dessas tecnologias como uma ferramenta didática, como por exemplo, a criação de Blogs, um recurso tecnológico lúdico, que agrega fatores como: diversão, prazer, habilidades e conhecimentos. Pode-se citar também que o principal benefício dessas mudanças na prática pedagógica, ou seja, o uso de recursos inovadores como é o caso apresentado, é que o aluno além de associar o conteúdo estudado com a sua vida, ele passa a ser construtor do seu próprio conhecimento, de forma que ganha mais autonomia e sente-se mais estimulado a relaciona-se com a química. Neste ensejo, foi verificado que houve um maior envolvimento dos alunos durante o processo. A medida que o assunto foi sendo apresentado e relacionado com a reação que ocorre dentro do aparelho, em que eles puderam perceber que a Química ensinada não está distante do dia a dia deles. Ficaram muito alegres em poder construir um dispositivo em equipe e compartilhar sua produção com outras pessoas. o conhecimento produzido foi embasado em experimentações reais e mensuradas durante as atividades propostas.Considerando-se as possibilidades de utilização e de direcionamentos que esse recurso oferece, sua inserção na ciência química, configura-se um recurso eficaz.

Conclusões

A Legislação Brasileira para o Ensino Médio propõem um aprendizado formativo para a vida. Sugere um ensino que promova conhecimentos, competências, habilidades e valores capazes de se constituírem instrumentos reais de satisfação,julgamento, atuação e aprendizados permanentes, (MALDANER & ZANON, 2012). Logo a Química tem um papel muito importante na formação desse cidadão: o de inseri-lo no contexto de maneira que possa contribuir e intervir. A utilização deste projeto, portanto, possibilitou a produção de conhecimentos contextualizados e inter-relacionados.

Agradecimentos

Ao Colégio Adventista por permitir o desenvolvimento de mais um trabalho que visou contribuir com a formação de um aluno mais atuante e consciente de seus direitos e

Referências

BARRO, Mario Roberto. FERREIRA, Jerino Queiroz. Queiroz, Salete Linhares. Blogs: Aplicação na Educação em Química, Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc30/03-EQM-5108.pdf, acesso em 07/04/2015.
CHASSOT, T. A. A Química para a formação do cidadão. Conferênica de abertura. ENEQ, 7. 1996 – Campo Grande. Anais...UFMS, Campo Grande, 1996.____ A Ciência através dos tempos – São Paulo: Moderna, 1994._____ CHASSOT, A.I. Para que(m) é útil o ensino? Canoas: Ed. da Ulbra, 1995.
FERREIRA, Geraldo A. Luzes. MOL, Gerson de Souza. SILVA, Roberto Ribeiro da. Bafômetro: um modelo demonstrativo, disponível em http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc05/exper2.pdf, acesso em 07/04/2015.
MALDANER, Otávio Aloisio. ZANON, Lenir Basso. Fundamentos e Propostas de Ensino de Química para a Educação Básica no Brasil.- IJUÍ: Ed. Unijuí, 2012.____MORTIMER, Eduardo Fleury. MACHADO, Andréa Horta. Química para o Ensino Médio. Artigo Científico. (p. 21 – 41).